Introduzidos há anos atrás, os Heróis do Ultimate Team se tornaram cartas marcantes da franquia FIFA por conta de trazer representação de atletas em parceria da Marvel e, para a felicidade dos fãs, eles estão confirmados em EA SPORTS FC 24. Até então, os jogadores escolhidos eram aqueles que marcaram época, com performances especiais na UEFA Champions League, mas não tiveram a constância para atingir o status de Ídolo (o que será mantido por aqui), mas o novo jogo contará com uma adição: as jogadoras lendárias que escreveram o seu nome na UEFA Women's Champions League.
Isso porque EA SPORTS FC 24 trará as jogadoras de futebol feminino para modos além do que a franquia trazia até então e isso inclui as cartas de Heróis do Ultimate Team. A união dos esportes traz novas variedades de escolhas para os fãs na montagem de seus elencos, podendo adicionar muito mais profundidade e variedade entre seus atletas, o que podemos ver entre os novos(as) Heróis(Heroínas) de Ultimate Team.
Confira agora as histórias por trás das…
Cartas de Heróis do Ultimate Team de EA SPORTS FC 24
Gianluca “La Leggenda” Vialli – 91 overall
- Posição: ST (ATA – Atacante)
- País: Itália
- Liga: Serie A Tim (Campeonato Italiano de Futebol)
Um dos maiores nomes da Serie A italiana nos anos 80 e 90, Gianluca Vialli chega em EA SPORTS FC 23 como o melhor dos Heróis do Ultimate Team. Campeão da Liga da Itália por duas vezes e dono de 4 troféus da Copa da Itália, sua carta homenageia seus anos de Juventus, onde ele conquistou a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 1995-96.
Wesley “Chute Certeiro” Sneijder – 91 overall
- Posição: CAM (MEI – Meio Campo Ofensivo)
- País: Países Baixos
- Liga: Serie A Tim (Campeonato Italiano de Futebol)
Colocado junto de Vialli como um dos melhores Heróis do Ultimate Team deste ano, Wesley Sneijder ganhou uma carta em alusão aos seus tempos na Inter de Milão, onde foi campeão da UEFA Champions League na temporada 2009-10. O algoz da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA de 2010 teve uma brilhante passagem pela Itália, onde junto da Inter foi campeão nacional, levantou a Copa da Itália, a Supercopa Italiana e até mesmo o Mundial de Clubes da FIFA.
Carlos “El Guerrero” Tévez – 90 overall
- Posição: ST (ATA – Atacante)
- País: Argentina
- Liga: Premier League (Campeonato Inglês de Futebol)
Velho conhecido do futebol da América do Sul, o argentino brilhou na Europa por diversos clubes de vários países, mas a liga em que mais foi destaque (e onde conquistou a sua Liga dos Campeões da UEFA) foi a Premier League. Carlitos Tévez jogou nos rivais Manchester United e Manchester City, acumulando 3 títulos da liga nacional, 1 Copa da Liga Inglesa, 1 Copa da Inglaterra e 2 Supercopas.
Bixente “Dynamo” Lizarazu – 90 overall
- Posição: LWB (ADE – Ala Defensivo Esquerdo)
- País: França
- Liga: Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol)
Campeão do Mundo em 1998 com a seleção da França, Bixente Lizarazu teve o seu auge na virada do século, mais especificamente entre as temporadas 1998-99 e 2005-06, onde empilhou taças na Alemanha como jogador do Bayern de Munique. Campeão de 6 Bundesligas e 5 DFB-Pokal (Copa da Alemanha), o Dynamo ainda venceu a Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2000-01 após ser vice em 1998-99.
Nadine “A Loba” Kessler – 90 overall
- Posição: CM (MC – Meio Campo)
- País: Alemanha
- Liga: Google Pixel Frauen-Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol Feminino)
Eleita como a melhor jogadora de futebol do mundo em 2014, Nadine Kessler é uma lenda do futebol alemão. Campeã da Liga dos Campeões Feminina da UEFA por três vezes e com dois times diferentes, “A Loba” tem a honra de ser a melhor Heroína disponível no lançamento de EA SPORTS FC 24.
Sua carta homenageia seus anos de VfL Wolfsburg, onde conquistou 2 Frauen-Bundesliga e 2 UEFA Women's Champions League por temporadas seguidas: 2012-13 e 2013-14.
Paulo “Futuro Ágil” Futre – 89 overall
- Posição: LW (PE – Ponta Esquerdo)
- País: Portugal
- Liga: Liga Portugal Betclic (Campeonato Português de Futebol)
Entre os tempos das lendas Eusébio e Cristiano Ronaldo, Portugal teve o brilhante Paulo Futre como seu principal destaque nas décadas de 80 e começo de 90. Duas vezes campeão do Campeonato Português e da Supertaça Cândido de Oliveira (Supercopa de Portugal) pelo Porto, Futre ainda conquistou a European Cup (hoje Liga dos Campeões da UEFA) na temporada 1986-87, sendo eleito como o segundo melhor jogador do mundo no Ballon d'Or de 1987.
Sonia “Bombardeira” Bompastor – 89 overall
- Posição: LB (LE – Lateral Esquerda)
- País: França
- Liga: D1 Arkema (Campeonato Francês de Futebol Feminino)
Atualmente treinadora da equipe feminina do Lyon, Sonia Bompastor também brilhou pela equipe francesa na sua época de jogadora. Conquistando 6 títulos nacionais e 3 Copas da França, a “Bombardeira” foi bicampeã seguida da UEFA Women's Champions League nas temporadas 2010-11 e 2011-12.
No comando do banco de reservas ela voltou a vencer a Liga dos Campeões Feminina na temporada 2021-22.
Jari “Kuningas” Litmanen – 89 overall
- Posição: CAM (MEI – Meio Campo Ofensivo)
- País: Finlândia
- Liga: Eredivisie (Campeonato de Futebol dos Países Baixos)
O maior jogador da história da Finlândia não podia ficar de fora da lista dos melhores Heróis do Ultimate Team de EA SPORTS FC 24. Com uma década histórica pelo AFC Ajax entre as temporadas 1993-94 para 2003-04, o meio campo ofensivo levantou 5 troféus da Eredivisie (Liga dos Países Baixos), 3 Copas dos Países Baixos e Supercopas dos Países Baixos, além de uma Liga dos Campeões da UEFA (o quarto troféu da equipe no torneio) onde foi titular em todas as partidas e garantiu a artilharia com 9 gols.
Litmanen ainda hoje é o maior artilheiro da Seleção Finlandesa, com 32 gols em 137 jogos.
Rui “O Maestro” Costa – 89 overall
- Posição: CAM (MEI – Meio Campo Ofensivo)
- País: Portugal
- Liga: Serie A Tim (Campeonato Italiano de Futebol)
Campeão da UEFA Champions League pelo AC Milan na temporada 2002-03, Rui Costa brilhou nos Rossoneri no início da década de 2000. Com uma grande passagem na Itália, o meio campo ofensivo ainda venceu uma Copa da Itália, a Supercopa da UEFA, uma Serie A (liga italiana de futebol) e uma Supercopa da Itália.
Atualmente, Rui Costa é o presidente SL Benfica, equipe de Portugal que o revelou ao mundo.
Vincent “Kapitão Kompany” – 89 overall
- Posição: CB (ZC – Zagueiro Central)
- País: Bélgica
- Liga: Premier League (Campeonato Inglês de Futebol)
Revelado no Anderlecht, o belga Vincent Kompany não conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, mas definitivamente é um dos maiores jogadores da história do Manchester City. Com um currículo invejável entre as temporadas 2011-12 e 2018-19, o zagueiro central levantou a primeira conquista da liga inglesa da equipe desde 1968, encerrando uma seca de 44 anos.
E isso foi apenas um dos grandes feios do jogador, que conquistou 4 campeonatos da Inglaterra, 2 FA Cups (Copa da Inglaterra), 4 EFL Carabao Cup (Copa da Liga Inglesa) e 2 FA Community Shields. Já na seleção da Bélgica, Vincent Kompany conseguiu um histórico terceiro lugar na Copa do Mundo FIFA de 2018, onde eliminou o Brasil e garantiu a posição no jogo de 3º lugar contra a Inglaterra.
Steve “Agente Macca” McManaman – 89 overall
- Posição: RM (MD – Meia Direita)
- País: Inglaterra
- Liga: LALIGA EA SPORTS (Campeonato Espanhol de Futebol)
Um dos integrantes do elenco do Real Madrid que brilhou na virada do século, Steve McManaman preencheu bem a meia direita da equipe, conquistando 2 edições da Liga dos Campeões da UEFA nas temporadas de 1999-2000 e 2001-02. Em sua passagem por Madrid, Macca ainda foi 2 vezes campeão da La Liga (campeonato espanhol), além de levantar a Supercopa da Espanha em 2001 e a Supercopa da UEFA em 2002.
Alex “Talentosa” Scott – 88 overall
- Posição: RB (LD – Lateral Direita)
- País: Inglaterra
- Liga: Barclays Women's Super League (Campeonato Inglês de Futebol Feminino)
Uma das maiores lendas do esporte, a inglesa Alex Scott brilhou tanto nos gramados que recebeu em 2017 a honra de se tornar Membra da Ordem do Império Britânico por “contribuição notável para o futebol feminino”. E não foi por pouco: a lateral direita conquistou 6 ligas inglesas, 3 FA WSL Cup (Copa da Liga Inglesa de Futebol Feminino), 7 FA Cups femininas e uma UEFA Women's Champions League na temporada de 2006-2007.
Sem dúvidas, Alex Scott tem seu nome entre os maiores da história do futebol mundial.
Ludovic “Atacante Mágico” Giuly – 88 overall
- Posição: RM (MD – Meia Direita)
- País: França
- Liga: LALIGA EA SPORTS (Campeonato Espanhol de Futebol)
Ludovic Giuly fez parte de elenco do Monaco que foi campeão francês, venceu a Copa da Liga Francesa e o Trophée des Champions (Supercopa da França), além de um vice-campeonato da UEFA Champions League na temporada 2003-2004. E com um excelente desempenho no período, o meia direita logo foi para a Espanha jogar no FC Barcelona, onde enfim conquistou a Liga dos Campeões da UEFA em 2005-06, além de 2 edições do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
Tomáš “O Condutor” Rosický – 88 overall
- Posição: CAM (MEI – Meio Campo Ofensivo)
- País: República Tcheca
- Liga: Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol)
Um dos grandes jogadores do início dos anos 2000, Tomáš Rosický brilhou no Borussia Dortmund entre 2001 e 2006. No período, ele conquistou apenas uma edição da Bundesliga e viu a equipe ser vice-campeã de UEFA Cup (atual UEFA Europa League) e da DFL-Ligapokal, a copa da liga alemã.
Porém, a falta de grandes títulos continentais não fazem justiça ao jogador que é um dos melhores da história da República Tcheca e desfilou seu talento nos gramados da Europa.
Dimitar “Frieza Rápida” Berbatov – 88 overall
- Posição: ST (ATA – Atacante)
- País: Bulgária
- Liga: Bundesliga (Campeonato Alemão de Futebol)
Talvez mais conhecido por sua passagem vitoriosa no Manchester United, o búlgaro Dimitar Berbatov ganhou uma carta que faz alusão a sua performance na temporada 2001-02, onde foi vice-campeão da DFB-Pokal (Copa da Alemanha) e da UEFA Champions League pelo Bayer Leverkusen. Mesmo sem títulos, a sua performance rendeu uma carta entre os melhores Heróis do Ultimate Team de EA SPORTS FC 24, graças ao seu brilhante desempenho dentro de campo.
Nwankwo “Rei Kanu” – 87 overall
- Posição: CF (CA – Centroavante)
- País: Nigéria
- Liga: Eredivisie (Campeonato de Futebol dos Países Baixos)
Mais um jogador do brilhante elenco do AFC Ajax dos anos 1990, Nwankwo Kanu foi o centroavante da vitoriosa equipe. Sua galeria de troféus conta com 3 títulos da liga nacional dos Países Baixos, uma Liga dos Campeões da UEFA em 1994-95, além de um vice-campeonato na temporada seguinte, uma Supercopa da UEFA e uma Toyota Cup, reconhecida atualmente como um título mundial de clubes.
Kanu é reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol da Nigéria e do Continente Africano.
John Arne “O Guerreiro Ártico” Riise – 87 overall
- Posição: LB (LE – Lateral Esquerdo)
- País: Noruega
- Liga: Premier League (Campeonato Inglês de Futebol)
Parte do elenco do Liverpool FC que protagonizou o “Milagre de Istambul” na final da Liga dos Campeões da UEFA contra o AC Milan na temporada 2004-05 (apesar de ter perdido o seu pênalti nas cobranças), John Arne Riise foi um dos jogadores que mais apareceu na decisão. Além disso, ele conquistou uma FA Cup e uma Football League Cup (Copa da Liga Inglesa), além de 2 edições do FA Community Shield e duas Supercopas da UEFA.
O norueguês chegou a disputar o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA de 2005, entrando no final da decisão em que o Liverpool FC foi derrotado pelo São Paulo. Outro ponto curioso é que Riise viria também a fazer parte do elenco que perdeu a Liga dos Campeões da UEFA em 2006-07, quando o AC Milan conquistou a sua vingança.
Ramires “O Motor” – 87 overall
- Posição: CDM (VOL – Volante)
- País: Brasil
- Liga: Premier League (Campeonato Inglês de Futebol)
Lenda do Chelsea, Ramires é o único brasileiro a figurar entre os melhores Heróis do Ultimate Team de EA SPORTS FC 23. Sua carta faz referência a temporada 2011-12, quando fez parte do elenco campeão da Liga dos Campeões da UEFA em cima do Bayern de Munique jogando na própria Allianz Arena, estádio dos alemães.
Mas esse não foi o único título de Ramires na equipe: “O Motor” também venceu uma Premier League, uma FA Cup, uma Football League Cup (Copa da Liga Inglesa) e a UEFA Europa League de 2012-13. O brasileiro ainda foi titular do Chelsea na Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2012, quando a equipe foi derrotada pelo Corinthians, último time sul-americano campeão do mundo.
DaMarcus “Mestre dos Truques” Beasley – 87 overall
- Posição: LM (ME – Meia Esquerdo)
- País: Estados Unidos da América
- Liga: Eredivisie (Campeonato de Futebol dos Países Baixos)
Um dos maiores nomes do futebol dos Estados Unidos da América, DaMarcus Beasley teve duas excelentes temporadas como jogador do PSV Eindhoven, onde foi bicampeão da Eredivisie (Liga de Futebol dos Países Baixos) nas temporadas 2004-05 e 2005-06. Além disso, Beasley levantou o troféu da KNVB Beker, a Copa dos Países Baixos.
Para os que ainda estão confusos, vale pontuar que os Heróis do Ultimate Team não são as únicas cartas que terão jogadoras femininas. Além delas, jogadoras receberão diversas cartas normais e temáticas, com a química entre atletas homens e atletas mulheres levando em conta as suas nacionalidades, ligas equivalentes e equipe.
Por exemplo: jogadoras da Barclays WSL terão vínculos fortes com jogadores que competem na Premier League, isso porque ambos são os campeonatos nacionais da Inglaterra. O mesmo se mantem para atletas dos mesmos times, sem limitações de gênero.
EA SPORTS FC 24 (FIFA 24) chega oficialmente no dia 29 de setembro para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. Os jogadores que adquirirem a Ultimate Edition terão uma semana de acesso antecipado ao game, começando no dia 22 de setembro.
Leia também:
EA SPORTS FC 24: melhores jogadores do Ultimate Team no FIFA 24