O EA Sports FC é um dos títulos que mais tem despertado a comunidade gamer, principalmente aqueles que se interessam por games esportivos. Embora os jogos de futebol tenham uma fama de não mudarem muito em cada lançamento, um fator ocasionado principalmente por esses produtos serem lançados todos os anos, o EA Sports FC 24 é um caso um pouco diferente. O game chega ao mercado esse ano, quase como uma franquia nova desenvolvida pela EA Sports, um ramo da Eletronic Arts conhecido por trabalhar em projetos com foco no esporte. A grande questão por trás do jogo é que ele, na realidade, é uma continuação da já consagrada série FIFA, que era publicada pela mesma marca até então, mas teve que sofrer grandes mudanças em sua marca por conta de problemas de licenciamento.
O principal motivo que levou à mudança do nome, de FIFA para EA Sports FC 24, foram problemas com licenciamento. Todos os anos, a EA Sports pagava uma determinada quantia de dinheiro para entidade máxima do futebol, a FIFA, para que seus games levassem o nome da federação, tendo benefícios para ambos os lados. O valor anual a ser pago pela gigante do mundo dos games era definido em um acordo entre as partes, porém as negociações não aconteceram como o esperado e o licenciamento do nome FIFA saiu das mãos da Eletronic Arts e, até então, está livre. O grande impasse que fez com que a marca começasse a chamar uma de suas principais franquias de EA Sports FC foi o dinheiro, já que os valores foram altos demais segundo uma reportagem do jornal internacional The New York Times.
O EA Sports FC 24 já ganhou trailer e muito mais
Ainda assim, ao que tudo indica, a fórmula de sucesso que fez o FIFA se tornar uma das maiores séries do mundo dos games não será alterada a ponto de se tornar algo irreconhecível do que vinha sendo lançado anteriormente. Na realidade, boa parte das atrações que os jogadores gostavam na franquia anterior irão voltar para o EA Sports FC 24, como o Ultimate Team, que já foi confirmado e, embora se esperem algumas pequenas adições em seu conteúdo, deve manter o mesmo formato de sucesso. Como era de se esperar, com o lançamento ficando cada vez mais próximo, a desenvolvedora está focando cada vez mais no marketing do projeto para garantir que a franquia continue apesar da troca de nome, e já lançou até um trailer com detalhes da gameplay do jogo.
Durante algum tempo, logo após a mudança do nome ser anunciada, muitos fãs especularam se algumas alterações maiores seriam feitas, principalmente em relação aos clubes do game a própria divulgação do projeto. Conforme o tempo passa, foi possível ter um vislumbre melhor da situação, ainda que a marca já tivesse confirmado que alterações drásticas em imagens dos clubes ou do próprio produto não seriam feitas. Grandes clubes ao redor do mundo ainda estão presentes no projeto, como é possível conferir através do trailer, que tem um grande destaque para times como o Manchester City, da Inglaterra, com todos os seus jogadores presentes. A própria capa do jogo foi um destaque, colocando grandes estrelas do futebol masculino e feminino, da atualidade e do passado, juntos, vestindo a camisa de seus clubes e seleções.
Ainda assim, para aqueles que tinham esperança da mudança de nome também alterar a presença de clubes brasileiros e uma própria alteração em como a seleção nacional é colocada no game, as notícias não são tão boas. A presença de times do Brasil não tinham relação com o licenciamento com a FIFA em si, mas com acordos entre a própria desenvolvedora e as instituições e atletas que jogam no país. Portanto, aqueles que gostariam de jogar com seu time do coração e ver as estrelas do Brasileirão não terão muitas chances, pelo menos não dessa vez. Ainda assim, será possível jogar com algumas dos principais equipes nacionais, mas sem ter os elencos completos, com representações genéricas no lugar da maior parte dos jogadores da vida real. Confira aqui quais são os times brasileiros presentes no EA Sports FC 24.
Quais são os requisitos mínimos para jogar o EA Sports FC 24?
Aqueles que amam se divertir entre os amigos, formar uma carreira como técnico ou jogador para tentar se tornar um dos maiores da história no mundo da bola ou até mesmo quem gosta de se aventurar em partidas online no modo Ultimate Team ou nas temporadas online, devem estar se perguntando se será possível se divertir com o EA Sports FC 24 em seus dispositivos atuais. Para quem joga no console, o jogo será lançado para maior parte dos aparelhos da nova geração e da anterior. Segundo as informações divulgadas pela Eletronic Arts, o game ficará disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X e S, Xbox One, além de ganhar uma versão exclusiva para Nintendo Switch. Já aqueles que jogam pelo PC terão que verificar se atendem aos requisitos mínimos ou recomendados. Confira abaixo quais são:
Requisitos Mínimos:
- Placa de vídeo: GTX 1050 TI 4GB ou Radeon RX 570 4GB
- Processador: i5-6600K 3.50GHz ou Ryzen 5 1600 3.2GHz
- Memória: 8 GB de RAM
- Espaço: 100 GB de HD ou SSD
- Sistema: Windows 10
- DirectX: Versão 12
- Conexão: Internet Banda Larga
Requisitos Recomendados:
- Placa de vídeo: GTX 1660 ou RX 5600 XT
- Processador: i7-6700 3.40GHz ou Ryzen 7 2700X 3.7GHz
- Memória: 12 GB de RAM
- Espaço: 100 GB de HD ou SSD
- Sistema: Windows 10
- DirectX: Versão 12
- Conexão: Internet Banda Larga
Quando será lançado?
Após conferir se o PC já pode rodar o EA Sports FC 24 ou se serão necessárias algumas alterações, muitos fãs devem se perguntar quando o jogo estará disponível nas lojas físicas e virtuais. Essa reposta também é algo que a nova série da Eletronic Arts não foi tão diferente da sua saga anterior, pelo menos não nesse ano. Até então, os games da franquia FIA eram lançados, em quase todos os anos, entre setembro e outubro, e com o EA Sports FC 24 não será diferente. Segundo as informações divulgadas recentemente, a data de lançamento oficial do título é no dia 29 de setembro de 2023. Até então, não houveram adiamentos, o que pode acalmar alguns fãs. Vale ressaltar que, embora todo ano fosse lançado um FIFA diferente, ainda não é possível dizer se essa fórmula será repetida com a nova série, ainda que seja o mais provável.