Genshin Impact é um dos jogos mais populares do momento, mas você sabe os bastidores por trás de seu desenvolvimento? Tudo começou em 2017, quando o estúdio chinês miHoYo considerou criar um novo jogo para melhorar as habilidades dos próprios desenvolvedores e, ao longo dos meses, foi decidido que o projeto seria de mundo aberto.
Após diversos protótipos, o produtor Haoyu Cai jogou o game “The Legend of Zelda: Breath of The Wild“, dando a eles a ideia central de exploração, mas eles também se inspiraram em outros games famosos, como “GTA” e “Divinity Original Sin”.
Como o estúdio não tinha experiência em games de mundo aberto, a equipe inicial de 150 pessoas acabou aumentando para 300 em meados de 2019, em 2020 já eram 500, e em 2021 chegaram a 700. O objetivo era que o jogo ficasse pronto em dois anos com um orçamento de 25 milhões de dólares, mas o prazo foi estendido em um ano e o custo chegou à casa dos “100 milhões”. Curiosamente, boa parte do orçamento foi investido na trilha sonora.
O primeiro beta aberto de Genshin Impact veio a público em junho de 2019, se passando na região de Mondstadt e no mecanismos principais. No início de 2020 houve o lançamento internacional, mas a campanha de marketing foi prejudicada graças a pandemia de COVID-19.
O desenvolvimento da localização também foi atrasada por conta da impossibilidade dos desenvolvedores em trabalhar de casa. O segundo beta aberta veio em março e mostrou a região de Liyue. Já o terceiro veio em julho, e o lançamento oficial foi no dia 28 de setembro de 2020.
Após seu lançamento, Genshin Impact quebrou o recorde em ser o jogo mobile que faturou 1 bilhão de dólares em menos tempo: seis meses. Para efeito de comparação, o Pokémon GO levou nove meses para atingir essa marca.
Várias paisagens do game foram inspirados na realidade; como a cidade de Mondstadt ter casas inspiradas nas construções medievais da Alemanha, enquanto Liyue fez referências à China, e Inazuma ao Japão.