Hogwarts Legacy: boicote a JK Rowling começa a ter efeito

Hogwarts Legacy: boicote a JK Rowling começa a ter efeito

Comentários transfóbicos de JK Rowling

Hogwarts Legacy já é um dos jogos mais aguardados de 2023.  A data de lançamento do game está chegando e a muitos jogadores estão ansiosos. Entretanto, as polêmicas recentes envolvendo J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter, deixou muita gente preocupada em relação às ações que ela pode receber com a venda do título.

A popularidade de JK Rowling vem caindo drasticamente nos últimos anos por causa de seu envolvimento em polêmicas por conta de comentários transfóbicos feitos pela autora nas redes sociais. Dessa forma, seu público decidiu que não deveria mais ajudá-la a tirar proveito da franquia, não consumindo mais nada que tivesse a ver com Harry Potter, incluindo Hogwarts Legacy. Segundo os internautas, comprar o jogo – ou qualquer produto da saga – equivaleria a financiar as palavras de J.K. Rowling, dando-lhe credibilidade.

Participação de JK Rowling em Hogwarts Legacy

O que sabemos sobre Hogwarts Legacy

Acho que uma curiosidade que muita gente tem é se a autora de Harry Potter, JK Rowling, está envolvida na produção do game. A Avalanche teve que vir a público esclarecer que não, a autora não está diretamente envolvida com o RPG. Na verdade, segundo a empresa, a equipe de produção tentou deixar o game o mais inclusivo possível, com a possibilidade e criação de personagens trans.

Os jogadores poderão criar seu personagem e escolher uma voz masculina ou feminina, sem depender do tipo de corpo escolhido. Após a criação do personagem, o jogador escolherá entre ser chamado de “bruxo” ou “bruxa”, o que similarmente define o seu dormitório em Hogwarts.

Boicote começa a fazer efeito

Mesmo com a explicação da Avalanche Software, muitos internautas continuam promovendo o boicote ao título, tentando convencer os jogadores de não comprar o jogo ou a pedir reembolso. A princípio, essa manifestação não parecia ter futuro e até mesmo JK Rowling chegou a responder alguns usuários do Twitter que estavam falando sobre não comprar o jogo.

Entretanto, o lançamento está se aproximando e mais pessoas estão se posicionando sobre o título. O famoso site fórum Resetera, por exemplo, decidiu banir o jogo e quem escrever sobre o assunto.

“Após uma discussão interna contínua, começamos a expor as questões que Rowling apresentou e o jogo em questão. Cada vez que discutimos tudo isso, voltamos ao simples fato de que Rowling não é apenas uma fanática, mas ativamente usa de sua posição de pessoa rica e famosa, para lutar por uma legislação que prejudicará as pessoas trans. Ela usa a influência e o dinheiro ganho de sucesso com Harry Potter para promover uma legislação transfóbica. Portanto, a equipe de mods decidiu estender a proibição da promoção do jogo de Hogwarts ao próprio jogo. Não haverá OT ou chat neste jogo”, afirmaram os administradores.

Desenvolvedora diz que boicotar Hogwarts Legacy é um teste de caráter e a maioria dos gamers falhará

Muita gente envolvidas na indústria dos games está se posicionando contra o título também, como a desenvolvedora Brianna Wu, que afirmou em seu Twitter, que “Hogwarts Legacy não é um jogo. É um teste de caráter. E muitas pessoas estão prestes à falhar”.

Em discussão com usuários nas redes sociais, ela afirmou que apoia o direito das pessoas trans e quem concorda com isso também deveria boicotar o game. Entretanto, ela lamenta, pois sabe que o jogo venderá bem.

“Essas críticas não me surpreendem. Gamers se importam menos com dignidade trans do que com mulheres que fazem jogos que sofrem assédio em ambiente de trabalho. Mas é bastante triste de se ver”, disse ela.

Problemas dentro da Avalanche

O insider Liam Robertson, em seu Twitter, afirmou que as coisas dentro da Avalanche estão “absolutamente estranhas e ruins”.

“Contrações consideráveis, políticas desonestas entrando no jogo e muito mais. Mesmo sem o caso J.K. toda a empresa está repleta de práticas questionáveis. Para todos que apoiam os desenvolvedores, mais algumas pessoas se apresentaram nas últimas semanas e vale a pena mencionar que algumas que trabalharam neste jogo não querem que você o apoie”, disse ele.

Leticia
Leticia

Sou escritora, jornalista e completamente apaixonada por tudo que envolve cultura pop. Instagram e twitter: @leticiahofke