Humankind: Como gerir seu império?

Humankind: Como gerir seu império?

Desenvolvido pela Amplitude Studios e publicado pela gigante SEGA, Humankind é um título de estratégia 4X onde os jogadores possuem o controle do avanço humano em suas mãos. Com inúmeras possibilidades, a ideia de criar um mundo conforme o desenvolvimento comercial, diplomático ou até mesmo o poder militar de seu império é algo que atrai uma comunidade criativa que pode reescrever a história de acordo com as suas escolhas.

Porém, a barreira mecânica para compreender todos os recursos disponíveis em Humankind é algo que segura a fama do jogo na bolha de fãs de outros títulos do gênero ou semelhantes, como Civilization VI e Age of Empires IV. Por conta disso, vamos resumir de forma rápida quais são os principais elementos disponíveis no game.

Culturas em Humankind

O título possui uma mecânica única no gênero, onde os jogadores avançam Eras conforme progridem no desenvolvimento de seu império e podem mesclar diversas Culturas conhecidas da história humana. Começando sempre no período Neolítico, as nações do jogo evoluem através das idades Antiga, Clássica, Média, Moderna, Industrial e Contemporânea, e cada uma destas Eras conta com as grandes culturas de suas épocas, que possuem habilidades e buffs únicos para o seu império até o fim do jogo.

Assim, cabe ao jogador ler as indicações e Afinidades de cada cultura, que se encaixam nas categorias Construtora, Estética, Expansionista, Agrária, Mercantil, Científica e Militarista, antes de escolher aquela que combina mais com o seu estilo de jogo. Todas elas são descritas na gameplay, mas também possuem páginas dedicadas na Enciclopédia Oficial de Humankind.

Recursos, leis e estabilidade

Assim como no mundo real, o universo de Humankind conta com elementos que um bom governante deve se atentar, como a produção de suas cidades e as necessidades do seu povo. Itens como Comida, Indústria, Dinheiro e Ciência são essenciais para a evolução do seu império, então é sempre bom ficar de olho para não faltar com o seu povo, caso contrário você pode sofrer consequências como revoltas e até mesmo revoluções caso a Estabilidade das cidades fique muito baixa.

Além disso, o mapa de cada partida conta com Recursos Estratégicos (Ferro, Salitre, Carvão, Petróleo), que são utilizados para construir infraestruturas de novas Eras e evoluir suas unidades militares, e Recursos de Luxo (Café, Seda, Ouro, Prata), que aumentam as produções e estabilidade da nação. Todos os recursos podem ser comercializados com outros impérios, então não esqueça de conferir a página de Comércio de seus aliados.

Print da tela de comércio na última Era de Humankind
Print da tela de comércio na Era Contemporânea de Humankind
Além disso, Humankind ainda conta com um sistema de Cívicos (Leis), onde os jogadores podem decidir quais serão as regras válidas no território de seu império, como uma espécie de constituição, e até mesmo ter uma religião oficial para sua nação. Ambos os elementos influenciam na gameplay, para o bem e para o mal, a depender da performance do jogador.

Combates

A guerra é um fator muito presente em Humankind (e infelizmente na história humana), com as nações lutando por recursos e mais espaço para seus cidadãos. Assim, mesmo que o jogador busque seguir por uma linha pacífica, através de diálogo e diplomacia, é bom que ele não abaixe a guarda e mantenha um bom efetivo de unidades para guerrear caso isto seja necessário.

Com seu primeiro ano completado recentemente, a Amplitude veio a público divulgar as muitas novidades que chegarão ao jogo, como novas opções diplomáticas para jogadores que buscam evitar guerras e manter a convivência pacífica durante sua gameplay. Assim, o jogo segue evoluindo e ganhando novas nuances em suas mecânicas de jogo, possibilitando que novas culturas ascendam ao posto de mais desejadas para incorporar em seu império.

Humankind foi lançado para Google Stadia e PC (Windows) no dia 17 de agosto de 2021, ficando disponível no PC Game Pass no mesmo dia. Atualmente, uma versão para consoles já foi confirmada pela SEGA, o que tornará o jogo de estratégia disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, e já pode ser adquirida em pré-venda, com o lançamento oficial marcado para o dia 4 de novembro de 2022.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho