Desenvolvido pela Amplitude Studios e publicado pela gigante SEGA, Humankind é um título de estratégia 4X onde os jogadores possuem o controle do avanço humano em suas mãos. Com inúmeras possibilidades, a ideia de criar um mundo conforme o desenvolvimento comercial, diplomático ou até mesmo o poder militar de seu império é algo que atrai uma comunidade criativa que pode reescrever a história de acordo com as suas escolhas.
Porém, a barreira mecânica para compreender todos os recursos disponíveis em Humankind é algo que segura a fama do jogo na bolha de fãs de outros títulos do gênero ou semelhantes, como Civilization VI e Age of Empires IV. Por conta disso, vamos resumir de forma rápida quais são os principais elementos disponíveis no game.
Culturas em Humankind
O título possui uma mecânica única no gênero, onde os jogadores avançam Eras conforme progridem no desenvolvimento de seu império e podem mesclar diversas Culturas conhecidas da história humana. Começando sempre no período Neolítico, as nações do jogo evoluem através das idades Antiga, Clássica, Média, Moderna, Industrial e Contemporânea, e cada uma destas Eras conta com as grandes culturas de suas épocas, que possuem habilidades e buffs únicos para o seu império até o fim do jogo.
Assim, cabe ao jogador ler as indicações e Afinidades de cada cultura, que se encaixam nas categorias Construtora, Estética, Expansionista, Agrária, Mercantil, Científica e Militarista, antes de escolher aquela que combina mais com o seu estilo de jogo. Todas elas são descritas na gameplay, mas também possuem páginas dedicadas na Enciclopédia Oficial de Humankind.
Recursos, leis e estabilidade
Assim como no mundo real, o universo de Humankind conta com elementos que um bom governante deve se atentar, como a produção de suas cidades e as necessidades do seu povo. Itens como Comida, Indústria, Dinheiro e Ciência são essenciais para a evolução do seu império, então é sempre bom ficar de olho para não faltar com o seu povo, caso contrário você pode sofrer consequências como revoltas e até mesmo revoluções caso a Estabilidade das cidades fique muito baixa.
Além disso, o mapa de cada partida conta com Recursos Estratégicos (Ferro, Salitre, Carvão, Petróleo), que são utilizados para construir infraestruturas de novas Eras e evoluir suas unidades militares, e Recursos de Luxo (Café, Seda, Ouro, Prata), que aumentam as produções e estabilidade da nação. Todos os recursos podem ser comercializados com outros impérios, então não esqueça de conferir a página de Comércio de seus aliados.
Combates
A guerra é um fator muito presente em Humankind (e infelizmente na história humana), com as nações lutando por recursos e mais espaço para seus cidadãos. Assim, mesmo que o jogador busque seguir por uma linha pacífica, através de diálogo e diplomacia, é bom que ele não abaixe a guarda e mantenha um bom efetivo de unidades para guerrear caso isto seja necessário.
Com seu primeiro ano completado recentemente, a Amplitude veio a público divulgar as muitas novidades que chegarão ao jogo, como novas opções diplomáticas para jogadores que buscam evitar guerras e manter a convivência pacífica durante sua gameplay. Assim, o jogo segue evoluindo e ganhando novas nuances em suas mecânicas de jogo, possibilitando que novas culturas ascendam ao posto de mais desejadas para incorporar em seu império.
Humankind foi lançado para Google Stadia e PC (Windows) no dia 17 de agosto de 2021, ficando disponível no PC Game Pass no mesmo dia. Atualmente, uma versão para consoles já foi confirmada pela SEGA, o que tornará o jogo de estratégia disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, e já pode ser adquirida em pré-venda, com o lançamento oficial marcado para o dia 4 de novembro de 2022.