O cinema e a indústria dos jogos sempre estiveram bem próximos, e infelizmente isso signifca que tivemos uma série de jogos baseados em filmes com uma qualidade bem duvidosa. Afinal, como esquecer de “grandes clássicos” como Rambo: The Video Game e o lendário ET de Atari?
Durante um tempo, ainda mais após o começo dos anos 2000, todo filme (principalmente de super-heróis) vinha acompanhado de um jogo mal feito para tentar tirar mais dinheiro dos fãs. Mas vez ou outra, essas adaptações acabam indo muito bem e até mesmo superam o filme em que foram baseados.
E é justamente para isso que estamos aqui hoje! Para rever alguns dos jogos baseados em filmes que vale muito a pena conhecer. Alguns que são até melhores que o próprio material que serviu de inspiração!
Os melhores jogos baseados em filmes
Vale mencionar que estamos limitando essa lista a 7 jogos (incrivelmente existem muitos outros games baseados em filmes que são excelentes), por isso, alguns títulos queridos podem acabar ficando de fora, mas eles podem aparecer em listas futuras.
Com isso em mente, vamos relembrar algumas adaptações de filmes em jogos que surpreendem pela qualidade.
Ghostbusters: The Video Game (2009)
Quem cresceu durante os anos 80 e 90 com certeza já se imaginou carregando uma mochila de próton, assim como os quatro carismáticos personagens de Os Caça-Fantasmas. Vários jogos já tentaram trazer essa experiência para os jogadores, mas apenas um teve sucesso.
Ghostbusters: The Video Game foi lançado inicialmente em 2009 para Xbox 360, PS3, PC, Wii, PS2, PSP e Nintendo DS, ganhando uma versão remasterizada para o Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch.
A história acompanha um novo recruta que entra para o time dos caça-fantasmas e passa a ajudar os protagonistas durante os eventos do primeiro e segundo filme, além de expandir a história para momentos após as obras originais.
O grande destaque fica por conta de um gameplay muito fluído onde você realmente consegue sentir o poder das mochilas de próton e toda a experiência de capturar seres ectoplasmáticos.
Para os fãs do filme, o jogo tem ainda mais charme, já que todo o elenco original (exceto Sigourney Weaver e Rick Moranis) dão vozes aos seus personagens. Além disso, Dan Aykroyd e Harold Hamis assinam o roteiro. Aykroyd já até declarou que o jogo pode ser considerado oficialmente como “Os Caça-Fantasmas 3”.
The Thing (2003)
O que esperar de um jogo lançado 21 anos depois do filme em que ele foi baseado? Bem, no caso de The Thing, lançado para PC, Xbox e PlayStation 2, você pode esperar um survival horror que rivaliza grandes nomes como Resident Evil.
O jogo é a continuação do clássico de terror de John Carpenter e mostra o que acontece após a destruição do Posto Avançado 31. O jogador controla Blake, um membro das forças especiais dos EUA que está investigando a explosão da base de pesquisa do primeiro filme. Mas logo ele se vê tendo que lutar para sobreviver em meio às criaturas e, principalmente, não ser assimilado pela estranha forma alienígena.
The Thing é um dos jogos baseados em filmes que claramente se esforça para ir além do esperado, emprestando não apenas a história, mas também conseguindo trazer a atmosfera da obra original e até mesmo avançar consideravelmente na narrativa.
Durante a aventura de Blake, o jogador precisa contar com vários NPCs para progredir na história, mas você nunca sabe quando esses personagens estão infectados, te deixando sempre paranoico sobre aqueles que estão te seguindo, assim como eles também não confiarão em você.
Além disso The Thing também trabalha com medidores de sanidade para seus aliados, que podem desistir de continuar tentando sobreviver caso fiquem assustados demais.
GoldenEye 007 (1997)
Um clássico do Nintendo 64, GoldenEye 007 foi o jogo que redefiniu o multiplayer nos jogos e serviu como uma das bases fundadoras do FPS moderno como conhecemos. Baseado no filme 007 contra GoldenEye, o jogo acompanha os mesmos eventos da história, colocando o jogador no controle do mais famoso agente secreto do mundo.
Quando GoldenEye 007 foi lançado, ele revolucionou por mostrar que o FPS nos consoles não era apenas viável, como também poderia ser uma experiência imersiva e surpreendente. Um dos primeiros jogos de tiro a ter elementos de stealth, a jogabilidade é muito satisfatória, principalmente com os efeitos sonoros impecáveis.
Mesmo sendo um jogo de mais de 20 anos de idade, até hoje ele é colocado em listas dos melhores FPS de todos os tempos. GoldenEye 007 é um eterno queridinho dos speedrunners e um dos jogos mais adorados das últimas décadas.
Alien Isolation (2014)
Alien Isolation foi uma grande surpresa para os fãs da franquia, principalmente após a grande decepção que foi Aliens: Colonial Marines. Desenvolvido pela Criative Assembly, Alien Isolation foi um dos poucos games a conseguir replicar com perfeição a atmosfera encontrada no filme Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979.
Não só um dos melhores jogos baseados em filmes, Alien Isolation também é um dos melhores survival horror das últimas gerações e é capaz de causar diferentes sentimentos no jogador, desde o pânico de ser caçado por um xenomorfo até a felicidade e alívio de encontrar um ponto de save.
Alien Isolation foi lançado para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, com lançamentos posteriores para PlayStation 4, Xbox One, Linux e Nintendo Switch. Um dos pontos que mais agradou os jogadores é a parte gráfica, principalmente os efeitos de luz que ampliam a atmosfera do jogo.
X-Men Origins: Wolverine (2009)
X-Men Origens: Wolverine talvez seja o pior filme de super-heróis já feito e certamente desagradou todos os fãs do baixinho mais furioso dos quadrinhos (e ainda mais os fãs do Mercenário Tagarela, Deadpool). Por isso é uma grande surpresa que o jogo baseado no filme vá muito além de ser divertido, mas também consiga consertar a história do filme.
X-Men Origins: Wolverine foi lançado para PS2, PS3, Wii e Xbox 360 e é uma excelente pedida para quem é fã do gênero hack n’ slash.
O desenvolvimento do jogo tem uma história curiosa. Com os atrasos no lançamento do filme, a Raven Software não tinha o que fazer com o jogo, que já estava pronto, mas não podia ser lançado. Então os desenvolvedores usaram o tempo extra para dar uma melhorada no que já estava feito, trabalhando nas animações, gráficos e até mesmo na história.
Com isso, o resultado final foi um hack n’ slash brutal que traz com perfeição toda a selvageria e brutalidade do Wolverine. Além disso, toda a narrativa do filme é expandida. Personagens ganharam novos arcos e, de modo geral, a experiência é bem superior à obra original.
Mad Max (2015)
Mad Max também teve uma história interessante por trás do seu desenvolvimento. O jogo seria chamado originalmente de Mad Max: Magnum Opus, mas após o sucesso de Mad Max: Estrada da Fúria, os desenvolvedores acharam que seria mais lucrativo tentar aproximar os dois produtos.
Com isso, Magnum Opus foi completamente retrabalhado para servir como uma sequência direta do filme. E, enquanto isso poderia significar um resultado desastroso, o pessoal da Avalanche Studios conseguiu administrar bem a mudança de planos e lançou um jogo cheio de adrenalina de alta octanagem.
Apesar de possuir um sistema de combate muito similar com a série Arkham, o grande trunfo de Mad Max são os momentos em que você usa o seu carro para combater outros veículos na Terra Desolada.
Mad Max tem uma história bem legal para os fãs dos filmes, mas que também serve para quem está conhecendo a franquia pela primeira vez. Com muita adrenalina e desafios perfeitos para os complecionistas, dá para gastar muitas horas se divertindo entre o sangue, óleo e areia desse futuro pós-apocalíptico.
Você encontra as aventuras de Max Rockatansky no PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Blair Witch (2019)
E claro, não poderíamos deixar a lista de jogos baseados em filmes sem falar de um clássico do found footage. Blair Witch, o jogo baseado no filme da Bruxa de Blair, foi uma excelente surpresa para os fãs do terror, afinal, ninguém estava esperando um game recente da franquia.
Felizmente o pessoal da Bloober Team (responsável pelo aclamado Layers of Fear) sabia o que estava fazendo e trouxe um jogo de terror em primeira pessoa que nos coloca na assustadora floresta de Black Hill em Burkittsville, Maryland.
Servindo como uma sequência direta do primeiro filme, o jogador controla Ellis Lynch, um ex-policial que está em busca de um garoto perdido na floresta.
Quanto mais tempo Lynch passa na floresta, mais ele perde o contato com a realidade e mais sustos o jogador leva. Acompanhamos então a saga do personagem tentando manter a sua vida e, mais importante, a sua sanidade.
Perfeito para os fãs de jogos de terror mais “puros”, sem elementos de FPS ou ação, Blair Witch é a escolha certa para os corajosos.
O jogo está disponível para as plataformas: PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.
Outros jogos baseados em filmes para você conhecer
Como dissemos, existem vários jogos baseados em filmes com uma qualidade excelente. Listar todos aqui levaria muito tempo, mas ainda temos algumas menções honrosas mais do que merecidas:
- Jurassic World Evolution – PlayStation 4, Xbox One e PC
- Star Wars Battlefront 2 (Clássico) – Xbox, PlayStation 2, PSP e PC
- The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay – Xbox 360, PlayStation 3 e PC
- Blade Runner – PC
- Indiana Jones and the Fate of Atlantis – Amiga, DOS, Wii, MS-DOS, Mac OS Classic, ZX Spectrum, Linux, FM Towns, AmigaOS
- Middle-earth: Shadow of Mordor – PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC
Gostou da nossa seleção? Então veja também Os Melhores Jogos de Ação e Aventura da última década!