Recentemente, aqui no Clube do Videogame, saiu uma lista com livros baseados em jogos. Bem, acho que está na hora de fazermos o contrário e apresentar alguns jogos baseados em livros. Confira a parte 1 dessa lista:
DUNA
Escrito pelo jornalista e escritor Frank Herbert, Duna foi publicado em 1965 e é considerado um dos pilares da ficção científica. Uma curiosidade interessante é que Duna surgiu quando Frank estava escrevendo um artigo sobre as dunas de Florence. Aqueles montes de areia chamaram atenção do escritor, e ele acabou criando toda essa série.
A história se passa 20 mil anos no futuro, onde humanos colonizaram outros planetas, desenvolvendo sociedades. A trama é focada no conflito entre duas famílias – Casa Atreides e Harkonnen –, que querem explorar Arrakis por ele ser o único planeta produtor de uma especiaria chamada mélange, base para diversas atividades econômicas no Imperium – como servir de tempero, alucinógeno e combustível das naves, além de prologar a vida e aumentar a capacidade mental dos seres humanos. Os governantes de Arrakis têm grande influência política por causa da importância da mélange para o funcionamento daquela sociedade.
A saga Duna conta com 6 volumes, que seguem a sequência da história. São eles:
- Duna
- Messias de Duna
- Filhos de Duna
- Imperador-Deus de Duna
- Os Hereges de Duna
- As Herdeiras de Duna
A franquia inspirou o surgimento de inúmeros games, como, por exemplo, Dune Awakening.
Durante a Opening Night Live da Gamescom, tivemos o anúncio de Dune Awakening. Desenvolvido pela produtora Funcom, que já lançou o sucesso Conan Exiles, o novo título é inspirado pela saga Duna (livros e filmes) e será disponibilizado incialmente para PC, PlayStation 5, Xbox Series S e Xbox Series X. Infelizmente, ainda não temos uma data de lançamento; o que sabemos é que Dune Awakening será um game multiplayer de exploração com elementos MMO e mundo aberto.
Dune Awakening já tem uma página na Steam com os primeiros detalhes, imagens e a possibilidade de adicionar na lista de desejos – assim, você receberá notificação quando o jogo estiver disponível
“Vá da sobrevivência ao domínio em uma vasta e perfeita Arrakis compartilhada por milhares de jogadores”, diz a sinopse. “Dune: Awakening combina a garra e a criatividade dos jogos de sobrevivência com a interatividade social de jogos multiplayer grandes e persistentes para criar um MMO de Sobrevivência em Mundo Aberto único e ambicioso”.
Esse, no entanto, não foi o único jogo baseado no universo de Frank Herbert. Lançado em 1992, Dune II : The Building of a Dynasty (ou Battle for Arrakis no Mega Drive) uniu muitos elementos de RTS (Real Time Strategy, jogo de estratégia em tempo real) – um gênero que estava dominando a década -, abrindo portas para games como Warcraft, Age of Empires e Command & Conquer.
O jogador precisa escolher entre as Casas Atreides, Harkonnen e Ordo e o objetivo é tomar o controle dos territórios de Arrakis e expulsar os rivais para ter acesso total à melange. Tudo isso enquanto lida com os vermes de areia, que podem aparecer e aniquilar suas forças de uma só vez.
Alice no País das Maravilhas
Escrito por Lewis Carroll, o livro conta a história de uma menina chamada Alice que acaba caindo numa toca de coelho. Essa toca acaba a transportando para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares, onde ela vive aventuras e começa a questionar tudo o que aprendeu em sua vida. É uma obra infantil, mas conquistou leitores de todas as idades e se tornou um grande clássico da literatura mundial e inspirou filmes e também, jogos, como Alice: Madness Returns
Alice: Madness Returns é uma versão sombria de Alice No País das Maravilhas, onde a protagonista é uma menina orfã que teve os pais mortos em um incêndio durante a infância e que foi internada em um hospital psiquiátrico após uma tentativa de suicídio. Um dia, o Coelho Branco a convoca para voltar ao País das Maravilhas, que já não é mais o mesmo: ganhou uma atmosfera sombria e personagens assustadores.
The Witcher
The Witcher é uma série de contos escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski, onde “Witchers” são caçadores de monstros trainados para ter habilidades sobrenaturais. A série de jogos de RPG hack ´n slash serve como uma continuação não oficial dos contos de Sapkowski e ajudaram a popularizar as histórias de Geralt de Rívia para o mundo.