Jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior

Confira aqui uma lista com alguns dos mais famosos jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior.

Jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior

A Lenda do Herói

A Lenda do Herói começou há 10 anos com um vídeo no YouTube, postando por Marcos e Matheus Castro para o concurso YouTube NextUp, que promove canais iniciantes.

Eles acabaram não ganhando a competição, mas o vídeo fez muito sucesso e muita gente afirmou que gostaria de jogar um jogo daqueles. A partir daí, os irmãos começaram a pensar em uma forma de desenvolvê-lo e se juntaram à Dumativa para tornar o projeto realidade.

O grande diferencial do game é que todas as ações do herói são narrados em forma de canção, em uma trilha sonora dinâmica e bem-humorada. O jogo fez tanto sucesso por aqui que chegou a ser traduzido para o inglês.

Para mais informações sobre a sequência do game, clique aqui.

Dandara

Lançado em 2018 pelo estúdio Long Hat House, de Belo Horizonte, Minas Gerais, o jogo tem como protagonista Dandara e traz para o jogador, um estilo metroidvania, porém com uma movimentação feita por meio de saltos entre as diferentes superfícies do mapa, o que dá uma singularidade ao game.

Dandara está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4, Switch, Android e iOS.

Sobre a Dandara real

O nome da protagonista foi inspirado em uma guerreira negra de mesmo nome que viveu no Brasil do século XVII. Dandara é um dos principais nomes da luta negra brasileira, e ela foi fundamental na construção e comando do quilombo dos Palmares.

Horizon Chase Turbo

Desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris e inspirado em jogos de corrida clássicos da era dos 16-bits, Horizon Chase Turbo foi lançado em 2018 para PC, PlayStation 4, Xbox One e Switch. São vários carros velozes e pistas em diversos países. O jogo fez um sucesso aqui no país e lá fora também, ganhando várias indicações a prêmios importantes.

Recentemente, a gigante Epic Games anunciou que iria investir no estúdio Aquiris em uma parceria de longo-prazo.

Fobia — St. Dinfna Hotel

O game, desenvolvido pela Pulsatrix, é uma boa pedido para fãs de terror e o melhor de tudo: a história se passa aqui no Brasil, no interior de Santa Catarina. A cidade fictícia de Treze Trilhas é o lar do Hotel Santa Dinfa, palco de diversos boatos, incluindo sumiços misteriosos e atividade paranormal. Em busca de um furo, o jornalista Roberto Leite Lopes viaja até o estado para investigar”.

Para sobreviver, o jogador vai precisar usar as habilidades do protagonista para descobrir a verdade do que acontece nesse hotel assustador. Ele usa armas e uma câmera que revela coisas bizarras.

Fobia — St. Dinfna Hotel está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

Blazing Chrome

Disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Switch, Blazing Chrome é um game de tiro e ação 2D lançado em 2019 pelo estúdio Joy Masher. O jogo é inspirado em clássicos da época do Super Nintendo, mas totalmente adaptado para games modernos, com uma ação frenética e suporte a multiplayer para dois jogadores em tela compartilhada.

99Vidas

Antes de tudo, 99Vidas era um podcast, mas, em 2017, a equipe do programa, em parceria com o estúdio QUByte Interactive, resolveu fazer um game, colocando os cinco participantes do podcast (Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Evandro de Freitas, Bruno Carvalho e Izzy Nobre) para lutar. Eles têm que enfrentar vários inimigos e chefões diferentes em uma história cheia de referências à cultura pop dos anos 80 e 90.

Unsighted

Criado pelas brasileiras Tiani Pixel e Fernanda Dias, do estúdio independente Pixel Punk, Unsighted é um metroidvania disponível para PC, Nintendo Switch e de Xbox One. O game é um sucesso no Brasil e no mundo todo e apresentou mecânicas inovadoras para seu estilo.

Unsighted conta a história de um futuro distópico, onde há apenas androides circulando na Terra. Esses androides se abastecem de Anima, uma substância que garante a sua sobrevivência. Caso ela não seja consumida regularmente, os robôs se tornam Unsighted e iniciam uma caçada outros sintéticos para sobreviver.

O jogador assume o papel de Alma, uma robô que acorda em um laboratório, sem memórias. Aos poucos, no entanto, suas lembranças vão voltando e resolve reencontrar Rachel, sua antiga paixão, ao mesmo tempo em que precisa salvar todos os robôs e evitar a destruição de Arcadia.

No Heroes Here

Nesse jogo de ação e cooperação,  lançado em 2017 pela Mad Mimic para PC, PlayStation 4, Xbox One, Switch e Android, quatro jogadores – um grupo de “Não-Heróis” – devem defender um castelo dos ataques dos inimigos do reino, enquanto cada um cumpre a sua função, como criar munição, carregar os canhões, disparar as armas, entre outras.

No Heroes Here serviu como base para o jogo Mônica e a Guarda dos Coelhos, estrelado pelos personagens criados por Maurício de Souza.

Dandy Ace

Desenvolvido pela Mad Mimic, Dandy Ace conta a história de um mágico, que toma lugar de seu arqui-inimigo Lele, o Ilusionista, e acaba sendo aprisionado junto com suas assistentes de palco em um espelho amaldiçoado. As principais qualidades do game é que ele é jogo frenético, tem muitos inimigos com diferentes poderes e uma movimentação ágil. Por causa disso tudo e muito mais, Dandy Ace é um dos melhores jogos brasileiros que fizeram sucesso no exterior.

Mineirinho Ultra Adventures

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke