Jogos de mitologia grega

Jogos de mitologia grega

Recentemente, fizemos um post com alguns jogos que retratam a mitologia Nórdica. Hoje, vamos viajar até a Grécia, porque essa lista vai mostrar seis jogos com a temática de mitologia grega. Zeus, Hades, Atena, Poseidon, Hércules, Perseu… Todos esses deuses e heróis podem ser inspiradores para uma boa história de videogame. Vem comigo conferir os melhores jogos de mitologia grega.

God of War

Jogos de mitologia grega

Apesar de abordar mitologia nórdica a partir de God of War (2018), mitologia grega é o carro-chefe da franquia God of War. David Jaffe, o criador, enxergou nos mitos da Grécia Antiga, mecânicas “prontas” de gameplay. Desde os cabelos da Medusa, aquela mulher com serpentes no lugar dos cabelos, até os raios de Zeus, o rei dos deuses e senhor do Olimpo… Tudo isso seria excelente num jogo de ação. A própria ambientação do jogo se dá na Grécia.

Vários deuses, titãs e monstros aparecem na franquia, como Zeus, Ares, Hefesto, Hera, Afrodite, Gaia e Cronos. Não tem como falar de jogos inspirados em mitologia grega e não citar God of War. É praticamente impossível não lembrar da saga de Kratos quando se fala de jogos de mitologia grega e por isso, o game é o primeiro desta lista.

 

Hades 

Jogos de mitologia grega

Um dos melhores jogos de mitologia grega, Hades, disponível para Nintendo Switch e PC, é um RPG de ação desenvolvido pela Supergiant Games. Caso você não saiba, Hades, na mitologia grega, é o deus do submundo. No game, Zagreus é seu filho, e ele pretende sair do submundo e subir o monte Olimpo para reclamar seu lugar junto aos deuses. Em sua jornada, ele encontra diversas figuras da mitologia grega, como Sísifo, Eurídice e até mesmo Zeus. 

 

Assassins Creed: Odyssey

Jogos de mitologia grega

A série Assassin´s Creed não ficou de fora da influência da mitologia grega. O contexto de Assassin’s Creed: Odyssey se passa todo durante a Guerra do Peloponeso, travada entre as cidades-estados da Grécia Antiga. O game se torna um dos jogos de mitologia grega ao citar deuses, batalhas e heróis, além de ter confrontos contra criaturas mitológicas como Medusa, Minotauro e Ciclopes. 

Kid Icarus

Jogos de mitologia grega

Vocês com certeza deve se lembrar do anjo Pit; Kid Icarus é um clássico do Nintendinho. Na história, Pit embarca em inúmeras aventuras para ajudar a deusa da luz Palutena – inspirada em Atena – na luta contra a deusa das trevas, Medusa. Em Kid Icarus: Uprising para Nintendo 3DS, uma versão mais atual, Pit volta a enfrentar Medusa que quer destruir a humanidade. Kid Icarus marcou muita gente como um dos melhores jogos de mitologia grega. 

 

Bônus – O caso de Bioshock e Eternal Sonata

A jornalista Flávia Gasi, em seu livro “A Poética Imaginária do Videogame: As passagens e as traduções do imaginário e dos mitos gregos no processo de criação de jogos digitais”, explica que as figuras mitológicas – deuses, titãs, monstros, etc – aparecem nesse jogos citado acima de modo literal – ou seja, os desenvolvedores escolheram mostrar a mitologia grega de forma mais reconhecível, revisitando-a através de citações literais. No entanto, existem jogos que apresentam a mitologia grega sem literalismos como, por exemplo, Bioshock e Eternal Sonata. Vem comigo entender um pouco mais. 

 

Bioshock

Jogos de mitologia grega

Em sua pesquisa, Flavia Gasi explica que o jogo Bioshock propõe uma narrativa que hibridiza figuras do imaginário grego com figuras do imaginário contemporâneo, tratando de assuntos e imagens que remetem às narrativas míticas gregas clássicas, mas de forma a abranger a contemporaneidade. O game pegar emprestado personagens da mitologia grega – como Atlas, titã grego e primeiro rei de Atlântica, que depois de ser punido por Zeus, fica com função de sustentar o céu nos ombros – e configura um novo símbolo, além de adicionar temas mais contemporâneos, como ciência e manipulação genética.

Em Bioshock, Atlas é uma metáfora para o antagonista do game; a escolha do nome não foi ao acaso: o vilão traduz bem a visão caótica do titã da mitologia grega, fazendo uma tradução simbólica do mito. 

“Atlas de Bioshock revisita o Atlas da mitologia de três maneiras: serve como ícone da figura do mito, bem como é uma representação de seu significado simbólico, e ainda carrega rastros da figura titânica de Atlas quando injeta material genético a ponto de se tornar monstruoso”, escreve Flavia Gasi. 

Eternal Sonata

Jogos de mitologia grega

De acordo com o livro de Flávia Gasi, há casos em que as figuras da mitologia grega estão presentes como aura e aparecem através de construção narrativa e de personagens, sem o literalismo de God of War, por exemplo. Em Eternal Sonata, é a imagem de Morfeu que pode ser encontrada nesse videogame como arquétipo ou mitema. Ele está presente no jogo, mas sua figura não aparece e nem seu mito é citado. 

 

 

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke