10 melhores jogos indies para Android e iOS

10 melhores jogos indies para Android e iOS

Os jogos indies, ou independentes, surgiram com a própria indústria dos games, e muitos podem argumentar que até mesmo antes deles se tornarem uma mídia consolidada como é hoje. Afinal, quando os primeiros consoles e computadores estavam sendo distribuídos, muitos entusiastas em programação começaram a criar seus primeiros jogos em casa e, com o crescimento dos jogos eletrônicos, eles foram se profissionalizando.

Nas últimas décadas, tivemos um avanço muito grande na tecnologia, deixando as ferramentas de desenvolvimento de games cada vez mais acessíveis e fáceis de utilizar, e hoje o segmento de games independentes é muito forte em todas as mídias, incluindo nos dispositivos móveis. Pensando nisso, decidimos selecionar os 10 melhores jogos indies para Android e iOS.

1 – Stardew Valley: Simulador de Fazenda Também Existe em Jogos Indies

Disponível para Android e iOS

Stardew Valley é um jogo indie de simulação de fazenda em que os jogadores precisam administrar toda a propriedade, indo desde cultivo de colheitas e a criação de animais. Os jogadores interagem com personagens não jogáveis e pode se relacionar com eles, e há um relógio interno dentro do game para você realizar suas tarefas, como o fato de determinada propriedade na cidade próxima só funcionar “tal horário”, estações do ano, entre outros.

A ideia original desse game veio dos fãs de Story of Season, um jogo com uma proposta semelhante, mas eles achavam que o game havia piorado progressivamente e não havia uma substituição satisfatória. Daí surgiu o conceito do que veio a ser o Stardew Valley e quem quer um simulador de fazenda, deve buscá-lo.

2 – The Room: Resolução de Quebra-Cabeças

10 melhores jogos indies para Android e iOS
Reprodução

Disponível para Android e iOS

Desenvolvido pelo estúdio independente Fireproof Games, a jogabilidade de The Room é baseada na resolução de quebra-cabeças 3D e os jogadores devem explorar cada ambiente e busca de pistas e objetos ocultos, essenciais para resolver os puzzles.

Basicamente, esse é um título de mistério em que você deve desvendas os segredos por trás de um artefato misterioso chamado “The Null”. O jogo utiliza uma variedade de movimentos na tela sensível ao toque para simular as ações da vida real, como girar chaves e ativar interruptores. Com uma recepção positiva e também ganhando vários prêmios, o game vendeu 6,5 milhões de cópias e rendeu várias sequências.

3 – Cat Quest II: RPG de Ação com Gatos e Cachorros

Disponível para iOS

Cat Quest II é um RPG de ação em que você controla um gato e um cachorro removidos de seus respectivos postos como reis e ambos precisam trabalhar juntos para recuperarem o torno das garras dos vilões Lioner e Wolfen. Cada um deles podem atacar com suas características inatas, mas também há feitiços e armamentos que ampliam suas habilidades,

Apesar de ser um jogo fofo e destinado às crianças, ele não subestima a inteligência dos mesmos, sendo uma aventura divertida e interessante. Com um sistema de combates legais e uma história previsível, porém envolvente, Cat Quest II é um excelente jogo indie.

4 – Dandara: Brasileiros Também Fazem Jogos Indies

10 melhores jogos indies para Android e iOS
Reprodução

Disponível para Android e iOS

Além de ser independente, ele é brasileiro e ainda coloca como protagonista a Dandara dos Palmares, escrava fugitiva e esposa de Zumbi dos Palmares que lutou contra o sistema escravocrata. No entanto, o game não tem pretensão de recontar nossa história, mas sim contar uma inédita.

O game é um Metroidvania onde o jogador controla a Dandara em uma perspectiva em 2D, e você deve explorar o ambiente para adquirir power-ups, pegar “itens aqui” para destravar passagens “acolá”, enfrentar chefes e derrotar inimigos para evoluir.

Chamando a atenção do mercado internacional, ele foi eleito um dos dez melhores jogos do ano pela revista Time, sendo a primeira vez que um jogo brasileiro apareceu nela.

5 – Alba: A Wildlife Adventure: Conserve a Vida Selvagem

Disponível para iOS

Alba é um jogo de aventura para um jogador lançado em 2020 para diversos lugares, incluindo o iOS. O game se concentra em explorar o mundo e conservar a vida selvagem.

O game indie se passa em Secarral, uma cidade fictícia localizada em uma ilha na Espanha. A protagonista é Alba Singh, e ela voa da Grã-Bretanha para visitar seus avós durante uma semana de férias. Após resgatar um golfinho encalhado, ela e sua amiga Inés formam uma liga de resgate de vida selvagem.

No dia seguinte, o prefeito anuncia que a reserva natural local sofreu um incêndio florestal e em seu lugar foi desenvolvido um hotel de luxo. As meninas decidem coletar assinaturas para impedir isso.

6 – Night in the Woods: Originalidade e Criatividade

10 melhores jogos indies para Android e iOS
Reprodução

Disponível para iOS

Este é um game indie financiado pelo Kickstarter e é um game de aventura que incorpora elementos de RPG e combina exploração e uma grande ênfase na narrativa, mas não pode ser classificado como um “gênero definido”.

Muito elogiado, seu maior destaque vai para a história e diálogos dos personagens. Por falar nisso, Night in the Woods conta a história de uma personagem chamada Mae, que retorna para Possuim Springs, uma cidade habitada por humanos zoomórficos.

Ela mora no sótão dos pais, mas ela acaba descobrindo que as coisas mudaram desde o fechamento das minas de carvão, e ela é forçada a contar um segredo horrível que a cidade esconde há décadas, envolvendo o desaparecimento de seu amigo, Casey.

Cada um dos personagens lida com questões psicológicas muito comuns a nossa vida mundana, como doenças mentais, depressão e classes sociais.

7 – Reigns: Seja um Rei e Atinja a Prosperidade

Disponível para Android e iOS

Reigns é um jogo de estratégia indie ambientado em um mundo medieval onde os jogadores controlam um monarca que deve governar para haver prosperidade. Ele recebe petições e perguntas de conselheiros, representados por cartas, e o jogador pode escolher entre duas respostas, o que afeta um dos quatro aspectos do reino.

Curiosamente, os desenvolvedores da Nerial disseram que se inspiraram no aplicativo de relacionamentos “Tinder” para criarem o Reigns. O jogador escolhe sempre entre duas respostas ao suplicante, movendo sua carta para a esquerda ou direita. Cada decisão afeta o poder de um dos quatro aspectos do reino e, se algum dos quatro ficam completamente cheios ou vazios, o reinado termina.

8 – Crossy Road: A Galinha Atravessando a Rua

10 melhores jogos indies para Android e iOS
Reprodução

Disponível para Android e iOS

Este aqui é uma brincadeira com a expressão “Por que a galinha atravessou a rua?”, sendo descrito como uma versão infinita do clássico Frogger.

O jogador de Crossy Road deve controlar uma galinha por um caminho infinito com obstáculos e chegar o mais longe o possível sem morrer. Você deve atravessar uma série de estradas movimentadas, rios e trilhos de trem.

Há também outros personagens jogáveis, caso o jogador queira, e na versão mobile deste jogo indie o jogador deve deslizar a tela na direção para mover o personagem horizontalmente. O game chegou a ser finalista em Game of the Year pela Australian Game Developer Awards.

9 – Gorogoa: Originalidade é a Palavra de Ordem

Disponível para Android e iOS

Game indie desenvolvido por Jason Robets, o Gorogoa é um quebra-cabeça diferente de qualquer outra, combinando arte desenhada à mão com mêcanicas de jogo inovadoras, sendo baseada na manipulação de imagens dentro de quadros.

Os jogadores resolvem eles movendo e sobrepondo esses quadros de maneiras criativas e imaginativas, e cada cena é como uma obra de arte interativa, com elementos que se encaixam e se transformam.

Mesmo dentro deste estilo, ele tem uma história: seguindo a jornada de um personagem em busca de significado e conexão em um mundo misterioso. A medida que se avança, é desbloqueado pedaços da narrativa que desdobram de modo não linear.

Elogiado pela jogabilidade cativante e muita criatividade, o Gorogoa deve ser testado por todos aqueles que buscam jogos indies.

10 – Donut County: Criativo e Artístico

10 melhores jogos indies para Android e iOS
Reprodução

Disponível para Android e iOS

E falando em criatividade, o Donut County é outro jogo indie que tem um gameplay bastante único. Nele, os jogadores controlam um buraco que cresce à medida que consome objetos e personagens pelo chão, e o objetivo é engolir itens cada vez maiores, resolvendo alguns quebra-cabeças simples ao longo do caminho.

Outro ponto que chama a atenção são os gráficos, considerados “charmosos” e diferentes, e a trilha sonora bem ambientada. Gameplay simples, boa história, o Donut County é um título viciante e merece ser jogado por todos os amantes de jogos indies.

Victor Miller
Victor Miller

Jornalista, Victor Miller ganhou popularidade na internet por ser o dono do Planeta Sonic, um dos maiores canais do YouTube no Brasil sobre o mascote da SEGA. Trabalha há mais de dez anos escrevendo sobre games para diversos canais importantes do país.