Censura em diferentes países
As diferenças culturais entre os países são imensas, e o mercado de games sempre refletiu isso. É comum um jogo ser adequado em algum lugar mas, em outro, ser totalmente inapropriado. É por isso que acontece a censura.
A censura imposta a jogos de videogame em diferentes países gera muita polêmica, mas é algo mais corriqueiro do que você imagina. Às vezes, acontece até mesmo de um governo banir determinado jogo por causa de conteúdo considerado ofensivo dentro daquele contexto cultural ou ideologia política dominante.
O primeiro campeão homossexual de League of Legends não é homossexual em todos os lugares
De acordo com sua descrição:
“K’Sante é um caçador e um grande guardião de seu povo, que luta usando armas forjadas de um predador que caçou tempos atrás. Um defensor dos oásis de Nazumah, localizado dentre os desertos de Shurima, K’Sante usa tanto de táticas defensivas como ofensivas para salvar seus aliados, e rapidamente eliminar qualquer ameaça.”
Alternativas encontradas pelos jogadores desses países para ter acesso às informações completas dos personagens
Um dos países onde a história de K´Sante foi censurada foi a Rússia. Sabemos que lá, as leis são bastante discriminatórias em relação a pessoas LGBTQIAP+. Apesar das redes sociais predominantes no país serem próprias do território, os usuários também fazem uso do Reddit ou Twitter, podendo ter acesso a assuntos que acontecem em outros lugares. Desse modo, muitos jogadores puderam ter contato com a história verdadeira de K´Sante, ainda que a Rússia tenha leis contra a chamada “propaganda homossexual”.
Na China, também não levou muito tempo para a comunidade de League of Legends descobrir a história de Diana e Leona, mesmo com a censura imposta pelo governo.
No ano passado, a Riot Games oficializou as personagens Leona e Diana com um casal lésbico. Em seu site oficial, desenvolvedora publicou um conto sobre as duas. Escrito por Dana Luery Shaw, a curta história pode ser lida no site de League of Legends.
O relacionamento entre as personagens já era cogitado há bastante tempo pelos fãs do jogo.