Lançado de maneira episódica em 2015, Life is Strange é um dos jogos de aventura interativa mais amados pelos fãs do gênero. Com uma jornada emocionante, recheada de mistérios e reviravoltas, o jogo conta a história de Max Caulfield, uma jovem estudante de fotografia que descobre o poder de voltar no tempo após um evento traumático.
E seguindo a temática da personagem, em Life is Strange possibilita que o jogador tire fotos opcionais em cada um dos cinco capítulos do jogo, que apesar de opcionais são necessárias para completar todas as conquistas do game. O jogo conta com 50 fotos, com cada uma delas te desbloqueando uma conquista, com troféus extras ao tirar todas as disponíveis em cada capítulo e ao completar o álbum de fotografias.
Caso esteja passando por dificuldades para encontrar algumas fotos, o Clube do Vídeo Game fez esta lista para ela te guie para todas as fotografias de cada um dos capítulos do jogo. Vale pontuar aqui que as dicas servem tanto para o Life is Strange original quanto para a versão Remasterizada, lançada em 2022.
Mas antes de começar, segue uma dica super legal: se você já terminou algum capítulo mas quer garantir todas as fotos dele, use o modo “Colecionador”, assim a sua exploração não afetará suas decisões, mas os itens colecionáveis ficarão salvos. Agora confira abaixo a localização de todas estas fotos:
Todas as fotos do Episódio 1: Chrysalis
Primeira foto – “Vista Macro”
O primeiro registro está disponível logo no início de Life is Strange, com a foto do rabisco “Rachel Amber ♥ 4 ever” em uma mesa em frente à Max na sala de aula de Jefferson. Ela pode ser tirada assim que o jogador começa a andar pela sala com a personagem.
Segunda foto – “Grande-angular”
Após isso, a segunda fotografia está disponível no lado de fora da Academia Blackwell. Para registrar o momento, basta fotografar o pássaro que está pousado na cabeça da estátua de Jeremiah Blackwell, fundador da escola, no pátio.
Terceira foto – “Telefotogênica”
Uma das fotos mais engraçadas do capítulo, a terceira exige um pouco mais de trabalho do jogador, mas vale a pena. No mesmo pátio, o jogador deve conversar com Justin e usar os poderes de Max para descobrir as respostas certas para suas perguntas sobre skate.
Após isso, o skatista dará duas opções de manobras e o jogador deve pedir para ver um tre flip realizado por Trevor. O personagem vai falhar miseravelmente e assim Max poderá fotografá-lo caído no chão (não esqueça de voltar no tempo para poupá-lo do tombo – isso não vai alterar nada no game, mas pelo menos ele não passará vergonha).
Quarta foto – “Primeiro Plano”
A quarta foto está localizada na área dos dormitórios femininos, antes de Max retornar ao seu quarto. A captura fica em uma árvore próxima ao banco que Kate Marsh está sentada e consiste em fotografar um esquilo perto de uma lata.
Quinta foto – “Olhos vermelhos”
Já no quarto de Max, jogadores podem dar continuidade na sua coleção ao tirar uma foto da personagem em seu espelho. Essa é uma das fotos mais simples de tirar em todo o game.
Sexta foto – “Focalizado”
A próxima foto é tirada no quarto de Victoria Chase, após Max conversar com Juliet ainda no dormitório feminino. Durante a invasão de privacidade, a protagonista pode desorganizar o quadro de fotos da personagem e tirar uma foto da bagunça.
Uma dica extra: você pode optar por rearrumar as fotos antes de sair do quarto de Victoria, caso deseje passar sem ser notada.
Sétima foto – “Com zoom”
De volta ao lado de fora dos dormitórios femininos, o jogador tem a opção de salvar Alyssa de levar uma bolada e, com isso, deixar que a bola de futebol americano quebre uma das janelas do prédio. Com isso, Max pode fotografar o vidro quebrado para a sua sétima foto da coleção.
Oitava foto – “Ponto focal”
Antes de se encontrar com Warren no estacionamento de Blackwell, Max pode fotografar um trailer. Para isso, basta que o jogador vá até a janela suja e faça que a personagem desenhe na poeira, tirando a foto da obra de arte após isso.
A protagonista escreverá “I'm so dirty” (“Eu estou tão sujo”, em português) na janela.
Nona foto – “Abertura máxima”
Após deixar a casa de Chloe, as personagens vão até o farol, mas antes de subir a trilha, o jogador pode seguir na direção contrária para encontrar um pássaro pousado em uma pedra. Max pode fotografar o animal, estreando a sua nova câmera.
Décima foto – “Excesso de luz”
Após a foto anterior, Max segue a trilha até o farol, onde pode tirar uma bela foto de Chloe sentada enquanto observa o Sol – antes de sentar ao lado da personagem.
Ao completar o Episódio 1 de Life is Strange com todas a fotografias, o jogador libera as conquistas “Visionária” (por tirar todas as fotos) e “Chrysalis”, por finalizar o primeiro capítulo do game.
Leia também:
O Sucesso e o Legado de Life is Strange
Until Dawn: 8 motivos para você jogar
Todas as fotos do Episódio 2: Out of Time
Primeira foto – “Campo de visão”
A primeira foto do capítulo pode ser tirada pouco depois de Max acordar e tomar seu banho matinal. Após buscar o livro de Kate em seu quarto, o jogador pode tirar um foto adorável de Alice, a coelha, dentro de sua gaiola.
Segunda foto – “Exposição completa”
Ao sair para o pátio que fica na frente do dormitório feminino, Max pode tirar uma nova foto de um esquilo. No mesmo banco onde Kate estava, o jogador pode resgatar um pedaço de donut na lata de lixo e colocar no assento para atrair o pequeno animal. Basta se afastar e esperar o esquilo começar a se alimentar, se reaproximando na sequência para fotografar o animalzinho.
Terceira foto – “Processador”
Na sequência, Max vai para o Two Whales encontrar com Chloe, onde pode fazer três registros. O primeiro deles é da placa do restaurante, que fica em cima do lugar.
Basta se aproximar da entrada e direcionar a câmera do jogo para cima do prédio.
Quarta foto – “Estabilizador”
Já ao lado direito do restaurante, há um beco que dá acesso a parte de trás do prédio, onde Max consegue fotografar uma foto do cachorro Pompidou e seu dono. Uma curiosidade é que Frank, o dono do animal, também é o dono do trailer que a protagonista fotografou no estacionamento da Academia Blackwell.
Quinta foto – “Comprimido”
Já do lado de dentro da lanchonete, Max pode tirar mais uma foto. Sem muitos segredos: basta que você leve a protagonista até o banheiro, no canto esquerdo, e focalize a sua câmera no espelho direito, onde há a escrita “FIRE WALK WITH ME” e fotografá-la.
Traduzida para o português como “Ande no fogo comigo”, a frase faz referência para a Firewalk, banda de punk fictícia do universo do game, que é apresentada aos fãs em Life is Strange: Before the Storm.
Sexta foto – “Pixelado”
Após deixar o Two Whales para trás, Max e Chloe vão para o lixão, onde você novamente pode tirar três fotografias, começando com um registro do ônibus escolar. Basta se aproximar do veículo no ângulo abaixo:
Sétima foto – “Alcance dinâmico”
A segunda foto no local exige que você seja rápido, já que o jogo só te dá uma chance e voltar no tempo não irá te ajudar. Ao andar pelo lixão, Max encontrará o mesmo veado de sua visão no começo do Episódio 1 e o jogador deve conseguir registrá-lo antes que o espírito animal fuja com medo do trem.
Oitava foto – “Colorizado”
Mais um registro simples, basta ficar à esquerda de Chloe para fotografar a personagem deitada em cima do capô de um carro enquanto segura a arma que roubou de David, seu padrasto.
Nona foto – “Medidor”
Essa foto exige um uso específico dos poderes de Max. Para registrar o momento, você primeiro precisa fazer com que Warren falhe em seu experimento e então voltar no tempo e pedir ajuda para a professora Grant para corrigi-lo.
Após passar as informações corretas para Warren, Max poderá fotografar o personagem feliz com o seu sucesso.
Décima foto – “Revolução da resolução”
Para encerrar a coleção do Episódio 2, basta ir para a aula de Jefferson e então fotografar Alyssa enquanto ela olha fixamente pela janela.
Ao completar a coleção com todas as dez fotos do segundo capítulo, você será recompensado com a conquista “Mestre de Laboratório”.
Todas as fotos do Episódio 3: Chaos Theory
Primeira foto – “Visão Parallax”
A primeira foto de Chaos Theory está disponível novamente no quarto de Victoria Chase. Após ir ao banheiro e falar com Taylor, Max descobre que a rival saiu do quarto durante a noite, o que libera o local para uma nova sessão de exploração.
Para começar as fotografias do Episódio 3, entre no local, vá até o lado esquerdo da janela de Victoria e mantenha a lanterna de Max focada no boneco de ação ao lado do rádio. Após isso, a opção aparecerá e Max poderá gravar o momento com a câmera.
Segunda foto – “Lente ideal”
Após deixar os dormitórios, Max está de volta ao pátio e, novamente, poderá fotografar um esquilo. Para isso, basta que você se aproxime do animal, que estará distraído brincando com os vagalumes no banco mais a direita do local e tirar uma foto bastante fofa.
Caso ele fuja com a sua aproximação, basta usar os poderes de Max para voltar no tempo.
Terceira foto – “Reflexo”
Ao invadir a escola durante a noite, Max e Chloe tentarão arrombar a sala do diretor Wells. Durante a espera, a protagonista pedirá a ajuda de Warren para criar uma explosão com recursos disponíveis na sala de ciências (para conseguir o acesso a sala do diretor).
Ao ir buscar os elementos indicados por Warren, Max poderá tirar duas fotos na sala de ciências, sendo esta a de um aquário perto da janela. Para fotografar os peixes, basta que você ligue as luzes do aquário para acordá-los e a opção de tirar uma foto deles nadando apareça.
Quarta foto – “Histograma”
Na sequência, leve Max até o fundo da sala de ciências e então fotografe o esqueleto com um cigarro na boca. Ele fica perto da porta de trás.
Quinta foto – “Bokeh”
Após invadir a sala do Diretor Wells, Chloe sentará na poltrona de couro para buscar informações no computador da escola. Nesse momento, posicione-se na frente da mesa do diretor e tire uma foto de Chloe.
Sexta foto – “Câmera estenopeica”
Após acordar na casa de Chloe, Max terá de trocar suas roupas molhadas por algumas peças que Rachel deixou no guarda-roupa antes de desaparecer. Com isso, a personagem ficará em um estilo punk e você poderá registrar o momento com uma foto no espelho do banheiro antes de descer para conversar com David.
Sétima foto – “Força.raw”
Ao chegar na sala de estar da casa de Chloe, Max poderá fotografar um passarinho. Para isto, basta seguir os seguintes passos: abra a janela e deixe o pássaro entrar, assuste ele até que ele retorne para o lado de fora (ele costuma pousar em cima de uma estante e na lareira) e então vá até onde ele pousou e tire a sua foto.
Oitava foto – “Visor”
Ao retornar ao Two Whales, fale com o caminhoneiro que está na frente do restaurante e use os poderes de Max para responder de forma que ele te deixe fotografar o seu caminhão, que está estacionado do outro lado da rua. As opções de conversa que irão liberar a foto são Needam (modelo do veículo) e Rachel Amber.
Nona foto – “Óptica”
Na sequência, vá até o beco ao lado direito da lanchonete e então verá um círculo de formigas rodeando uma ave morta. Como não há nada de anormal aqui (e nem em Arcadia Bay), fotografe o momento.
Décima foto – “Flash!”
Ao retornar ao passado, antes do pai de Chloe morrer, Max pode tirar aquela que seria a sua primeira fotografia. Bastar ir até a câmera de William, que fica à esquerda de Chloe (aqui uma criança loira) e tirar uma foto da personagem ao lado de seu pai.
Com certeza esse é um dos momentos mais tocantes de todo o jogo.
Com isso, você junta todas as dez fotos opcionais do capítulo três e consegue a conquista “Olho fotográfico”.
Todas as fotos do Episódio 4: Dark Room
Primeira foto – “Ambiente”
Ao voltar da realidade alternativa onde o pai de Chloe não morreu, Max verá a Chloe punk que já conhecemos. Após o trauma que é vivenciar a outra realidade, você com certeza vai querer manter uma lembrança da personagem com Max, então não esqueça de fotografá-la.
Segunda foto – “Sequência de fotos”
Na garagem da casa de Chloe, Max poderá tirar uma nova foto para a sua coleção. Para isso basta que o jogador se aproxime das caixas que ficam na porta da garagem e encontre um ninho de passarinhos.
Basta que Max retire a tábua de madeira da frente do ninho para registrar o momento. Uma dica legal: coloque o item de volta no lugar caso não queira derrubar o ninho e quebrar os ovos.
Terceira foto – “Calibragem”
Ao retornar ao pátio dos dormitórios, há uma foto que pode ser tirada perto do Tobanga. É só você ir em direção ao monumento que então verá uma pilha de pedras no chão, mas uma fotografia para a coleção de Max.
Quarta foto – “Telêmetro”
Como Max ama fotografar esquilos, temos mais uma chance de registrar os fofos animaizinhos na frente dos dormitórios. Para isto, fale com Samuel e pergunte a ele sobre os esquilos, assim ele jogará um pouco de comida no chão e isso atrairá um deles.
Porém, o processo ainda exige que Max pegue um pouco de comida extra ao lado de Samuel para fazer com que dois esquilos passem a se alimentar juntos, o que gera uma bela foto.
Quinta foto – “Valor gama”
Dentro do dormitório masculino, antes de ir até o quarto de Nathan, Max pode virar a direita e tirar uma foto pela janela. Com pegadas misteriosas no terreno, a personagem brinca que “todo fotógrafo precisa ter pelo menos uma foto embaçada do Pé Grande” enquanto registra as evidências.
Sexta foto – “Poder dióptrico”
Ao ir até a praia falar com Frank sobre seus clientes, vemos que assim como na realidade alternativa, as baleias estão encalhando em Arcadia Bay. Antes de ir falar com o traficante, Max pode fotografar os pobres animais e guardar em seu diário.
Sétima foto – “Olho-de-peixe”
Ao ir até o celeiro abandonado, Max pode fotografar um pássaro perto da abertura que serve de entrada para o local. Basta se aproximar do animal para tirar uma foto e caso ele fuja, é só usar os poderes da personagem para trazê-lo de volta.
Oitava foto – “Exposição manual”
Já dentro do celeiro, durante a investigação você poderá subir na plataforma onde um motor antigo estará, o jogador pode encontrar uma coruja dormindo atrás de um monte de feno. Novamente temos a opção de adicionar um registro animal ao diário de Max.
Nona foto – “Apresentação de slides”
Chegando na Festa do Fim do Mundo do Clube Vortex, Max e Chloe estarão na busca por Nathan e poderão perguntar aos colegas se o personagem está na festa ou não. Assim, ao entrar no banheiro que fica em frente à área VIP em busca de respostas, Max verá Justin conversando com a parede enquanto está alinhado com um desenho de esqueleto no muro.
Para registrar o momento basta que você alinhe a visão do personagem com a do esqueleto e pronto, a penúltima foto do Episódio 4 estará em suas mãos.
Décima foto – “Tripé”
Por fim, volte até a entrada da festa do Clube Vortex e movimente a câmera para que possa enxergar a visão das duas luas através das janelas da piscina, encerrando a sua coleção de fotos por este capítulo.
Ao tirar todas as fotografias do episódio Dark Room, você receberá a conquista “Fotógrafa amadora”.
Todas as fotos do Episódio 5: Polarized
Primeira foto – “Incandescente”
Ao acordar de volta na sala de aula de Jefferson, Max terá uma nova oportunidade para conversar com Kate, que estará de volta ao mesmo estado depressivo do começo do jogo. Porém, ao saber de todos os eventos que aconteceram nas linhas do tempo passadas, o jogo dará para a protagonista a opção de confortar a amiga.
Após consolar Kate, Max poderá fotografar a personagem, que posará com um sorriso.
Segunda foto – “Visão noturna”
Ao vencer a competição de Heróis do Cotidiano, Max viaja para São Francisco com o Diretor Wells, visto que Jefferson será preso. E antes de levar Max até a sua foto em exposição, você pode fotografar uma mulher de cabelos vermelhos enquanto ela olha alguns quadros em uma sala no térreo.
A fotografia fica similar a aquela que Max tirou para se inscrever na competição.
Terceira foto – “Enquadrado”
Definitivamente a foto mais perturbadora (e até desnecessária) do game, Max pode pedir para que Jefferson a fotografe uma última vez enquanto sua prisioneira. Para isso, espere que David, o padrasto de Chloe, invada a Sala Escura e seja nocauteado pela primeira vez, então volte no tempo para quando Max está conversando com seu sequestrador e então escolha a opção de diálogo “Uma última foto?”.
Quarta foto – “Câmera Obscura”
Ao chegar no Two Whales durante a tempestade, Max terá de impedir a explosão da lanchonete com o uso de areia. Após isso, olhe para a pobre baleia que o tornado jogou até a rua e faça um último registro do animal.
Quinta foto – “Ampliação”
Na mesma área, vá até o corpo do policial Berry e gire a câmera para cima. A quinta foto é a de um carro quebrado que foi parar no topo do prédio perto do policial por conta da força do tornado que está causando a tempestade.
Sexta foto – “Íris”
No pesadelo, Max estará novamente na sala de Jefferson, onde poderá tirar uma nova foto do rabisco na mesa que vemos no Capítulo 1. Porém, desta vez é necessário olhar para as escritas por duas vezes, o que altera a frase para “Chloe Price ♥ 4 ever” (Chloe Price ♥ para sempre).
Sétima foto – “Sensor”
Na sequência do dormitório feminino, Max poderá fotografar esquilos gigantes pela janela do prédio. Basta resolver os puzzles e, quando Max voltar a ser Max e as paredes estiverem repletas de fotos, dar uma olhada pela janela e tirar uma foto dos super esquilos (definitivamente algo que Samuel gostaria de ver).
Oitava foto – “Exposto”
Ao retornar ao corredor da Academia Blackwell, desta vez com tudo acontecendo no modo reverso, o Max poderá tirar uma foto ao contrário de um esqueleto que fica perto da porta do banheiro feminino do início do game. O jogo não te dará a costumeira opção de “Foto”, mas sim abrirá o indicativo do Diário e, ao executar o comando, Max irá registrar o esqueleto.
Uma curiosidade: ele é o mesmo esqueleto que Max fotografou no episódio 3, dentro da Sala de Ciências.
Nona foto – “Fotômetro”
Na sequência do labirinto, Max poderá tirar uma foto de uma versão esquisitíssima do armário de Warren, que conta com colagens e fotos do rosto de Max, assim como uma boneca bem assustadora. Ele fica localizado a direita, perto de onde Samuel faz a sua ronda, em um local sem saída.
Décima foto – “Silhuetas”
A última foto do Life is Strange original está na parte do ferro velho, ainda dentro do pesadelo. Para conseguir registrá-la é necessário que você explore o local e encontre cinco garrafas (as mesmas em que vemos Chloe atirar no episódio dois, “Out of Time”).
Não é difícil navegar pelo pesadelo, basta usar os poderes de Max para desviar das lanternas dos personagens e então, após reunir os itens, fotografá-los em uma bancada que fica na saída do ferro velho.
Com isso você terá todas as fotos do episódio 5, o que dá a conquista “Consciência de selfie”, e todas as fotos disponíveis em Life is Strange.
Ao ter chegado até aqui, faltará pouco para completar a sua lista de conquistas de Life is Strange ou de sua edição Remasterizada. Isso porque para fechar o jogo em seus 100% só resta finaliza a história uma vez e adquirir as conquistas de ter completado todos os capítulos do jogo.