Multiversus: o que não pode faltar na nova versão do game

Multiversus: o que não pode faltar na nova versão do game

Em 2022, a Warner Bros., um dos maiores estúdios do mundo e responsável por diversos produtos da cultura pop, anunciava um dos seus projetos mais ambiciosos: Multiversus, um game online projetado para reunir alguns dos principais personagens da marca em um único título. O jogo tinha uma ideia simples, mas muito interessante e com muito potencial, afinal de contas, diversos dos nomes que apareceriam no projeto eram de conhecimento geral do público, seja pelo cinema e HQs, como é o caso do Superman, Batman ou Mulher Maravilha, das animações, como o Salsicha ou o Gigante de Ferro, ou até mesmo aqueles heróis que deram as caras em algumas séries mais pesadas, como Arya Stark, de Game of Thrones. Todos esses nomes apareceram no trailer de anúncio, deixando a internet ansiosa para o que estava por vir.

Ainda que em 2022, mais de um ano atrás, Multiversus ficou disponível para ser testado por alguns jogadores e, pelo menos no começo, tudo pareceu correr como esperado. O game teve um número extraordinário de pessoas jogando online simultaneamente no dia em que foi liberado, cerca de 43.000 jogadores estavam logados e se divertindo. No dia seguinte, a situação não foi diferente, com ainda mais jogadores online. Com mais de 20 milhões de downloads, a situação parecia perfetia para Warner.  No entanto, o sucesso não era tão inevitável quanto o estúdio e público acreditaram que seria. Na verdade, após alguns meses, Multiversus mostrou diversos problemas em encantar o público durante o período em que ficou disponível gratuitamente para que qualquer um pudesse testar as diferentes possibilidades que o game trouxe.

Ainda que o início do projeto tenha sido o sucesso que tanto se esperava, não demorou muito para que a situação mudasse e Multiversus começasse a ser esquecido pelo público, com os servidores ficando abandonados e partidas cada vez mais difíceis de serem encontradas. Em fevereiro de 2023, 6 meses após o lançamento do Beta, que ficou ativo de forma gratuíta para o público, a média de usuários ativos por dia era de apenas mil, um número desastroso para o espaço de tempo que se passou e levando em consideração os picos de jogadores atingidos na estreia. Segundo os dados registrados pela SteamDB, houve uma queda de 90% do público ativo desde o primeiro dia. Desta forma, não demorou para que a Warner voltasse com seu planejamento atrás e encerrasse as operações de Multiversus, pelo menos momentaneamente.

MultiVersus

Ainda que o jogo não tenha tido o sucesso esperado logo após as primeiras semanas de seu lançamento, a Warner está muito longe de jogar a toalha e enterrar o jogo de uma vez. Ainda que os servidores de Multiversus tenham parado de funcionar e nenhum dos poucos jogadores possam acessar o game, a empresa ainda tem planos de fazer seu produto dar certo uma última vez. No dia 27 de maio, o mesmo em que o projeto foi pausado, os desenvolvedores soltaram uma nota confirmando que ele ainda voltaria a funcionar, porém com alguns ajustes. Ainda assim, esse retorno não deve vir tão rápido, ficando disponível apenas em 2024. A nota diz que o período de testes em que Multiversus ficou disponível será usado como base para os ajustes que virão. Pensando nisso, separamos algumas coisas que não podem faltar na volta do game.

 

Correção de bugs e problemas de evolução em Multiversus

Como era de se esperar, um dos maiores problemas que levaram a saída em massa de jogadores dos servidores de Multiversus são os problemas técnicos do próprio jogo. Casos semelhantes de projetos ambiciosos que acabaram tendo problemas com o público após bugs e outros problemas não são tão raros, principalmente nos dias de hoje e com games ainda maiores, como foi o caso de Cyberpunk 2077, que passou por um processo parecido. No caso de Multiversus, não foi diferente, ainda que o título não tenha virado meme na internet como acontecem algumas vezes, ou um grande escândalo, boa parte dos jogadores que testaram a beta, relataram alguns contratempos durante as partidas ou até mesmo em relação as evoluções dos personagens. Ainda que fosse um beta, esse foi um fator que causou desânimo em vários players.

 

Multiversus 2

Como os desenvolvedores prometeram, alguns problemas que o jogo apresentou durante a fase beta foram observados e levados em consideração para as próximas decisões que serão tomadas nos bastidores e decidir os focos do que deve mudar quando Multiversus voltar a ficar disponível. Os bugs que o game apresentou devem ser algumas das prioridades, principalmente pelo tempo que o estúdio terá para fazer esses ajustes, já os problemas com evoluções de personagem e com o equilíbrio entre cada um dos campeões que podem ser escolhidos para deixar as lutas balanceadas, deve ser um problema um pouco mais complicado de ser resolvido, mas que a maior parte dos fãs espera que seja corrigido a tempo, assim como já estava sendo durante os últimos meses em que o título ficou disponível.

 

Menos microtransações

As microtransações são um dos assuntos mais comentados no mundo dos games nos últimos anos. As pequenas teansações monetárias para adquirir alguns itens no jogo, sejam eles estéticos ou para facilitar a jogabilidade, tem incomodado muitos jogadores que só querem se divertir sem precisar dar mais dinheiro para grandes empresas. No caso de Multiversus, é preciso lembrar que se trata de um game gratuíto, pelo menos na primeira vez que chegou a público, desta forma, é esperado que os desenvolvedores busquem outras maneiras de tornar o projeto rentável. No entanto, em casos assim, é possível acabar “perdendo a mão” na quantidade de conteúdos pagos, algo que parecia vir acontecendo nos últimos meses em que o projeto ficou ativo. Uma das expectativas dos fãs é que isso não aconteça no retorno do título.

 

Multiversus precisa de mais inovação

Por último, mas com certeza não menos importante, Multiversus precisa consertar o principal problema que o fez sumir rápido demais do mercado, a falta de inovação e novidade para os jogadores. A maior parte da comunidade realmente achou a proposta do game interessante, não por acaso houve a quantidade de player online de forma simultânea quando a beta foi liberada. No entanto, não demorou muito tempo para que a maior parte das pessoas que gostaram inicialmente do que viram, enjoassem. No final das contas, o principal fator que fez com que o jogo fosse abandonado em poucos meses, é sua falta de atratividade após algum tempo jogando. Para projetos como este, em que o principal foco são as partidas online que terminam de forma relativamente rápida, é essencial que a comunidade seja abastecida de atualizações.

 

MultiVersus

Ainda que Multiversus tivesse suas atualizações, como novos personagens jogáveis sendo inseridos, elas nunca pareciam surtir um grande efeito no game, tendo poucas adições concretas que alterassem sua jogabilidade. Isso se agrava com os poucos modos de jogo que haviam no projeto até então, onde não existia tanta possibilidade de novas ativididades para serem realizadas, o que se agrava pois as partidas em si do jogo não eram tão imprevisíveis. Dead by Daylight, por exemplo, também não tem modos muito diferentes de jogo, mas cada partida é completamente diferente da anterior. A principal adição que não pode faltar no retorno de Multiversus é a dedicação do estúdio para manter o título vivo por mais tempo, adicionando não apenas novos personagens, mas elementos práticos que mudem a experiência do jogador.