O Boticário lança campeonato de games

O Boticário lança campeonato de games

Com essa medida, O Boticário visa fomentar o cenário feminino de esports e fortalecer seu apoio as gamers 

“Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Seu protagonismo inspira. Jogue!” é o lema da nova campanha Heroínas do Game de O Boticário, que está dando mais um passo na sua iniciativa de se aproximar do mercado do games e esports. Agora, a empresa de cosméticos, em parceria com a Druid Creative Gaming – startup especializada em jogos eletrônicos e Web3 – está trabalhando na criação de um campeonato próprio: o Taça das Implacáveis, desenvolvido juntamente com a Gamers Club e com foco no cenário feminino.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (21), no site de O Boticário. As interessadas podem se inscrever sozinhas – dessa forma, formarão uma equipe com outras participantes – ou em um time de 5 jogadoras. As partidas do Taça das Implacáveis serão nos dias 21 e 22 de outubro e o prêmio para o vencedor é no valor de R$ 14.000,00. O primeiro lugar terá também apoio para o desenvolvimento e a profissionalização de suas participantes – as equipes e as jogadoras precisam estar iniciando suas trajetórias.

Além do campeonato, a marca terá ainda um canal no Discord. Chamado de Comunidade Heróinas, ele será o primeiro focado em conectar mulheres para jogar e trocar experiências.

“Sabemos o quanto é importante estar perto de quem admiramos, e acreditamos que essa troca pode ser extremamente enriquecedora e inspiradora para todas que estão imersas nesse universo e passam pelas mesmas dificuldades, aprendizados e conquistas”, diz Marcela de Masi, Diretora de Comunicação de O Boticário, em entrevista à Forbes.

A campanha usa como base a Pesquisa Game Brasil (PGB), que mostra que as mulheres são a maioria entre os jogadores brasileiros – apesar do número ter caído com o passar dos anos e ido de 54%, em 2020, para 51%, em 2022. Contudo, elas compõe apenas 10% quando se considera o cenário profissional de campeonatos de esports. Isso se deve a vários fatores, como o assédio sofrido nesse meio ainda considerado masculino, a falta de incentivo e estímulos à prática e o número reduzido de campeonatos focados nelas.

Marcela De Masi afirmou que a vontade de mudar essa realidade foi o principal motivador para a construção do projeto. “Queremos aproveitar a nossa atuação em prol do impulsionamento feminino, que se dá em diversas esferas, e também a conexão que temos construído com o público gamer para fazer parte dessa mudança”, diz ela. O foco inicial se dará em uma das principais dores das gamers – a falta de campeonato e espaço para progredirem -, mas Marcela promete que muitas novidades estão por vir ainda.

Para marcar o lançamento da campanha, O Boticário e a Druida lançaram um vídeo nas redes sociais da marca com a história de Natália Vilela, conhecida como daiki, de 17 anos. A jovem nasceu em Hortolândia, na região metropolitana de Campinas, São Paulo e teve contato desde cedo com os esportes eletrônicos por meio dos irmãos mais velhos. Atualmente, ela é um dos principais nomes do cenário de esports.

No vídeo, há a participação de outras mulheres de diversas áreas do mercado de games, como Voltan, Paula Nobre, Letícia Motta e Maah Lopez, que também inspiram várias garotas ao redor do mundo. “Esse é mais um passo importante da nossa parceria com O Boticário, que traz o propósito de mudar o jogo para essas garotas, valorizando os seus talentos por meio do incentivo e reconhecimento”, diz Bruna Pastorini, Head de Planejamento e Conteúdo da Druid.

O Boticário já vem entrando no mundo dos games há bastante tempo. Em 2021, por exemplo, a marca criou uma loja dentro do jogo Avakin Life. Celio Guida, head de mídia do Grupo Boticário, afirmou que a iniciativa foi parte da estratégia de buscar sempre inovação e ampliar o diálogo com diferentes segmentos e públicos. Segundo ele, o universo dos games é o retrato de uma nova geração cada vez mais conectada e engajada. “Estar presente no ambiente virtual, de forma relevante e aderente ao jogo, é uma excelente forma de estreitar nossa conexão com os consumidores”, disse ele, em entrevista ao Prop Mark.

Já em janeiro deste ano, O Boticário começou a se inserir nos esports e passou a ser parceira da Black Dragons, equipe de e-sports que tem Nicolle Merhy, como CEO.

 

Clique aqui para conferir mulheres que se destacam nos games.

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke