Os jogos da série LittleBigPlanet

os jogos da série LittleBigPlanet capa

Sackboy: A Big Adventure foi lançado no último dia 12 de novembro para PlayStation 4. Muitos sabem, mas o nosso “menino saco” é o lindo mascote da série LittleBigPlanet, que teve origem no PlayStation 3. Originalmente criada pela Media Molecule, desenvolvedora atualmente responsável por Dreams, LittleBigPlanet ficou famoso pelas ferramentas de criação de fases, que está presente na maioria dos jogos. Enquanto não temos um novo jogo da série, e sim de um spin-off, decidimos relembrar os jogos da série LittleBigPlanet.

LittleBigPlanet

LittleBigPlanet foi o primeiro jogo da série a ser lançado. O game foi lançado no dia 27 de outubro de 2008 como exclusivo de PlayStation 3. LittleBigPlanet é protagonizado por Sackboy e o jogador precisa resolver alguns puzzles enquanto avança nas plataformas, LittleBigPlanet foi desenvolvido pela Media Molecule. O game recebeu críticas positivas e teve um modo online, onde os jogadores compartilhavam fases, a comunidade foi ativa até os dias atrás, mas ainda é possível jogar fases online.

LittleBigPlanet 2

LittleBigPlanet 2 é o segundo jogo da série e foi lançado no dia 18 de janeiro de 2011. LittleBigPlanet 2 trouxe um recurso onde as fases feitas no jogo anterior, LittleBigPlanet, poderiam ser transferidas para o game, assim como alterar e jogar. Além disso, foi um dos poucos games a ter suporte nativo com o PlayStation Move, controle de movimento do PlayStation 3. LittleBigPlanet 2 trouxe novas fases como corrida, puzzles e até RPG. Além disso contou com novos tipos de músicas: linear, interativa, cinematográfica e sequenciada.

LittleBigPlanet 3

LittleBigPlanet 3 foi lançado no dia 18 de novembro de 2014 para PlayStation 3 e também para PlayStation 4, sendo o primeiro game da série a ser lançado para o console. LittleBigPlanet 3 não apresenta grandes mudanças em relação aos dois jogos, mas a Media Molecule investiu no modo de criação do game. Novos power-ups, ferramentas de criação e veículos foram uma das novidades da parte de criação. Além disso em LittleBigPlanet 3 somos apresentados a três novos personagens: OddSock, Swoop e Toggle.

LittleBigPlanet (PlayStation Portable)

LittleBigPlanet foi o primeiro jogo da série a ser lançado em um portátil. O game foi lançado no dia 17 de novembro de 2009 para PlayStation Portable, o famoso PSP, primeiro console portátil da Sony. Ao contrário dos outros, LittleBigPlanet foi desenvolvido pela Guerrilla Cambridge junto com a Media Molecule. LittleBigPlanet traz uma nova campanha, diferente do primeiro game lançado no PlayStation 3. Porém, o game não possui modo cooperativo. LittleBigPlanet foi bastante elogiado na época pelos jogadores.

LittleBigPlanet (PlayStation Vita)

LittleBigPlanet PS Vita foi o segundo game a ser lançado em um portátil e o primeiro a ser lançado no PS Vita. O game foi lançado no dia 19 de setembro de 2012 e trouxe novos modos de multiplayer online com até 4 pessoas, tanto no modo cooperativo quanto no modo competitivo. Os jogadores também podem criar suas próprias fases em um modo de criação de conteúdo, sendo o “touch” da tela do PS Vita uma ferramenta que permite desenhar objetos. LittleBigPlanet do PS Vita foi um dos jogos mais bem elogiados na época e da série. Inclusive foi indicado a jogo do ano na época.

LittleBigPlanet Karting

os jogos da série LittleBigPlanet kart

LittleBigPlanet Karting foi o primeiro jogo de kart da série LittleBigPlanet. O game foi lançado no dia 6 de novemnbro de 2012 exclusivamente para o PlayStation 3. LittleBigPlanet Karting foi desenvolvido pela United Front Games e SCE San Diego Studio, mesma desenvolvedora de ModNation Racers, que também foi lançado no PlayStation 3. LittleBigPlanet Karting possui pistas temáticas já vistas nos jogos da série e possui o modo battle, que suporta até oito jogadores. Como tradicional da série, LittleBigPlanet Karting também conta com modo de criação de fases.

Sackboy’s Prehistoric Moves

os jogos da série LittleBigPlanet moves

Sackboy’s Prehistoric Moves é um spin-off da série LittleBigPlanet. O game foi lançado no dia 14 de dezembro de 2010 para PlayStation 3. Ao contrário dos jogos principais da série, Sackboy’s Prehistoric Moves foi desenvolvido pela Supermassive Games. O game suporte até cinco jogadores e necessita de um controle PlayStation Move e da PlayStation Eye, a câmera oficial do PlayStation 3. Ao todo são dez fases e o jogador assume o papel do Sackboy’s.

Run Sackboy! Run!

os jogos da série LittleBigPlanet run

Run Sackboy! Run! é um jogo free-to-play de corrida que foi lançado para IOS, sistema operacional da Apple, no dia 30 de outubro de 2014. Em dezembro de 2014 também foi lançado para Android, sistema operacional do Google. Somente em março de 2015 foi lançado para o PlayStation Vita. Run Sackboy! Run! não possui um modo campanha e há poucas fases disponíveis.

LittleBigPlanet Hub

os jogos da série LittleBigPlanet mobile

LittleBigPlanet Hub não chegou a ser lançado, mas era um projeto de um jogo free-to-play para ser lançado no PlayStation 3. O game seria de criação de fases e permitiria jogar fases criadas pela comunidade, algo já visto nos jogos anteriores e no Dreams, recente lançamento da Media Molecule. A última novidade que tivemos sobre LittleBigPlanet Hub foi em agosto de 2013.

Sackboy: A Big Adventure

os jogos da série LittleBigPlanet sack

Sackboy: A Big Adventure é o mais novo lançamento do mascote do LittleBigPlanet, o Sackboy! O game é um spin-off e foi lançado no dia 12 de novembro de 2020 para PlayStation 4 e no dia 19 de novembro para PlayStation 5. O game foi desenvolvido pela Sumo Digital e o jogador assume o papel de Sackboy. O jogo é em plataforma em 3D e o jogador tem uma série de desafios e coletáveis pela frente. Diferente dos jogos da série LittleBigPlanet, em A Big Adventure não temos o modo criação. O game também possui fases que precisam ser jogadas no modo cooperativo.

E aí, quais os jogos da série LittleBigPlanet você jogou e mais gosta? Conte pra gente! E não deixe de conferir as nossas últimas matérias: