Um mapa de Fortnite baseado num tema fecundo
Há algum tempo eu estava escrevendo um artigo sobre tipos de jogos e, ao descrever o subtipo de jogo de estratégia conhecido como defesa de torre (em que o principal objetivo é defender uma base), imaginei que poderia ser interessante um jogo desse tipo ambientado no Quilombo de Palmares no século XVII.
Mas não foi num jogo de defesa de torre que essa temática veio à tona, e sim no popular subtipo de jogo de ação conhecido como Battle Royale: o Quilombo dos Palmares surge nos games como um mapa de Fortnite.
Por que Palmares?
Nos videogames e na indústria cultural em geral é comum vermos, ficcionalizados, alguns temas históricos de países do hemisfério norte como invasões vikings, faroeste norte americano, pirataria no mar do caribe, guerras mundiais e vários outros.
Não é difícil pensar em diversos modos como qualquer desses temas pode render em jogos de videogame, e os jogos desenvolvidos com eles tornam-se peças narrativas desses mesmos temas.
Neste cenário, à medida que cresce não só o consumo, mas a produção brasileira de jogos, surge obviamente a ideia de ver temas brasileiros desenvolvidos por profissionais brasileiros dos games.
E a resistência do quilombo de Palmares é bastante sugestiva para um jogo: o quilombo se manteve ativo e prospero por décadas enquanto resistia a diversas investidas, inclusive militares, dos governos Holandês e Português nos tempos do Brasil Colônia.
A ideia da principal povoação de Palmares prosperando e resistindo no alto da Serra da Barriga evoca gerenciamento de recursos, movimentação de pessoas, administração de edificações e uso estratégico do terreno para a defesa; daí minha vaga ideia de que o tema se prestaria bem a um jogo de defesa de torre.
O que não me ocorreu foi o fato de que num battle royale (como um mapa de Fortnite) as mecânicas de ação em geral estão lado a lado com as de sobrevivência, exploração e também defesa de território.
Por isso ocorreu à Salve Games, em parceria com a Preta Hub colocar…
Zumbi e Dandara num mapa de Fortnite
Os desenvolvedores se valeram da aplicação Unreal Editor for Fotnite (UEFN) para criar um mapa de Fortnite baseado no quilombo dos Palmares no século XVII, utilizando as mecânicas de sobrevivência, exploração e defesa de território próprias do famoso battle royale para colocar os jogadores dentro duma narrativa da defesa do quilombo onde o mais famoso dos seus lideres, Zumbi dos Palmares, pode ser encontrado como um NPC, assim como a sua companheira Dandara.
E não estamos falando de um mero trabalho diletante: para construir esse mapa de Fortnite a equipe de desenvolvimento envolveu o trabalho de historiadores especializados no tema e uma visita técnica à Serra da Barriga, onde se localizou o Quilombo dos Palmares no atual estado de Alagoas.
O objetivo é uma ambientação bem feita, além do design de personagens e aspectos de jogabilidade (como uso de garruchas e arcos) bem desenvolvidos para serem prazerosos de jogar ao mesmo tempo em que retratam bem o tema.
O mapa conta ainda com um modo exploração, sem armas e confrontos, para que possa ser utilizado como ferramenta educativa em ambientes escolares.
Mas o seu objetivo geral é entregar um jogo desenvolvido dentro do Fortnite com uma proposta decolonial e uma jogabilidade genuinamente divertida e empolgante, ao mesmo tempo que traz diversidade ao cenário dos games, lançando uma narrativa brasileira e antirracista num jogo/plataforma que já chegou a alcançar mais de 44 milhões de jogadores num único dia.
O mapa de Fortnite que coloca em jogo o quilombo de palmares e a sua resistência se chama Zumbi dos Palmares e estará aberto globalmente em fevereiro de 2024.
Leia sobre diversos outros temas relacionados a Fortnite aqui