Caso você não viva em uma caverna repleta de Pokémon, você já deve saber que Palworld é um jogo de capturar monstrinhos que vem se mostrado em alta nas últimas semanas.
Após bater alguns recordes de crescimento e pico de usuário, incluindo-se como um dos jogos mais vendidos dos últimos anos, parece que o cenário não é mais tão positivo para os desenvolvedores do jogo.
Entenda a queda
Verificando o trecho de jogadores simultâneos na Steam, de acordo com o site Steamcharts, notamos uma queda de aproximadamente 1.7 milhões de usuários, para 373 mil — comparando entre o pico de acessos do dia 29/01 (segunda) e o horário com menos acessos no dia 11/02 (domingo). Com aproximadamente 20% dos usuários atingidos naquela data, é a primeira grande queda de popularidade do game na plataforma que oferece a melhor rentabilidade para o jogo.
Prováveis motivos
A queda atípica pode ser considerada a partir de alguns pontos considerados por jogadores e parte de sua comunidade, como:
- Instabilidade temporária nos servidores
- Conteúdo já completo por parte da base de jogadores
- Dificuldade em progressão dos jogadores não habituados com mecânicas de crafting
Cenário positivo
No momento de publicação deste artigo, às 13h do dia 12 de fevereiro, o jogo aparenta uma significativa retomada de jogadores ativos com aproximadamente 600.000 jogadores simultâneos. Nada mal para uma segunda-feira!
Sobre Palworld
Palworld é um inusitado jogo que utiliza mecânicas de crafting e captura de criaturas, tal como Pokémon. Entre seus diferenciais encontra-se a exploração de mundo aberto, gráficos bonitos e um tipo de violência inesperada para jogos do gênero — sim, é possível utilizar armas de fogo e artilharia pesada no game.
Mesmo sob polêmicas e acusações de plágio, o jogo acabou tornando-se popular entre jogadores e até hoje rende bons memes por conta dos trocadilhos gerados a partir de seu título no idioma português-brasileiro.
O jogo está disponível para Xbox One, Xbox Series X | Series S, Microsoft Windows, e eu duvido que estará disponível via Nintendo Switch 😄.