10 momentos de Pokémon que fizeram os fãs chorarem

10 momentos de Pokémon que fizeram os fãs chorarem

Dispensando apresentações, Pokémon é uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos, seja nos games, no anime para a TV que terminou após mais de 20 anos de exibição, longas para o cinema, entre outros. Ao longo de tantos episódios, houve muitas situações épicas e felizes, mas também momentos tristes que fazem o espectador refletir.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, os momentos dramáticos em filmes e séries estão relacionados ao aumento de um neurotransmissor chamado “endorfina”, que desempenha um papel no regulador de humor, promovendo sensações de prazer e euforia.

Além de seu papel na modulação da dor e nas sensações de prazer, as endorfinas também estão envolvidas na regulação do humor e do estresse. Elas ajudam a reduzir a ansiedade e a tensão, promovendo um estado mental mais relaxado. Essa capacidade de equilibrar as emoções pode ser especialmente benéfica em situações de estresse agudo.

Atividades que estimulam a liberação de endorfinas, além dos momentos dramáticos que vemos em séries audiovisuais, incluem exercícios aeróbicos, risos, meditação, massagens e até mesmo comer alimentos picantes. Além disso, práticas sociais, como abraços e interações positivas, também podem desencadear a liberação de endorfinas, contribuindo para um senso de conexão social e bem-estar emocional.

Curiosamente, o Japão tem a cultura de que “quanto mais triste for, melhor” para as produções audiovisuais, indo numa direção oposta a nós, ocidentais, que tendemos a adorar uma boa comédia. Talvez seja essa a razão pela qual haja tantos animes com episódios tristes, e com Pokémon não é diferente. Pensando nisso, decidimos selecionar 10 momentos do anime que fizeram os fãs chorarem.

1 – ADEUS BUTTERFREE

Um dos mais lembrados pelo pessoal que acompanhou o início das aventuras de Ash Ketchum, o pokémon foi adquirido pelo protagonista quando ele ainda era um Caterpie e acompanhamos toda a evolução dele até seu estágio final. Mesmo tendo um vínculo emocional muito grande com seu companheiro de aventuras, chega um momento em que o Butterfree precisa ir embora por ter se apaixonado e ele quer constituir uma família. Despedidas nunca são fáceis, mas quando queremos o melhor para alguém, às vezes precisamos “deixar ir”.

2 – ADEUS PIKACHU

Outro episódio com o nome “Adeus”, este aqui é bem óbvio aos espectadores que o roedor elétrico não iria deixar o Ash, afinal, ele é o co-protagonista do desenho e tem uma importância gigantesca. No entanto, a música que toca com os melhores momentos de amizade entre os dois, e o retorno do Pikachu com todos os outros torcendo rendem um momento emocionante. Previsível? Sem dúvida, mas era justamente o que todos esperassem que acontecesse.

3 – A “MORTE” DE ASH

Este é um episódio especial da série “Pokémon Sol e Lua” onde o Ash é pego em uma batalha contra o Pokémon lendário Ho-Oh. Ele é atingido por um raio poderoso e, aparentemente, ele morre. Assim como o episódio do Pikachu, já sabíamos que ele ia voltar, mas mesmo assim ver o roedor elétrico tão triste é de “cortar o coração”.

4 – PERDIDOS NA NEVE

Neste aqui, os Pokémon estão presos em uma tempestade de neve e precisam sobreviver ao frio congelante. O bonito é que todos os “monstros de bolso” abraçam seu mestre, mostrando empatia e amizade entre eles, já que mesmo nos momentos mais difíceis todos estão juntos. Poderia ter rendido uma cena melodramática e brega, mas ficou muito bonito.

5 – ASH, MISTY E BROCK SE SEPARAM

Mesmo não tendo a mesma carga emocional dos anteriores, somente o fato da Misty e do Brock se separarem do Ash no episódio “275” dá um “aperto no coração” dos mais sensíveis. Afinal, foram literalmente anos de aventuras juntos ao longo de várias temporadas, mas sempre chega aquele momento deles se despedirem.

6 – A ORIGEM DE MEWTWO

O primeiro longa-metragem para os cinemas, “Pokémon: O Filme – Mewtwo Contra-Ataca” explora a criação artificial do Pokémon baseado no lendário Mew. A cena mais emocionante é quando o pokémon toma ciência de sua origem e ele percebe que sua origem é resultado de uma manipulação humana, destruindo o laboratório onde foi criado e assumindo uma postura hostil em relação aos humanos. Sendo uma espécie de discussão ética sobre “até onde a ciência pode ir”, também vemos uma crise existencial dele.

7 – A MORTE DE CELEBI

A morte do Celebi no filme “Pokémon 4Ever: Celebi – A Voz da Floresta” aborda temas como amizade, sacrifício e a passagem do tempo. No filme, Celebi, o Pokémon guardião da floresta, é gravemente ferido ao proteger Sammy, um jovem treinador, durante uma batalha contra caçadores ilegais. A medida que a narrativa se desenrola, Celebi é transportado para o futuro, deixando Sammy desolado.

8 – JESSIE DEIXA DUSTOX IR EMBORA

Quem diria que os grandes vilões da série iriam protagonizar momentos tristes? Assim como aconteceu em vários outros episódios, a decisão de deixar o Pokémon querido partir em busca de um novo futuro representa um ato de amor e dedicação. Mostra a evolução emocional da Jessie, que deixa de ser apenas uma “simples vilã” para ser uma personagem com sentimentos.

9 – ASH ENFRENTA SPEAROWS

Justamente o primeiro episódio da série já apresenta uma carga emocional muito intensa. Ao contrário dos capítulos posteriores, neste aqui o Pikachu não foi muito “com a cara” do Ash e aparentemente os dois não iam ser bons amigos. No entanto, o desfecho acaba mudando tudo, e ainda tem a aparição de um pokémon lendário no final.

10 –  ÚLTIMA CENA DE ASH E PIKACHU NO ANIME

E se o primeiro episódio foi emocionante, o último também tem lá sua carga emocional, não por apelar para músicas tristes ou discursos dramáticos, mas por concluir uma saga que vimos ao longo de tantos anos.