Resident Evil 4 tem sido um dos games mais aclamados de 2023. Com a aprovação da crítica e dos fãs de longa data da franquia, colocar Leon S. Kenedy em busca da filha do presidente dos Estados Unidos mais uma vez para ter sido um dos maiores acertos recentes da CAPCOM, trazendo de volta o que fez sucesso em 2004, no lançamento da versão original, e aprimorando o conteúdo com a tecnologia atual.
Para você conseguir aproveitar ao máximo da experiência que o jogo proporciona, separamos algumas dicas que podem ser úteis para enfrentar os diversos inimigos que cruzam o caminho de Leon pela Espanha e te ajudar a se tornar um verdadeiro profissional na hora de jogar a aventura. Lembrando que algumas dicas podem servir tanto para o Remake quanto para a versão original do game.
Resident Evil 4 Remake: como mandar bem até no modo mais difícil
Respire, desespero nunca ajuda
Talvez uma dica básica, mas que muitos jogadores pecam durante a gameplay, principalmente no inicio do jogo. Desde a versão original, a sequência no começo em que Leon precisa enfrentar o vilarejo inteiro caçando ele enquanto se preocupa em não ter a cabeça decapitada por uma serra elétrica e aguarda o sino da igreja tocar dá uma boa dose do tipo de aventura que aguarda o agente especial ao longo de toda a história.
Embora esse seja um momento relativamente breve, sequências com vários inimigos em que a munição parece cada vez mais escassa e os inimigos parecem chegar em bandos cada vez maiores são frequentes durante a jornada. Não é fácil manter a calma, mas o jogador precisa respirar quando essas horas chegarem. Desespero para se livrar dos “ganados” rápido é um erro comum que pode levar ao desperdício de recursos valiosos e erros bobos durante a jogatina.
Não deixe as missões secundárias passarem
Uma das principais adições de Resident Evil 4 Remake são as missões secundárias – até certo ponto, já que os amuletos azuis já estavam na versão original do game. É verdade muitos possam ficar ansiosos para terminar a história princiapl, as missões secundárias não podem ser deixadas de lado, já que podem ser muito úteis para o desenvolvimento do jogador e para a aquisição de diferentes equipamentos.
Embora algumas delas possam parecer repetitivas depois de um tempo de jogatina, as missões secundárias podem ajudar a explorar áreas que o jogador esqueceu de dar uma olhada com mais cuidado, a ter novas experiências de gameplay e principalmente: conquistar os espinélios para trocar por itens diferenciados com o mercador.
Conheça bem cada cenário – e explore cada um deles ao máximo
Resident Evil 4 Remake, assim como sua versão original, conta com com três principais localizações: o vilarejo, o castelo e a ilha. Cada um desses cenários conta com inimigos próprios e diferentes estéticas, cada uma delas imersivas de sua maneira. Além de poder admirar o trabalho que as equipes visuais fizeram, o jogador também deve aproveitar para explorar e coletar tudo que for possível enquanto atravessa o mapa.
Assim como nos games mais clássicos da franquia, os recursos são escassos e toda ajuda é válida. Sendo assim, é mais do que necessário vasculhar cada canto e conhecer de fato os cenários para coletar os tesouros espalhados pelo jogo. Os mapas vendidos pelo mercador, que podem ser adquiridos através dos espinélios, são uma das melhores aquisições que o jogador pode fazer para encontrar tudo que for possível.
Aproveite os momentos com o Mercador, economize o dinheiro
Quem jogou o Resident Evil 4 original sabe que não tinha como deixar o Mercador de fora do remake. O personagem misterioso não dá nenhum indicio sobre sua história ou mesmo quem ele é, mas sempre ajuda Leon em sua missão, pela quantia certa de dinheiro, é claro. Acontece que assim como no jogo original, o personagem é um dos elementos mais importantes da gameplay.
Valorize os momentos com o Mercador, mas não apenas quando encontrar ele. Economize o dinheiro durante a gameplay, enquanto mata os diversos ganados e diferentes inimigos que dropam dinheiro e joias preciosas. Quando chegar o momento de realizar as negociações, sempre tenha em mente qual arma você mais utiliza, para não gastar as pepitas ganhas até então de maneira desnecessária. E quando perceber que não está mais utilizando as armas, venda-as, o Mercador é bem justo na hora do preço de revenda.
Na hora de vender os tesouros combinados com joias, também não deixe de se atentar ao valor de cada um. O preço das combinações não são iguais, podendo mudar de acordo com as cores e quantidade de peças combinadas ao tesouro original. Para que o jogador não fique confuso, o próprio game disponibiliza uma tabela na página de combinação, explicando a diferença de cada uma.
Aproveite o fator replay
A franquia Resident Evil é muito conhecida pelo seu fator replay forte na maior parte dos jogos. A graça de se aventurar pelo mundo de survival horror que a Capcom constrói, seja nas vielas de Raccoon City ou no interior da Espanha, é vivenciar a aventurar várias vezes. Dessa forma, diversos jogadores aproveitam para fazer as famosos “speedruns”, jogatinas que buscam terminar o game da forma mais rápida possível.
Sendo assim, é possível aproveitar o máximo desse elemento, que também está presente no quarto game da franquia. O jogador pode jogar novamente em diferentes dificuldades, aprimorando suas habilidades, testar novas armas e como elas afetam na gameplay, tornando a jogatina diferente da anterior, e claro, tentar fazer seu próprio speedrun para aprender diferentes macetes presentes no vilarejo, no castelo e na ilha.
Não comece jogando na dificuldade mais difícil se você é um iniciante
Resident Evil 4 Remake tem 3 níveis de dificuldade disponíveis quando se inicia o game pela primeira vez: Facilitado, Padrão e Intenso. É um erro comum de muitos jogadores, principalmente daqueles que jogaram muito a versão original do jogo na infância, pularem direto para o modo mais difícil que aparece na tela. Confiança não é algo ruim, mas vale a pena se perguntar se o costume com a franquia ainda é o mesmo depois de muitos anos.
É importante lembrar que o modo Intenso não é o mais difícil do jogo no geral, apenas o mais difícil disponível para jogadores de primeira viagem. Após zerar o modo história pela primeira vez, o modo Profissional, um clássico dos games da franquia fica disponível, sendo ainda mias difícil que o Intenso. Sendo assim, já que o game tem um fator replay forte, é interessante testar as diferentes dificuldades. Mas claro, como já mencionado, isso vai da confiança de cada jogador.
Também vale mencionar que Resident Evil 4 poderá ganhar um pacote com DLC chamado Separate Ways, então está ai mais um motivo para se preparar e já se aperfeiçoar no jogo.
E você, o que achou de Resident Evil 4 Remake? Cumpriu todas as expectativas? Tem alguma dica a mais para se tornar um mestre no jogo? Não deixe de comentar.