Riot revela detalhes do Valorant Champions Tour 2023

Riot revela detalhes do Valorant Champions Tour 2023

Com o fim do VALORANT Champions 2022, a Riot Games revelou informações sobre o novo sistema que o circuito competitivo de seu jogo de tiro em primeira pessoa utilizará durante o ano que vem. A desenvolvedora promoverá mudanças no sistema, com a adição de franquias e ligas internacionais para criar grandes narrativas e rivalidades no game.

O ecossistema competitivo do jogo será dividido em dois grandes circuitos, sendo eles Internacional e Challengers. A mudança focará em criar cenários fortes, incluindo para equipes que não estarão disputando no mais alto nível do FPS.

Valorant Internacional

A partir de 2023, o VALORANT Champions Tour contará com três grandes ligas globais, sendo elas sediadas nas cidades de Los Angeles (EUA), Berlim (Alemanha) e Seul (Coreia do Sul). Cada torneio contará com dez equipes vindas das regiões abrangidas por sua liga.

A divisão de regiões é a seguinte:

  • Américas: América do Norte, América Latina e Brasil
  • EMEA: África, Europa e Oriente Médio
  • Pacífico: Coreia do Sul, Japão, Oceania e Sudeste Asiático

Para estrear o novo VCT, a Riot Games anunciou um torneio único com as 30 equipes escolhidas para participar das franquias nas novas ligas. Sediado em São Paulo, o Torneio de Estreia promete ser o maior evento da história do Valorant mundial e acontece entre os dias 14 de fevereiro e 05 de março de 2023.

Além de mostrar qual foi a equipe que mais evoluiu durante a off-season, o Torneio de Estreia ainda premiará a região campeã com uma vaga extra para o Masters.

Após isso, as ligas internacionais serão disputadas entre 26 de março e 28 de maio de 2023, decidindo quais equipes representarão suas regiões no único VALORANT Masters do ano, em junho. Com o resultado definido, o Last Chance Qualifier retorna em julho, decidindo os últimos times classificados para disputar o Champions, o campeonato mundial de Valorant, em agosto.

Valorant Challengers

Disputadas regionalmente por equipes que não foram selecionadas para o circuito Internacional, o Valorant Challengers contará com mais de 20 ligas sendo disputadas ao redor do mundo. Os times mais bem classificados irão disputar o Challenger Ascension em busca da glória regional e até mesmo de uma vaga para disputar as ligas internacionais.

O sistema terá duas etapas disputadas nas janelas entre janeiro e março (Etapa 1) e março e maio (Etapa 2), com o Torneio Ascension acontecendo em julho.

Game Changers

O VCT Game Changers se mantém para 2023, dando um espaço para mulheres e pessoas de gêneros marginalizados nos esports de VALORANT. Os eventos regionais se manterão, assim como a realização de um mundial dedicado para a categoria.

Vale lembrar que o cenário Game Changers de 2022 segue acontecendo, com um novo qualifier brasileiro se iniciando nesta quinta-feira, dia 22 de setembro. O mundial da categoria será realizado na cidade de Berlim, na Alemanha, entre os dias 15 e 20 de novembro e contará com a presença de uma equipe brasileira.

Imagem promocional do VALORANT Champions Tour Game Changers
(Divulgação / Riot Games)

Atualmente, o Brasil é a casa dos campeões internacionais do jogo de tiro em primeira pessoa da Riot Games graças ao título da LOUD. A nossa representante venceu o VALORANT Champions 2022 em cima da OpTic pelo placar de 3 a 1 e assumiu o local mais alto do Valorant internacional.

A conquista da LOUD marcou o primeiro título mundial do Brasil no game e também coroa um ano vitorioso para os jogadores aspas, Less, pANcada, saadhak e Sacy e o head-coach bzkA.

Foto da LOUD com o troféu do VALORANT Champions 2022
(Foto: Colin Young-Wolff / Riot Games)

Valorant está disponível de forma gratuita para jogadores de PC (Windows) e a Riot Games também está desenvolvendo uma versão de seu FPS para dispositivos móveis Android e iOS. O lançamento de Valorant Mobile ainda não tem uma janela divulgada, mas o título já está em testes beta fechados para um pequeno número de usuários.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho