Não é novidade que Shadow of the Colossus é um dos maiores jogos de todos os tempos. Lançado para PlayStation 2 em outubro de 2005, o game é um sucesso até os dias de hoje, com diversos fãs pelo mundo e tendo ganhado até mesmo um remake em 2018 para PlayStation 4. A história acompanha Wander, um rapaz que sabemos muito pouco sobre sua história, apenas que ele quer ressuscitar uma mulher que ele leva junto a ele em sua égua, Agro, e está morta. Não se sabe qual a relação dela com o protagonista, apenas que ele tem um objetivo: ressuscitá-la.
Para cumprir sua missão, Wander vai até um lugar chamado de Terras Proibidas, onde toda a história de Shadow of the Colossus acontece de fato. Lá, ele encontra um templo em que se comunica com uma criatura chamada Dormin, que diz ter o poder para ressuscitar Mono, mas apenas se sua alma, que foi repartida e aprisionada em 16 animais enormes chamadas de colossos, for recuperada. Para isso, o protagonista deve andar por aquelas terras, encontrar esses seres e matá-los.
Cada colosso do game tem uma estratégia própria para ser derrotado, sendo basicamente 16 grandes boss fights. O que muitos jogadores não sabem é que, originalmente, o título teria muito mais inimigos. A Team Ico, que desenvolveu o projeto, tinha a ideia de inserir 32 inimigos, mas por conta da tecnologia da época, isso não foi possível. Conforme a produção do jogo foi avançando diminuindo cada vez mais o número dos chefões até chegar nos que foram para o jogo lançado ao público.
Ainda que a maior parte dos colossos que estavam originalmente no game tenha sido excluída ainda em suas fases iniciais, muitos deles tiveram suas ideias desenvolvidas, em alguns casos tendo até mesmo chegado perto de ir para a versão final de Shadow of the Colossus. O fandom do game discute esses colossos até os dias de hoje, já que muitos deles tiveram até estratégia de combate e arena própria desenvolvidas. Para quem ficou curiosos com o tema, separamos os inimigos que foram excluídos do projeto, mas que tem diversas informações divulgadas sobre eles pela internet.
Conheça os principais inimigos excluídos de Shadow of the Colossus
Pholux
Chamado de “Devil” pelos desenvolvedores, esse nome não surgiu do acaso, já que Pholux é muito semelhante a uma estátua de demônio alada. Caso esse colosso tivesse sido incluso na versão final de Shadow of the Colossus, ele teria sido um dos menores inimigos do game. A estratégia para vencer a batalha contra essa criatura iria requerer um pouco de destreza e futividade do jogador, já que seria necessário que Wander se escondesse pela grama espalhada no cenário e surpreendesse o gigante, pulando em suas costas para atacar seu ponto fraco. Não se sabe porque esse adversário não foi para versão final, embora alguns elementos de sua arena tenham sido aproveitados no game que foi lançado.
Kyos
Kyos também é conhecido como Griffin, o nome pelo qual a produção o chamava durante o desenvolvimento do game. Ele é uma referência ao grifo, famosa criatura da mitologia grega, um ser que é metade águia e metade leão. O livro de artes conceituais de Shadow of the Colossus dá diversas informações sobre o inimigo, entre elas, o motivo que fez com que ele fosse removido da versão final. Segundo o que foi divulgado, era muito fácil cair do chefão enquanto escalava seu corpo, mas por outro lado, muito difícil subir de volta. As informações também dizem que ele tinha uma fraqueza ao fogo, que poderia ser usada durante a luta, além de suas asas serem meramente decorativas.
Adar Flam
Essa gigante ave de fogo, como a própria aparência insinua, é uma referência a fênix, e isso fica ainda mais claro quando se descobre que o nome utilizado na produção para ela era justamente Phoenix. Para derrotar esse pássaro, seria necessário que o jogador o atraísse para um lago próximo a sua arena, que apagaria suas chamas e o enfraqueceria. O motivo dos desenvolvedores de Shadow of the Colossus não é tão claro, mas ao que tudo indica, foi porque sua batalha era muito difícil, além de alguns problemas na construção do cenário.
Avus – ou Black Bird
Essa ave gigante deu o que falar por muito tempo na comunidade de fãs de Shadow of the Colossus. Os principais rumores a anos atrás eram de que haveria um 17° colosso escondido no game, chamado de Black Bird. Muito disso aconteceu por conta de um bug que mostrava a sombra de um pássaro enorme passando por cima do jogador, que nada mais era do que um bug de Avus que não foi removido da versão final. Também chamado de Roc pelos desenvolvedores, esse pode ter sido o colosso que mais esteve próximo de estar no jogo entre os que foram excluídos. Ele teria sido removido por conta de problemas de colisão, além de sua batalha ser muito semelhante a de Avion e Phalanx alados.
Saru
Esse é um dos inimigos excluídos de Shadow of the Colossus mais misteriosos e com menos informações sobre. Saru é um nome que em japonês significa algo semelhante a macaco, e isso não é por acaso, já que a aparência do colosso é muito próxima de um. Seu comportamento também seria semelhante a de um primata, com ele se pendurando pelas estalactites de uma caverna para atacar Wander, enquanto o jogador precisa derrubá-lo para poder vencer a batalha. Os motivos para exclusão desse chefe da versão final do game não foram revelados até hoje.
Sirius
Esse colosso lembra muito um javali e não seria muito maior que Celosia e Cenobia, outros inimigos semelhantes que foram para versão final. Em sua batalha seria preciso usar a égua Argo para conduzir a criatura até uma estrutura de pedra em que ela ficaria presa e seu ponto fraco seria exposto para Wander atacar. Sirius foi removido de Shadow of the Colossus pois, segundo os desenvolvedores, a maneira de derrota-lo não estava dando certo. Ainda assim, a estrutura de pedra que seria usada em sua batalha foi para versão final do projeto.
Aberth
Com a aparência de uma aranha gigante com pernas compridas, esse colosso iria até mesmo incluir uma nova movimentação em Shadow of the Colossus, em que Wander dá um golpe de espada enquanto monta no Agro. Isso seria necessário pois, para derrotar Aberth, também chamado de Spider pelos desenvolvedores, seria preciso atacar suas pernas e fazer com que ele caísse para que pudesse ser escalado. O diretor do jogo, Fumito Ueda, comentou que achou “deselegante” o game incluir um movimento especial apenas para um inimigo, e então cortou o chefão da verrsão final.
Dionin
Um dos colossos excluídos mais queridos pelos fãs, e supostamente uma das batalhas mais difíceis que Shadow of the Colosssus não teve, Dionin é um verme do deserto gigante, sendo chamado de “Worm” pelos desenvolvedores. O inimigo seria enfrentado por Wander e até os dias de hoje, pouca informação seria revelada sobre ele, tendo até mesmo poucas imagens em boa qualidade que permitam que os jogadores criem teorias sobre sua batalha. No livro de artes conceituais, é dito que seu ponto fraco estaria em sua base, mas também não há fotos que indiquem como ele seria. O colosso também conta com uma grande boca, muito provavelmente usada para devorar o protagonista durante a luta.
Um projeto brasileiros de Shadow of the Colossus
O projeto Tribute to Shadow of the Colossus é uma ideia brasileira conduzida por fãs que tem uma proposta muito interessante: desenvolver os 8 principais colossos excluídos do game. O jogo não tem data prevista de lançamento, mas está sendo criado e terá as estratégias para derrotar cada inimigo mantidas em segredo até ser disponibilizado a público. A ideia é fazer com que os jogadores mantenham a sensação de descoberta que o game original tinha. A produção está usando o Unity para realizar o projeto, e planeja que ele possa ser jogado na maior parte dos computadores, sejam eles Windows, Mac ou Linux.