Shigeru Miyamoto: conheça sua história

Shigeru Miyamoto: conheça sua história

Para falar de qualquer jogo famoso da Nintendo, precisamos falar de Miyamoto. É por isso que, dessa vez, vou tirar um tempo para contar um pouco mais sobre esse grande gênio da indústria de videogames. 

Nascimento e infância

Shigeru Miyamoto nasceu em 16 de novembro de 1952 em Sonobe – atualmente chamada de Natan -, uma cidade rural. Sua família tinha origem humilde; o pai ensinava inglês e a mãe era dona-de-casa. Eles viviam uma vida simples, em uma casa pequena, sem ter carro ou televisão. Miyamoto montava seus próprios brinquedos com corda e madeira, e gostava de desenhar. Frequentemente, ele brincava de encontrar mundos alternativos em sua casa, o que serviu de inspiração para passagens secretas e puzzles em games que desenvolveu futuramente.

Entrada na Nintendo

Ele se formou em Design Industrial na Faculdade Municipal de Artes de Kanazawa. Seu pai conseguiu uma entrevista para ele na Nintendo, que, na época, era uma reconhecida fabricante de brinquedos e cartas e estava começando a entrar na área de brinquedos eletrônicos. Aos ver as criações e ideias para brinquedos, o presidente Hiroshi Yamauchi resolveu contratar Miyamoto, com 25 anos. Não se sabe se ele fez isso por favor ao pai de Miyamoto que era seu velho amigo ou por que realmente viu um talento a ser lapidade. Mas, de qualquer forma, Miyamoto começou a trabalhar na Nintendo. 

O desenvolver, no entanto, acredita que, se fosse hoje em dia, não teria conseguido o emprego. Segundo ele, o processo é decidido por diplomas. “A Nintendo se tornou uma dessas empresas nas quais graduandos de boas universidades querem trabalhar. Por isso, a competição por vagas se tornou feroz, e muitos dos recrutados recentemente pela Nintendo tendem a ter a maior certificação de universidades de prestígio. Costumo dizer ao Iwata-san: “Se eu estivesse procurando emprego aqui hoje, com minha qualificação universitária, provavelmente não teria sido empregado pela Nintendo!””, afirmou em 2009.

De todo modo, dentro da Nintendo, ele fez ilustrações para arcades e dois anos depois, passou a ser responsável pela arte de Sheriff, uma máquina de fliperama. O primeiro jogo que ele ajudou a desenvolver foi Radar Scope, lançado no fim de 1979.

Radar Scope fez um sucesso modesto no Japão e Minoru Arakawa, CEO da Nintendo na América, resolveu apostar no game para o mercado local, mas não houve interesse do público. Para não ter prejuízo, Arakawa pediu a Yamauchi, o presidente da Nintendo, um novo jogo para ser utilizado nas máquinas de Radar Scope, assim surgiu Donkey Kong, criado por Miyamoto, que foi um sucesso absoluto. 

Em seguida, Miyamoto trabalhou em Mario Bros.,de 1983.  Após o lançamento do Famicom, Miyamoto desenhou dois títulos para ele: Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. O primeiro é considerado uma das salvações do mercado americano de videogames, que estava em crise desde a falência de diversas empresas em 1983.

Não demorou muito para Miyamoto ser nomeado chefe da Nintendo EAD (Nintendo Entertainment Analysis & Development), principal divisão de desenvolvimento de jogos eletrônicos dentro da empresa. 

Na época da 4ª geração de consoles, Miyamoto liderou a criação de vários jogos que foram um marco, entre eles Pilotwings e Super Mario World para Super Famicon e SNED. 

Bom, ele fez muita coisa dentro da Nintendo e se tornou um dos grandes nomes do game design mundial. Já com seu nome reconhecido, ele dirigiu produções gigantes do Nintendo 64, como Super Mario 64. Você pode conferir um pouco mais sobre o desenvolvimento do game aqui.  

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke