The Elder Scrolls V: Skyrim é um dos games mais conhecidos e premiados de todos os tempos. Lançado em 2011, o título foi vencedor do prêmio de jogo do ano, além de ter ganho milhares de fãs pelo mundo que se divertem até os dias de hoje explorando a província fictícia criada pela Bethesda. No Metacritic, Skyrim é um dos jogos mais bem avaliados do site, com uma nota média de 94 entre as avaliações da crítica especializada e 8,4 entre as avaliações dos usuários. Comercialmente, o game também foi um sucesso, com a empresa, recentemente adquirida pela Microsoft, lançando diferentes versões até o dia de hoje, principalmente para os consoles da nova geração. Além das inovações técnicas que houveram na época, um dos principais motivos que fez com que o RPG se tornasse um dos maiores sucessos do mercado é a quantidade de possibilidades que ele oferece aos jogadores.
No mundo criado pela Bethesda, é possível criar seu próprio personagem, escolhendo não apenas seu nome, como também sua aparência e até a raça que ele terá, um elemento que irá afetar em toda gameplay do jogo. Além disso, como muitos outros títulos de RPG, é possível conhecer diferentes guildas pro Skyrim e se tornar membros delas, o que pode oferecer ao jogador diversos benefícios, como armas e armaduras próprias, além de poder acompanhar diferentes histórias que cada uma dessas facções oferece, tendo uma experiência ainda mais completa do que o game tem a oferecer. Entre as principais irmandades possíveis de se encontrar por Skyrim, estão os Companions, a guilda dos guerreiros e uma das mais cobiçadas entre os players que acabaram de começar sua jornada. Para aqueles que buscam se tornar um membro da organização, separamos um guia com tudo que será preciso fazer.
Quem são os Companions?
Os Companions são uma das organizações mais famosas entre a comunidade de Skyrim, e uma das que a maior parte dos jogadores mais tem interesse em se juntar quando começa no game e procura um grupo para fazer parte. Essa irmandade é basicamente a guilda dos guerreiros do game, funcionando como uma organização oficial de mercenários, funcionando de forma semelhante ao Grêmio dos Lutadores, outro grupo conhecido que já apareceu na franquia, mas não existe mais na província em que o jogo se passa. Ainda que tenha importância e influência pro Skyrim, os Companions não possuem um líder oficial desde a morte de seu fundador, Ysgramor, também conhecido como “Arauto de Todos Nós” pelos membros da guilda. O principal responsável por tomar decisões na irmandade é o “Arauto”, cargo que será ocupado por Kodlak no início da gameplay, um nome importante para aqueles que desejam fazer parte do grupo.
Como entrar para os Companions em Skyrim?
Os Companions deve ser a primeira guilda que o jogador terá contato enquanto joga Skyrim, Pouco depois de fugir de Helgen e ir para Riverwood, o protagonista será mandado para Whiterun, a cidade grande próxima ao vilarejo. Logo nos arredores, fora dos muros do local, será possível ver um grupo de pessoas lutando contra um gigante. Como alguns players mais desavisados podem perceber no início de suas jornadas, os gigantes não são inimigos fáceis de derrotar em Skyrim, podendo lançar os personagens longe com apenas um golpe de suas armas. No entanto, esse gigante em específico não deve ser um problema, já que os guerreiros na batalha dão conta da criatura e a matam rapidamente, com o personagem principal podendo escolher entre apenas observar ou ajudar na luta. As pessoas no combate são alguns membros dos Companions, a guilda dos guerreiros no jogo.
Após os guerreiros derrotarem o gigante e o jogador se aproximar, uma integrante da equipe irá interagir. Se trata de Aela, a Caçadora, uma personagem relativamente conhecida de Skyrim. Ela irá questionar caso o player decida apenas observar a luta, e parabenizar suas habilidades caso a decisão seja de ajudar. Após isso, entre as possíveis continuações da conversa, o protagonista poderá perguntar o que são os Companions, com a personagem dando uma breve explicação sobre o grupo e sua função não apenas com a comunidade de Whiterun, mas de toda província de Skyrim. Além disso, a pergunta de como ingressar na guilda poderá ser feita, a qual Aela irá responder que não é ela quem decide isso, mas sim o líder da organização e, caso haja interesse em ingressar no grupo, o jogador deverá falar com o “arauto” da irmandade, Kodlak, que poderá ser encontrado no Jorrvaskr, a casa dos Companions.
Vale ressaltar que o jogador pode ter perdido a chance de interagir com a Aela logo que chegou em Whiterun. Caso siso tenha acontecido, basta ir direto ao Jorrvaskr e conversar com qualquer um dos membros que estejam presentes no local e o resultado será o mesmo, eles irão direcionar o protagonista a Kodlak para que o arauto diga sua opinião. Após falar com o personagem, ele irá pedir para que Vilkas, outro membro da organização, que se opõe a entrada de um novo membro, dê um treinamento para o jogador, no que será uma espécie de teste para mostrar um pouco de suas habilidades sem o uso de magia. A tarefa seguinte será levar a espada de Vilkas para a forja dos Companions, local em que será possível encontrar Eorlund, um dos melhores ferreiros de Skyrim. Este, por sua vez, irá pedir para que o protagonista leve o escudo de Aela de volta à personagem.
Após várias pequenas tarefas, o jogador finalmente terá uma missão um pouco mais completa que precisará realizar em Skyrim para finalmente poder ingressar nos Companions. Vale ressaltar que a missão final para se juntar a guilda pode variar entre as gameplays. Após concluir o que lhe foi ordenado, a facção irá fazer um ritual de iniciação para seu novo membro e, após isso, o protagonista precisará escolher uma cama nos aposentos da guilda. Depois de ter um local próprio para dormir, o jogador ainda terá um local seguro para guardar seus itens e economizar espaço no inventário, além de ter acesso a outros benefícios por fazer parte do grupo, como a Skyforge. Ainda assim, o mais interessante em se juntar aos Companions é a quantidade de histórias disponíveis nas missões liberadas, já que essa é uma das facções mais interessante de Skyrim, além de possibilitar a transformação em lobisomem.
É possível virar Lobisomem em Skyrim?
Um dos principais motivos que muitos jogadores escolhem os Companions para ser a primeira guilda a se juntar é o fato de que eles possibilitam a transformação em lobisomem. No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar a primeira vista, esse benefício – ou maldição – não pode ser adquirido logo após ser aceito na organização. A licantropia, doença que permite a transformação, só é disponível para membros do “Círculo”, o grupo de confiança moderado pelo Arauto que ajuda a tomar as decisões sobre a irmandade. Após realizar algumas missões e conquistar a confiança dos outros membros, Skjor, um dos participantes do grupo, irá oferecer o dom para o protagonista, que poderá aceitar ou recusar a oferta. Caso a decisão seja de ganhar a capacidade de virar um lobisomem, um ritual será feito abaixo da Skyforge e o jogador irá adquirir a doença, podendo se transformar uma vez por dia.
Vale ressaltar que se tornar um lobisomem em Skyrim não dá ao jogador apenas vantagens. No game, existe um bônus por dormir, que não poderá mais ser adquirido após o ritual da licantropia. Além disso, toda a história dos Companions no jogo envolve a questão da transformação e a batalha da guilda dos guerreiros contra outro grupo presente na província: os Silver Hands. Essa organização, formada por vâmpiros, é conhecida justamente por caçar lobisomens e portanto, sendo os maiores inimigos na história dos seguidores de Ysgramor. É possível até mesmo que algum membro da Silver Hand aborde o protagonista em alguma aventura e faça perguntas sobre os Companions. Caso o player responda de maneira correta, eles irão atrás de outros membros e a guilda, por sua vez, irá expulsar o personagem principal. Além disso, na própria história dos mercenários é possível curar a própria licantropia e de outros membros da irmandade, menos de Aela, que nunca aceita ser curada.