The Elder Scrolls V: Skyrim é um dos games mais conhecidos e premiados de todos os tempos. Lançado em 2011, o título foi vencedor do prêmio de jogo do ano, além de ter ganho milhares de fãs pelo mundo que se divertem até os dias de hoje explorando a província fictícia criada pela Bethesda. No Metacritic, Skyrim é um dos jogos mais bem avaliados do site, com uma nota média de 94 entre as avaliações da crítica especializada e 8,4 entre as avaliações dos usuários. Comercialmente, o game também foi um sucesso, com a empresa, recentemente adquirida pela Microsoft, lançando diferentes versões até o dia de hoje, principalmente para os consoles da nova geração. Ainda que as inovações técnicas tenham sido um dos principais fatores que levaram ao sucesso do game, a quantidade de missões e atividades que o jogo oferecia ao jogador também foi um dos grandes destaques da produção.
No mundo criado pela Bethesda, é possível criar seu próprio personagem, escolhendo não apenas seu nome, como também sua aparência e até sua raça, com esses elementos podendo afetar em toda a aventura pela frente. Entre as principais possibilidades que Skyrim oferece, está a de decidir como o personagem irá se relacionar com os outros e quais métodos para enfrentar seus inimigos serão usados. Entretanto, nem todo RPG pode estar completo sem um companheiro de aventura para ajudar a derrotar os diferentes adversários que aparecem pelo caminho, e Skyrim também não deixa a desejar nesse ponto. Ao longo da jornada, é possível encontrar diversos personagens que podem servir como os chamados “companions”, que irão andar junto ao Dragonborn e lutar suas batalhas. Pensando nisso, separamos uma lista de quais são os principais companions que podem ser encontrados no jogo e como eles podem ser úteis para cada tipo de jogador, além de como fazer com que eles aceitem fazer parte da aventura do protagonista.
Confira 5 companions em Skyrim que você precisa conhecer:
Cícero
Cicero é um dos personagens mais marcantes para aqueles que jogaram Skyrim e fizeram mais do que as tarefas das missões principais. Esse coadjuvante é um dos principais membros da Dark Brotherhood, a guilda dos assassinos de Skyrim, e uma das facções que os jogadores mais se interessam em entrar em suas jornadas pelo game, principalmente por ser uma das organizações que mais trabalham os artifícios de furtividade, além de ter uma das histórias mais interessantes do título. Com a aparência de um bobo da corte, é difícil não prestar atenção no assassino logo que ele dá as caras no jogo, principalmente por ser possível encontra-lo antes mesmo de ingressar na irmandade, em uma missão secundária em que ele aparece próximo a cidade de Whiterun, com uma carroça quebrada com um caixão em cima, pedindo para que o protagonista convença o dono da fazenda mais próxima a ajuda-lo em sua jornada, consertando o veículo.
No entanto, para ter Cícero como companion em Skyrim é necessário tomar uma importante decisão durante a linha de missões da Dark Brotherhood, já que o personagem é um dos mais ativos na história e participa de um dos momentos mais controversos da trama. Após discordar de várias atitudes de Astrid, a líder da irmandade, ele traí a organização e foge para outro Santuário, fazendo com que o jogador vá atrás dele e tenha que tomar a decisão de mata-lo ou poupar sua vida. Caso o jogador mate Cícero, ele consequentemente não poderá mais ser seu companheiro de aventuras, no entanto, a opção se tornará possível caso o personagem principal decida deixa-lo vivo mesmo após trair a guilda dos assassinos. Ainda assim, matar o bobo da corte não irá impedir totalmente que a adesão de um bom companion, já que os dois iniciados que aparecem no Santuário de Dawnstar após a conclusão das missões da irmandade tem as mesmas características do falecido membro.
Aela
Aela, a Caçadora, é uma das personagens mais conhecidas em Skyrim, principalmente por ser uma das primeiras guerreiras que cruzam o caminho do jogador no início da jornada. Com cabelos ruivos e uma tatuagem de guerra na cara, além de ter um visual marcante, ela também é uma das principais responsáveis por ajudar o personagem principal a ingressar nos Companions, a guilda dos guerreiros de Skyrim. Assim que o jogador se aproximar de Whiterun, a primeira grande cidade visitada durante jornada do game, será possível ver Aela e outros membros da organização enfrentando um gigante, um dos seres mais difíceis de serem derrotados no game, principalmente por seu tamanho e força. Neste momento, o jogador pode escolher entre ajudar os guerreiros a matar a criatura ou apenas observar o que está acontecendo, o que irá acarretar em um diálogo que irá proporcionar com que o jogador entre na irmandade futuramente.
Como a maior parte dos companions associados a uma guilda em Skyrim, como é o caso de Aela ou de Cícero, para contar com eles como acompanhante em uma aventura, é necessário cumprir algumas das principais missões relacionadas a organização. Portanto, para ter a Caçadora ao seu lado é necessário passar por boa parte das tarefas relacionadas aos Companions, o que por sua vez não deve ser um problema para o jogador, já que essas estão entre as missões mais interessantes do jogo, podendo fazer com que o protagonista se torne um lobisomem, um dos melhores poderes de Skyrim. Desta forma, é possível ter Aela ao seu lado durante o jogo, sendo ela uma das companheiras mais úteis do título, principalmente para aqueles jogadores que gostam de um combate mais direto, indo para cima dos inimigos com espada e armadura pesada, com a Caçadora servindo bem como um reforço, utilizando seu arco e flecha para derrotar os inimigos que aparecerem pela frente.
Lydia
Lydia ficou conhecida em Skyrim justamente por ser a primeira companion que o jogador consegue no game caso tenha seguido a linha das missões principais. A personagem aparece na trama logo após o jogador recuperar a tábua pedida pelo mago de Whiterun para desvendar o mistério por trás da volta dos dragões e a batalha contra o segundo dragão que aparece durante a aventura. Como recompensa pelos serviços prestados à cidade e seu povo, tanto com a missão da dungeon quanto ao enfrentar a criatura, o jogador recebe Lydia, que fica a sua disposição para ajudar no combate contra outros inimigos ou carregar itens indesejados pelo protagonista no momento. A principal vantagem de Lydia é sua versatilidade, já que ela pode ajudar a maior parte dos jogadores independente de seu estilo de jogo, seja auxiliando nos combates com o arco e flecha, a distância, ou mais diretamente, usando a força da espada. Ainda assim, ela não é muito eficiente com magias.
Vale ressaltar que também é possível se casar com Lydia, e ela está entre as melhores opções entre esposas e maridos de Skyrim. Assim como outros personagens que podem se unir romanticamente com o Dragonborn, Lydia tem algumas vantagens únicas que irão influenciar na jornada como um todo. A principal delas é a financeira, já que a guerreira irá abrir uma loja na cidade, o que irá render 100 moedas de ouro por dia para o jogador. Desta forma, Lydia se torna não apenas uma das melhores companions de Skyrim, ajudando nos combates contra alguns dos inimigos mais poderosos do jogo, mas também uma excelente opção de casamento para aqueles players que estão pensando em ter uma esposa no game.
Uthgerd, the Unbroken
Uthegerd é uma das primeiras companions que o jogador pode ter em Skyrim, principalmente por ser encontrada em Whiterun, logo em uma das primeiras tavernas que o jogador entra. Outro motivo que faz com que Uthgerd seja uma das principais companions a serem escolhidas no começo da jornada, é que não é tão difícil fazer com que ela se una ao jogador para ajuda-lo a derrotar inimigos pela província ou invadir algumas dungeons perigosas cheias de mortos vivos e adversários poderosos. Enquanto alguns acompanhantes do jogo pedem que o Dragonborn façam algumas missões para ele, ou até mesmo seja necessário fazer algumas das principais missões de sua guilda, como é o caso de Cicero ou Aela, a Caçadora, com Uthgerd, basta entrar em uma briga com ela. Sim, você não leu errado, para ter a guerreira ao seu lado, basta conversar com ela, que estará sentada, bebendo no bar, e desafia-la para um confronto, valendo 200 moedas de ouro. Ela irá aceitar, e vocês irão partir para os socos, sem armas ou feitiços.
Ter Uthegerd ao seu lado em Skyrim não irá depender do resultado do combate feito no bar, embora recomendemos que o jogador faça de tudo para vencer essa briga, já que essa é considerada uma das melhores acompanhantes para se ter no início da jornada e não aconselhamos ninguém a perder 200 moedas de ouro logo nos primeiros passos da aventura. Além disso, como a própria aparência de Uthegerd insinua, junto da sua disposição para brigar com o Dragonborn no meio do bar e apostar em seus próprios punhos com confiança, ela é uma eximia guerreira, podendo utilizar diferentes tipos de armas, como espadas longas e até mesmo arco e flecha, e sendo uma das companions mais resistentes do game. No início da jornada, será necessário invadir algumas dungeons perigosas por Skyrim, e a personagem pode ajudar muito nessa tarefa quando o jogador ainda não tem as habilidades tão avançadas.
Serana
Serana é uma companion que pode não ser tão conhecida por todos os jogadores de Skyrim, já que ela não está no game principal. Como a maior parte dos games de sua geração, The Elder Scrolls V teve algumas DLCs, cheias de conteúdo adicional e novidades que não estavam no jogo lançado em 2011. Em uma dessas extensões, chamada de Dawnguard, o jogador pode se aliar a um grupo, de mesmo nome do título, dedicado a caçar vampiros. Além da tarefa de eliminar os seres de Skyrim e de adicionar diversos novos inimigos para serem enfrentados na província, o jogo também adiciona uma nova linha de história. Entre as principais adições da DLC, está Serana, uma companion que pode ser mais do que útil durante as aventuras do dargonborn pela província, sendo considerada por muitos jogadores como a melhor companheira de todo o jogo.
Ainda que a organização Dawnguard, que dá nome a DLC, seja focada em caçar vampiros, uma série de reviravoltas irá acontecer durante a sequência de missões dessa guilda, um dos fatores que fazem com que essa seja uma das melhores expansões do jogo e uma das histórias mais interessantes de Skyrim. Desta forma, Serana é uma vampira que acabará se aliando ao Dragonborn durante sua jornada e poderá usar alguns de seus poderes para derrotar os inimigos que entrarem no caminho do protagonista. Vale ressaltar que, em Skyrim, os vampiros tem algumas vantagens em relação a outras espécies, sendo um dos seres mais poderosos do game, e isso também vale para Serana. Além disso, a personagem também é uma especialista em utilizar magias, podendo derrotar inimigos que aparecem no caminho utilizando feitiços e equilibrando a gameplay de jogadores que preferem utilizar o arco e flecha e sofrem com muitos adversários se acumulando em seu caminho de uma só vez.