Sony revela novo controle focado na acessibilidade

Sony revela novo controle focado na acessibilidade

Durante sua apresentação na CES 2023 (Consumer Electronics Show), a Sony revelou o seu mais novo projeto na área da acessibilidade voltado para gamers. Batizado de Project Leonardo, o item revelado é um controle modular altamente customizável voltado para pessoas com deficiências físicas, que honra o slogan da PlayStation, que diz que “jogar não tem limites”.

Para criar o dispositivo, a companhia consultou diversas organizações que tem como foco as pessoas com deficiência, como a AbleGamers, SpecialEffect e a Stack Up. Assim, além de trazer um alto nível de customização voltado para tornar a experiência de jogar mais confortável para todos, alguns dos recursos inseridos no projeto são:

  • Mapeamento de botões: Os botões podem ser programados para qualquer função suportada pelo controle e até mapeados para a mesma função. Entretanto, os jogadores só conseguem mapear duas funções (como “R2” + “L2”) no mesmo botão;
  • Perfis de controle: Algo que já está presente no DualSense Edge (controle pro para PlayStation 5), os perfis permitem que jogadores possam salvar suas configurações pessoais programadas em diversos perfis de controle e alternar facilmente entre eles, programando o Project Leonardo de acordo com as necessidades de cada jogo.
Imagem promocional da customização presente no Project Leonardo
Imagem: Divulgação / Sony

Filosofia de desenvolvimento

A iniciativa do Project Leonardo expande a filosofia dos títulos exclusivos recentes publicados nos consoles PlayStation, que tem trazido cada vez mais opções de acessibilidade para jogadores que possuam alguma deficiência. Dentre os destaques na área ficam com o remake The Last of Us Parte I e God of War Ragnarök, que venceram prêmios devido a sua grande variedade em opções de acessibilidade.

Porém, as opções disponíveis dentro dos jogos era algo limitado, em certo nível, a auxílios para pessoas com deficiências visuais e auditivas, não sendo voltada para deficiências físicas. Por conta disso, o Project Leonardo pode ser uma ótima notícia para que as PCD tenham uma forma de aproveitar os jogos exclusivos dos consoles da Sony.

Como uma forma de revelar mais sobre o desenvolvimento do novo controle, a Sony divulgou um vídeo com diversos relatos da comunidade de PCD falando sobre o Project Leonardo. Confira:

Mais informações sobre o projeto, que ainda está em desenvolvimento, podem ser conferidas no blog oficial de PlayStation.

Microsoft já conta com um controle para PCD

O anúncio da Sony é um grande aceno da empresa para o público PCD, mas também é uma boa jogada de mercado para competir com a Microsoft. Isto porque a rival lançou, em outubro de 2022, o Xbox Adaptative Controller.

Assim como o Project Leonardo, o controle da Xbox também é voltado para pessoas com deficiência e traz um alto nível de customização para ser o mais pessoal possível para cada jogador.

Outros anúncios

A apresentação da Sony na CES 2023 também revelou que o jogo de corrida Gran Turismo 7 receberá uma atualização gratuita com suporte ao PlayStation VR2, novo headset de realidade virtual da Sony. Aproveitando o momento, a empresa também revelou o primeiro teaser para o filme que levará a franquia Gran Turismo para os cinemas.

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro

Jornalista pindamonhangabense, 25 anos, entusiasta de suporte maguinho