Início » Notícias » Jogos de speedrun: o que é isso?

Jogos de speedrun: o que é isso?

O que é speedrunner?

Frequentemente saem notícias aqui no site sobre um novo recorde de speedrunner em algum jogo, mas afinal, o que diabos é um speedrunner? O que são jogos de speedrun? Pensando que tem muita gente que não conhece esse termo, achei necessário fazer uma matéria especial para explicar melhor sobre isso. Bom, então vamos lá…

Resumindo bastante, speedrunning é a técnica de completar um jogo na menor quantidade de tempo possível com a intenção de bater um recorde ou superar a si mesmo. Claro que, para isso, é necessária muita prática e concentração. O speedrunner pode fazer ainda uso de glitches e bugs no código do game. Ah, mas não se engane, usar essas falhas é bem diferente do que usar cheats, pois elas não mexem com nenhum hardware ou software externo. Na verdade, estão inclusas no próprio jogo – os desenvolvedores apenas não querem que as pessoas vejam.

Confira um exemplo de speedrun aqui embaixo:

É divertido demais assistir esses vídeos de jogos de speedrun, né? A gente fica embasbacado com tanto talento e habilidade. Chega a ser impressionante.

Você pode encontrar diversos jogadores espalhados pelo Youtube ou na Twitch, em diversos tipos de jogos, desde os mais retrô aos mais modernos.

Categorias

Existem várias categorias de speedrun. Vem comigo que eu explico.

Any%: nesta categoria, o speedrunner precisa terminar o jogo o mais rápido possível, sem precisar concluir todas as missões, coletar todos os itens ou derrotar todos os inimigos. O que importa é chegar no final.

100%: nessa aqui, diferente da Any%, o speedrunner precisa zerar tudo do jogo! Terminar todas as missões, coletar todos os itens e derrotar todos os inimigos. Às vezes, no entanto, nem precisa ser TUDO, o jogador apenas precisa completar uma porcentagem mínima estabelecida pela comunidade.

Low%: como o nome já diz, é preciso terminar o jogo com uma baixa porcentagem, coletando a menor quantidade de itens possível.

Glitchless: nessa daqui, o speedrunner não pode fazer uso das falhas de programação dentro do próprio jogo.

Individual Level: diferente das outras, nessa daqui é preciso conseguir o melhor tempo em uma única fase de um jogo.

Tipos

Real Time Speedrun (RTS): o relógio não para enquanto o speedrunner não chega ao final do jogo e não é permitido pausar.

Single Segment Speedrun: as regras são parecidas com as do RTS, mas o speedrunner pode jogar partes separadas do game e repetir cada parte quantas vezes for necessário de modo a otimizar o tempo.

Tool-Assisted Speedrun (TAS): a partida é pré-programada pelo speedrunner através de um emulador. Assim, o game será jogado por um computador em tempo real.

Recordes de jogos de speedrunner

Existem recordes muito insanos de speedrunner. Sério mesmo. Por exemplo, temos esse aqui de Pokémon Red, que foi zerado em tempo recorde pelo usuário Pokeguy em 1 hora, 45 minutos e 21 segundos. Veja o vídeo:

E esse de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que foi zerado pelo norueguês Torje em apenas 17 minutos e 4 segundos. Veja:

Esse speedrunner brasileiro conhecido como Furious conseguiu zerar Super Mario Word em 41,86 segundos. Confira:

Compartilhe

Letícia Höfke

Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek - principalmente, o Batman.

Veja também