Spider-Man 2: conheça os simbiontes que aparecem no game

Spider-Man 2: conheça os simbiontes que aparecem no game

 

Marvel's Spider-Man 2 finalmente foi lançado e está fazendo sucesso entre o público. O game traz de volta as principais qualidades do título lançado em 2018, além de trazer suas próprias novidades. Além de ser um sucesso de vendas, com mais de 5 milhões de unidades em apenas 10 dias, o projeto da Insomniac também causou boa impressão na crítica, tendo conseguido uma nota 90 entre a média das notas dos jornalistas especializados no Metacritic. Além disso, o game também conseguiu nota 9,1 entre as avaliações do público no mesmo site.

Entre os principais elementos que Spider-Man 2 traz para os fãs do herói, está o Venom, um dos maiores vilões do personagem, já tendo aparecido em diferentes mídias e finalmente dado as caras nos games da Insomniac. O antagonista obtém seus poderes a partir de um simbionte, uma gosma preta alienígena com consciência própria que, normalmente, caí do espaço e encontra um hospedeiro na Terra. Assim como nos quadrinhos, o monstro gigante não é o único simbionte que aparece na história e, pensando nisso, separamos uma lista com todos os derivados do personagem que também estão no game.

 

Quem são os simbiontes dde Spider-Man 2

 

Venom 

Spider-Man 2 Venom

O mais conhecido entre todos os simbiontes do universo do Homem Aranha e principal vilão de Spider-Man 2 é o Venom. O personagem se tornou uma verdadeira referência na cultura pop, ganhando aparições em diferentes mídiais e até mesmo uma música própria. Sendo um dos antagonistas mais carismáticos da Marvel, ele também se destaque muito por conta de seu visual único, aparentando ser uma versão em traje preto do Cabeça de Teia, além do seu tamanho e dentes enormes  na boca, o que chama ainda mais a atenção para ele.

Na história mais conhecida do Venom, ele é Eddie Brock, um fotografo não tão bem sucedido que trabalha no Clarim Diario, ao lado de Peter Parker e outros personagens importantes como J. J. Jameson. No entanto, ainda que seu caráter duvidoso já fosse suficiente para que ele tivesse uma disposição para se tornar um vilão, a verdadeira história do personagem começa através do próprio pratagonista, que tem o primeiro contato com a gosma alienígena.

Assim como em Spider-Man 2, Peter Parker acaba tendo contato com o simbionte do Venom, que por sua vez se junta ao seu traje típico de Homem Aranha. Ainda que o alienígena o deixe mais forte e faça com que o personagem se sinta mais confiante, o elemento tem uma série de efeitos colaterais. Como mostrado no último game da franquia da Insomniac, ou até mesmo em outras mídias, a nova roupa do cabeça de teia também faz com que ele se torne muito mais agressivo, não apenas com seus inimigos, mas até mesmo com seus aliados, como amigos e a própria Mary Jane.

 

Spider-Man 2 Black Suit

Vale ressaltar que o traje preto não necessariamente muda o comportamento de Peter em todas as mídias. Nos quadrinhos originais do Homem Aranha em que o conceito foi introduzido, os únicos efeitos colaterais da roupa eram relacionados ao protagonista sair a noite de forma inconsciente para combater o crime enquanto dormia. No entanto, como a ideia foi bem recebida após ser utilizada na animação clássica da década de 90, ela acabou sendo replicada em cada vez mais mídias, inclusive no próprio Spider-Man 2.

Após perceber os efeitos negativos do simbionte em seu comportamente, Peter Parker se livra do traje, que acaba encontrando em Eddie Brock um novo hospedeiro, e juntos ambos se tornam o Venom. Ainda que a história contada em Spider-Man 2 termine de uma forma semelhante, com Miles Morales, o segundo Homem Aranha, ajudando seu amigo a se livrar do alienígena, o desfecho tem uma diferença grande. No game, o fotografo nem mesmo aparece em carne e osso, se limitando apenas a ser citado em um referência. Quem cumpre o papel de Venom durante a jogatina é na verdade, Harry Osborn, melhor amigo do protagonista.

 

Spider-Man 2 Harry Osborn

A troca de Eddie Brock por Harry Osborn em Spider-Man 2 não é uma surpresa tão grande para fãs que jogaram o primeiro game até o final. No título lançado em 2018, existe uma cena pós-créditos em que é revelado que o melhor amigo de Peter Parker não está na Europa, como mencionado durante a narrativa, mas sim em uma espécie de hibernação, já que ele tem a mesma doença de sua mãe e, caso seu pai não encontre uma cura, ele morrerá. No tanque em que o personagem está dormindo, é possível visualizar alguns tentáculos pretos se movendo, muito semelhantes aos do Venom.

Ainda que alguns fãs mais puristas não tenham gostado tanto da ideia de Harry Osborn ser o Venom, na prática o conceito funcionou, já que a narrativa de Spider-Man 2 encaminha bem os acontecimentos que fazem com que o melhor amigo de Peter Parker se torne um de seus maiores vilões e, principalmente, uma ameaça para toda cidade. Assim como em outras mídias, o processo para o antagonista de fato se tornar o monstro gigante não é tão rápido, com Kraven cumprindo o papel de inimigo principal enquanto o desenvolvimento dos outros personagens acontece.

Após Harry Osborn realmente se tornar o Venom na trama de Spider-Man 2, ele realmente toma o papel de vilão principal e começa a se tornar um problema para todos os personagens, com todo o ato final do game girando ao seu redor. Vale lembra que o papel do antagonista não é apenas em lutas contra o herói, já que existem partes do game jogáveis com ele, em que o jogador controla o monstro pela cidade e até mesmo luta contra inimigos com mecânicas específicas utilizando das habilidades do simbionte. Esse fator fez com que muitos fãs imaginassem a possibilidade de um futuro spin-off estar vindo pela frente.

 

Grito (ou Scream) 

Spider-Man 2 Scream

Grito é uma personagem pouco conhecida do público no geral. Em Spider-Man, ela é chamada de Scream, diferentes dos quadrinhos com a personagem que vieram para o Brasil. O uso da expressão em inglês para se referenciar a personagem se deve a uma política da própria Sony de não traduzir os nomes dos personagens que aparecem nos games da Insomniac. Toda essa ação é feita pensada na globalização da marca, para que o mesmo nome seja utilizado em todos os lugares do mundo e, portanto, o nome em inglês foi mantido.

A aparição de Scream em Spider-Man 2 foi uma surpresa para muitos jogadores. A personagem é como se fosse uma “filha” do Venom, sendo um simbionte que se originou a partir da gosma alienígena do vilão. Ainda que fosse possível que algumas das variações criadas a partir do antagonista original aparecessem, ela nunca teve seu nome tão mencionado quanto outros inimigos, como o Carnificina, por exemplo.

As surpresas envolvendo a Scream não param apenas no fato dela ter aparecido no game, mas também estão relacionadas à hospedeira do simbionte. Em Spider-Man 2, quem é consumida pela alienígena é Mary Jane Watson, a parceira romântica de Peter Parker, que até então, nunca havia feito esse papel em nenhuma mídia. O recurso foi uma estratégia do roteiro, já que ela e seu namorado não estavam no melhor momento da relação, o embate entre ambos os personagens é utilizado como um fechamento para esse conflito da trama.

 

Carnificina 

Spider-Man 2 Cletus Kasady

O Carnificina é um dos inimigos mais queridos da galeria de vilões do Homem Aranha. O personagem não chegou a participar da trama de forma ativa, como a maior parte dos fãs poderia esperar, no entanto foi introduzido para uma sequência, DLC ou até mesmo um spin-off, principalmente porque o principal elemento da sua história, o simbionte vermelho, também já foi introduzido em Spider-Man 2 e deve ser utilizado para futuras histórias produzidas pela Insomniac e ter sua história contada em outra mídia.

Assim como a Scream, o Carnificina também surgiu a partir de um simbionte derivado do Venom, sendo ele o mais famoso entre todas as variações do vilão. O personagem tem um hospedeiro principal e mais famoso, Cletus Kasady, um homem que na maior parte das histórias em que aparece, já é um psicopata antes mesmo de ter qualquer contato com o alienígena. Após o simbionte vermelho, que por sua vez muitas vezes é mais forte que o preto, a situação do criminoso só piora e ele começa a causar o caos por Nova York.

Durante uma missão secundária de Spider-Man 2, apenas Cletus aparece de forma efetiva, ainda que o simbionte em si seja revelado, estando guardado dentro de uma cápsula própria. Na história, o Homem Aranha está investigando uma seita chamada “The Flame”. Conforme os eventos do game se desenvolvem, o cabeça de teia finalmente encontra o líder do grupo, que no caso é o próprio vilão. Por conta de uma série de acontecimentos no final da missão, o herói não consegue capturar o criminoso, que foge, levando consigo o alienígena.

 

Matheus Barbezani Parente
Matheus Barbezani Parente

Gosto de jogos de herói e também sou especializado em jogos da série FIFA, agora conhecida como EA Sports FC. Tenho muita satisfação em ajudar nossos leitores com dicas e truques, especialmente para que tenham muitas conquistas nos jogos que tanto curtimos.