Marvel's Spider-Man 2 finalmente foi lançado e, como esperado, o game se tornou um grande sucesso não apenas comercial, se tornando o exclusivo de PlayStation 5 a vender a maior quantidade de cópias em menor tempo, mas também de avaliações, sendo bem recebido e elogiado. O jogo conquistou uma nota média de 90 entre as avaliações da crítica especializada no Metacritic, além de também ter conquistado o público, tendo uma nota média de 9.1 no mesmo site.
Um dos motivos que levaram Spider-Man 2 a ter uma avaliação tão boa, tanto da crítica, quanto do público, está no fato do game ter trazido de volta alguns dos principais destaques do último game, como a jogabilidade imersiva que faz o jogador realmente se sentir como o Homem Aranha enquanto explora a cidade de Nova York, além de também ter inserido novas mecânicas e elementos e permitir que a gameplay se altere entre partes com Peter Parker e partes com Miles Morales.
Além disso, o jogo também conta uma boa história que, assim como o lançamento de 2018, insere diversos personagens importantes da mitologia do cabeça de teia na trama. E como uma boa história de herói precisa de um vilão a altura, Spider-Man 2 traz alguns dos principais inimigos do Homem Aranha, tanto na história principal, quanto em missões secundárias que o jogador pode fazer no vasto mundo aberto oferecido pelo game.
Como já separamos a lista dos principais vilões da galeria do Homem Aranha que estão presentes no modo história do game, também fizemos outra lista para conhecer quais são os vilões que podem ser encontrados e darão trabalho para o jogador durante as missões secundárias de Spider-Man 2.
Vilões das missões secundárias de Spider-Man 2:
Wraith
A Wraith, também chamada de Aparição, não é exatamente uma vilã, porém como não segue os mesmos métodos do Homem Aranha e chega a travar um embate agressivo com o herói, merece entrar na lista. A personagem é relativamente nova até mesmo no mundo dos quadrinhos, tendo feito sua primeira aparição em 2011. Tendo sido criada a menor de 2 décadas, ela não ganhou destaque em nenhum filme do herói e não tem tanto apelo com o grande público mas, ainda que muitos não tenham percebido, ela apareceu no primeiro game da Insomniac, lançado em 2018, mas sem seus trajes de anti-heroína.
Em Spider-Man, de 2018, ela aparece como a Capitã Yuri Watanabe. A personagem tem uma função importante durante a história do game, já que é a única membro da força policial de Nova York que ajuda o cabeça de teia em sua jornada. Ainda assim, mesmo tendo uma participação grande na trama, ela não aparece com a roupa de Wraith, sendo apenas uma das principais pessoas na corporação e tentando diminuir os índices de criminalidade de cidade. Na realidade, isso tem relação direta com ela se tornar uma justiceira, já que um dos principais motivos para essa decisão foi não ter visto melhoras a partir do seu trabalho.
Além da falta de melhora nos problemas da cidade, um evento traumático colaborou para que Yuri Watanabe se tornasse Wraith. Ainda que a personagem tenha terminado a trama do primeiro game como uma policial, as coisas mudaram na DLC “A Cidade que Nunca Dorme”, lançada para Spider-Man posteriormente. No conteúdo adicional, o vilão Hammerhead, também chamado de Cabeça de Martelo, continuou suas atividades criminosas depois dos ataques feitos pelo Dr. Octopus. Em uma das suas ações, ele capturou todos os membros da equipe de Watanabe e matou um por um, na frente da policial, o que fez com que ela ficasse desacreditada dos seus métodos.
Em Spider-Man 2, a personagem cruza o caminho do Homem Aranha enquanto está investigando a atividade de um culto chamado “The Flame”, que posteriormente acaba inserindo outro grande vilão da mitologia do cabeça de teia no segundo game da Insomniac. Vale ressaltar que Peter Parker já sabia da transformação de Yuri Watanabe na vigilante, já que ela mesmo matou Hammerhead na DLC do primeiro jogo. Na sequência, ambos finalmente podem voltar a se encontrar, com o herói tentando convencer sua antiga aliada a abandonar seus métodos.
Carnificina
O vilão que mais chama atenção em missões secundárias de Spider-Man 2 sem dúvidas é o Carnificina. O personagem aparece na trama justamente na missão em que o Homem Aranha enfrenta a Wraith. Após o embate entre o protagonista e a anti-heroína que buscava desmantelar as operações do culto, é revelado que o líder da organização é ninguém mais, ninguém menos, do que Cletus Kasady, o homem que muito provavelmente se tornará um dos inimigos mais perigosos do cabeça de teia.
O Carnificina é um dos vilões mais amados da galeria do Homem de Aranha, muito disso por conta do tom mais agressivo e violento das histórias em que ele aparece, sendo uma verdadeira ameaça para o herói e para qualquer um que entre em seu caminho. Sua origem tem ligação direta com o Venom, que por sua vez, é o vilão principal de Spider-Man 2, o que pode ter feito a Insomniac aproveitar a oportunidade para inserir ambos os inimigos no mesmo título. Nos quadrinhos e na maior parte das mídias em que aparece, Cletus Kasady é o hospedeiro do simbionte vermelho, que saiu diretamente do simbionte preto, como um “filho”.
Sendo um psicopata antes mesm0 de conseguir o simbionte, o personagem se mostra como uma das maiores ameaças para o Homem Aranha, já que o próprio alienígena que se funde a ele é ainda mais forte do que o Venom. Um pouco da frieza de Cletus é mostrada em Spider-Man 2, durante a missão secundária em que ele aparece. Por mais que sua aparição seja curta, com poucas frases e conversa entre ele, o herói ou Wraith, é possível ter noção de suas ações por conta da seita que ele comanda e principalmente, por ter tentado matar o protagonista queimado vivo.
Ainda que tenha uma função relevante no arco do Homem Aranha com Yuri Watanabe, Cletus Kasady passa impune por suas ações no final da missão que aparece em Spider-Man 2. O personagem termina a trama em que foi inserido obtendo o simbionte vermelho e fugindo com o restante de sua seita, deixando em aberto o que irá acontecer na sequência, em uma possível DLC ou até mesmo um futuro spin-off do game em que o vilão retorne.
Mysterio
Mysterio é outro vilão que tem uma participação especial em Spider-Man 2 durante uma das missões secundárias do game. O personagem é um dos mais amados da mitologia do Homem Aranha, já tendo até mesmo aparecido nos cinemas sendo interpretado por Jake Gyllenhaal, um dos maiores atores da geração. Como não apareceu no primeiro game, apenas sendo referenciado, a Insomnaic aproveitou as expectativas dos fãs para colocar o inimigo na sequência, mas de uma forma um pouco diferente do esperado.
No universo dos games, Mysterio é um vilão recuperado. Depois de já ter apanhado muito do cabeça de teia, ele decidiu largar a vida do crime e se tornar um cidadão comum, porém como tem uma fama como super vilão, não conseguiria um emprego que não fosse associado ao personagem que criou. Desta forma, em Spider-Man 2, Quentin Beck utilizou sua imagem para se tornar uma atração em um parque de diversões.
Ainda assim, existem uma missão em Spider-Man 2 em que é possível enfrentar o personagem. Em uma trama em que o Homem Aranha de Miles Morales precisa investigar o desaparecimento de duas garotas, ele termina a história em uma luta contra o vilão, que é o principal suspeito de ter cometido o crime. Toda a história tem um ar de suspense, já que o personagem estava recuperado e não cometia mais crimes e, portanto, existe a esperança de não ser realmente ele que tenha feito algo com as garotas. O final da missão, como era de se esperar, tem um final inusitado.