Por que Starfield não irá ser lançado para PlayStation?

Por que Starfield não irá ser lançado para PlayStation?

A Bethesda é conhecida por lançar seus RPGs com universos muito bem construído, com histórias vastas e muito foco na ambientação, em que o jogador anda pelo mundo e se sente parte de um ambiente vivo e cheio de detalhes que fazem toda a diferença, como é o caso da franquia The Elder Scrolls e Fallout. Desta forma, por mais que nem todos os títulos que a desenvolvedora lança sejam clássicos instantâneos, muitas vezes sendo afetados por bugs, a maior parte da comunidade gamer tende a esperar bons projetos vindo da empresa americana. O próximo jogo que será lançado pelo estúdio, Starfield, é um exemplo do que a Bethesda é capaz, criando expectativa desde que foi anunciado oficialmente e, posteriormente, aumentando o hype com cada trailer e informação lançada sobre o RPG de exploração espacial.

Starfield é considerado um dos jogos mais esperados de 2023, com muitos jogadores esperando para ver se o título irá atender ou até mesmo superar as expectativas sobre ele. O game promete colocar o player para explorar o universo, buscando diversos planetas, muitos deles com fauna e flora diferentes, criando verdadeiros mundos vivos e diferentes entre si, ainda que, segundo alguns comunicados recentes dados pelos desenvolvedores, apenas 10% dos planetas disponíveis tenham vida, um número que pode parecer baixo, mas levando em consideração o número de locais para explorar, deve render boas aventuras para os jogadores durante suas jornadas. Também estarão disponíveis diversas naves que serão utilizadas para fazer as viagens pelos sistemas e cada arma que o jogador poderá utilizar para derrotar seus inimigos.

Com tantas possibilidades que a Bethesda oferece para em Starfield, a maior parte da comunidade quer conferir o projeto o quanto antes, principalmente levando em consideração as tecnologias atuais, tanto dos consoles de última geração, quanto do PC. No entanto, nem todos os jogadores irão poder fazer parte do lançamento do game, mais especificamente aqueles que utilizam o PlayStation 5. Já era esperado que Starfield não fosse disponibilizado para consoles da antiga geração, no entanto, a revelação de que os aparelhos produzidos pela Sony não iriam ter acesso ao jogo foi uma surpresa para os fãs. Para quem não entendeu muito bem a história, explicamos os motivos que levaram o jogo mais aguardado do ano não ser lançado para um dos maiores aparelhos do mercado e quais as declarações das marcas sobre isso.

 

Quando foi revelado que Starfield seria um exclusivo?

Starfield

A maior parte dos rumores envolvendo o lançamento de Starfield apenas para dispositivos da Microsoft começaram a surgir em 2021. O jogo foi anunciado na E3 de 2018 e, até então, boa parte dos jogadores acreditavam que ele seria lançado para maior parte dos consoles do mercado, principalmente por dois motivos. O primeiro deles era o histórico da Bethesda, já que até então, a empresa havia lançado seus principais produtos para maior parte dos dispositivos do mercado. Grandes exemplos disso são Skyrim, o 5° game da série The Elder Scrolls, que até hoje é lançado para as novas gerações, tanto da Sony quanto da Microsoft. O segundo motivo é o tamanho da ansiedade da maior parte dos gamers desde que Starfield foi anunciado, criando uma tendência de que a maior parte dos jogadores da nova geração teriam acesso.

No entanto, uma situação mudou todo o cenário do lançamento de Starfield. Em 2021, mesmo ano em que, futuramente, o jogo seria confirmado como um exclusivo, a Bethesda foi adquirida pela Microsoft. Após alguns embates judiciais nos Estados Unidos, principalmente burocráticos, para avaliar se o negócio poderia indicar um monopólio do cenário tecnológico, a compra foi aprovada pelos órgãos reguladores de mercado americanos e a desenvolvedora se tornou oficialmente propriedade da empresa de tecnologia. A própria aquisição fez com que os rumores de exclusividade surgissem, afinal de contas, seria do interesse da proprietária do Xbox, o grande rival do PlayStation, que um dos maiores lançamentos futuros do mundo dos games fosse disponível apenas para seu principal dispositivo.

A confirmação oficial por meio de grandes nomes da Microsoft também veio em 2021, com uma publicação feita no Twitter. A conta “The Red Dragon”, focado no mundo dos games, postou um trecho de uma entrevista com Pete Hines, até então vice-presidente de marketing e comunicação global da Bethesda à anos. Na ocasião, o executivo foi questionado sobre a possibilidade de Starfield ser lançado para PlayStation 5, pensando na grande comunidade de jogadores que utilizam o console e perderiam a oportunidade de testar um dos maiores projetos da desenvolvedora. A resposta de Hines foi otimista em relação ao tema, dizendo que as portas estavam abertas e insinuando que a chegada do game ao dispositivo da Sony ainda era possível, deixando os fãs ansiosos para uma possível mudança da situação.

No entanto, o sonho durou pouco, já que outro nome importante da indústria, Aaron Greenberg, apareceu para jogar um balde de água fria nos fãs que jogam pelo PlayStation 5. Greenberg não é um nome associado à Bethesda, mas sim ao próprio Xbox, principal console da Microsoft. Na época, ele era muito conhecido por ser o gerente geral de marketing do Xbox Games, passando para o cargo de vice-presidente de marketing do Xbox Games em setembro do mesmo ano. Respondendo a publicação do The Red Dragon, ele afirmou não haver possibilidade de Starfield deixar de ser um exclusivo da Microsoft. Até então os executivos da Microsoft já haviam confirmado a intenção de fazer do projeto um exclusivo para Xbox Series X e S, além do PC, e o tweet foi o último prego que faltava no caixão para que isso fosse uma certeza.

 

Starfield será lançado exclusivamente no Xbox Series X|S e PC em 11 de novembro de 2022. Os membros do Game Pass também podem jogá-lo no primeiro dia no Xbox e no PC. Sei que já dissemos tudo isso antes e nada disso mudou ou mudará.

 

 

Vale ressaltar que, caso Starfield também chegasse para PlayStation 5, a data de lançamento do jogos seria bem diferente. Atualmente, após alguns adiamentos, o jogo está marcado para chegar ao público em 6 de Setembro de 2023, daqui aproximadamente 1 mês. No entanto, caso não fosse um exclusivo da Microsoft, a data provavelmente seria apenas em 2024. Segundo o que os executivos do Xbox disseram sobre como seria o desenvolvimento do game para outros consoles, o processo inteiro seria dificultado. Segundo as declarações, seria mais fácil desenvolver o título para apenas uma plataforma, ao invés de ter que adaptar toda a complexidade do projeto para outra plataforma com configurações totalmente diferentes, o que atrasaria a produção e faria com que o público só conferisse o trabalho alguns meses depois da data atual.

 

Starfield quase foi um exclusivo do PlayStation

Embora Starfield tenha se tornado um exclusivo da Microsoft, o jogo quase foi para o caminho oposto. Durante uma entrevista, Phil Spencer, o CEO da divisão de games da Microsoft e, portanto, a mente por trás de tudo que envolve o Xbox, revelou em uma entrevista que a Sony estava em negociações para lançar o jogo somente para o PlayStation 5. Ao que tudo indica, um dos principais motivos que levou a gigante da tecnologia a adquirir a ZeniMax, empresa americana detentora da Bethesda, foi justamente impedir que um dos maiores lançamentos da década fosse apenas do aparelho rival, revertendo a situação, para alegria daqueles que jogam no Xbox e tristeza dos jogadores mais assíduos do PlayStaiton.