Starfield tem sido um dos games mais aguardados de 2023. O jogo é desenvolvido pela Bethesda, um dos maiores estúdios do mundo dos games e um dos que mais agradou os fãs com lançamentos durante os anos, embora tenha tido alguns títulos não tenham tido o sucesso esperado. Entre os principais produtos da empresa americana está a série Fallout, que tem mais de 5 jogos, além de The Elder Scrolls, uma das franquias de maior sucesso, principalmente pelo seu 5° game, Skyrim, que foi um sucesso de crítica e público, ganhando milhares de prêmios e amado até os dias de hoje.
O estúdio é muito famoso por produzir jogos de RPG, e quando anunciou sua nova produção, Starfield, a maior parte dos fãs ficaram interessados sobre o que estava vindo, principalmente por reconhecerem o potencial do projeto, se tratando de uma das maiores obras da empresa até então. Para quem viu pouco ou está muito ansioso para finalmente poder jogar depois da estreia, separamos algumas das principais informações que foram disponibilizadas para o público pelos desenvolvedores, desde detalhes da história, estilo do jogo, preço e muito mais.
O anúncio de Starfield
A primeira menção a Starfield por parte dos desenvolvedores da Bethesda aconteceu em 2018, durante a E3 daquele ano. O projeto não foi uma surpresa tão grande, já que alguns dias antes haviam surgido rumores por parte de insiders, não apenas de sua existência, sendo produzido desde 2015, mas também que seu anúncio iria acontecer durante o evento. Ainda que durante o painel quase nenhuma informação concreta sobre o jogo tenha sido revelada pela empresa ou por algum apresentador, os fãs receberam um trailer para aumentar a ansiedade sobre o projeto de RPG com temática espacial.
Após o anúncio oficial em um dos maiores eventos de games do mundo, a maior parte dos espectadores na época esperaram que o projeto não fosse demorar tanto tempo para ter novas atualizações e até mesmo alguns vídeos de sua gameplay até uma data de lançamento ser oficialmente divulgada. No entanto, após 2 anos de sua confirmação e 5 anos após o ínicio de seu desenvolvimento, em 2020, quase nada havia sido divulgado sobre o jogo. Na época, o vice-presidente de relações públicas da Bethesda afirmou que a demora para mostrar mais de Starfield era porque o game ainda não estava pronto para ser mostrado como a empresa desejava, e a espera valeria a pena.
Vale ressaltar que, embora tenha lançado muitos projetos de sucesso durante os últimos anos, agradando boa parcela do público gamer com jogos que se tornaram clássicos apesar de alguns problemas com bugs vez ou outra, a Bethesda não lançava novas franquias a muito tempo, com todos os seus títulos sendo sequências de franquias já existentes. Starfield era a primeira nova marca da empresa em duas décadas, o que torna o projeto ainda mais ambicioso, tendo sido planejado a anos.
Um exclusivo do Xbox
Em 2021, algumas novas informações começaram a sair sobre o jogo, uma delas não tão agradável para os jogadores que usam os consoles da PlayStation. A confirmação que o jogo seria exclusivo do Xbox veio através do Twitter. Aaron Greenberg, gerente geral da marca, respondeu uma postagem que insinuava a possibilidade do jogo também ser lançado para o vídeo game da Sony futuramente, dizendo que Starfield só estaria disponível para os aparelhos de última geração da Microsoft e para PC, sem chance de uma mudança no futuro.
Starfield will be an launching exclusively on Xbox Series X|S and PC on November 11, 2022. Game Pass members can play it day one as well on Xbox & PC. I know we have said this all before and none of that has or will change. pic.twitter.com/CcNBcOKBeg
— Aaron Greenberg 🙅🏼♂️💚U (@aarongreenberg) August 30, 2021
“Starfield será lançado exclusivamente para Xbox Series X|S e PC no dia 11 de novembro de 2022. Assinantes do Game Pass podem jogar no dia do lançamento no Xbox e PC. Eu sei que já tinha dito tudo isso antes e nada disso mudou ou irá mudar”, disse Aaron Greenberg.
Um a outra pessoa disse: “viu, agora você disse ‘lançado exclusivamente’, eles virão dizendo que será lançado em outras plataformas”. Então Greenberg deixou bem claro que não é um exclusivo temporário, “é simplesmente onde o jogo está sendo feito (Xbox)”.
Os jogadores que tem PlayStation 5 não ficaram nada contentes com o anúncio, sabendo que não poderão testar o novo RPG da Bethesda. A notícia não era tão esperada para muitos, já que até então a grande maioria dos lançamentos da desenvolvedora foram disponíveis para a maior parte dos consoles disponíveis no mercado, sejam eles da Sony ou da Microsoft. No entanto, as coisas quase foram diferentes, como revelou Phil Spencer, executivo chefe da Microsoft que revelou que anteriormente, a rival do Xbox tinha conversas para tornar o jogo de ficção cientifica exclusivo do seu console.
Um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos ser exclusivo para Xbox foi uma questão que rendeu conversas até mesmo nos acordos para compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Em declarações a autoridades de fiscalização internacionais, a Sony usou o caso de Starfield como exemplo de que os acordos realizados sobre a disponibilidade de Call of Duty para outros consoles por pelo menos 10 anos, que a Microsoft fez com empresas como Nintendo e Valve, não poderia ser tão confiável pensando a longo prazo, já que a gigante da tecnologia teria motivos para manter alguns produtos como exclusivos de seus consoles.
Já o vice-presidente de comunicação e marketing da Bethesda, Peter Hines, não deixou de se pronunciar sobre a exclusividade de Starfield para Microsoft. O executivo explicou que focar em menos plataformas é mais produtivo para o desenvolvimento de projetos desse porte e que lançar o produto para PlayStation 5 impediria que a empresa cumprisse todas as demandas que o jogo merece. Além disso, ele também lamentou a decepção dos fãs que jogam através do console da Sony.
Skyrim no espaço?
Ainda em 2021, um dos principais nomes da Bethesda, Ashley Cheng, deu uma entrevista ao site internacional The Washinghton Post, em que deu algumas novas informações sobre o que os jogadores poderiam esperar de Starfield, descrevendo o jogo como uma espécie de “simulador de Han Solo”, em uma referência ao personagem de Harrison Ford em Star Wars. Entre as principais falas do executivo, uma das que ficou mais marcada no imaginário do público foi a que ele mencionou que o projeto seria como “Skryim no espaço”. A menção a um dos maiores jogos da última década foi o suficiente para deixar os gamers ainda mais curiosos para o RPG de ficção científica. Nas palavras dele:
“É meio que como Skyrim em termos da estrutura do jogo, em que você vai poder ser quem quiser e há diferentes facções às quais você pode se juntar para criar o próprio caminho”
Para evitar más interpretações e ressaltar o tamanho do game, Matt Booty, o chefe da Xbox Game Studios ressaltou em 2022, mais de um ano após a entrevista de Cheng ao The Washington Post, que Starfield não se tratava apenas de uma versão espacial de Skyrim. Ainda assim, isso não foi suficiente para retirar o apelido que ganhou a cabeça da maior parte dos fãs. De qualquer maneira, ao que tudo indica pelas informações reveladas nos últimos dois anos, que o projeto é consideravelmente mais ambicioso que o quinto game da série The Elder Scrolls, contando com mais de 1000 planetas a serem explorados, diversos modelos de nave, grupos para participar e muito mais.
Mas afinal de contas, qual a história de Starfield?
Em um projeto tão grande como esse, de mundo aberto e com várias possibilidades, é natural que a história que guiará a jornada principal seja uma das principais curiosidades dos possíveis futuros jogadores. Starfield se passa no ano 2330, mais de dois três séculos no futuro. O jogador será um explorador espacial que trabalha para Constelação, um grupo que busca por artefatos raro pela galáxia. Toda a narrativa principal do game terá entre 30 e 40 horas de duração, ultrapassando outros títulos da Bethesda.
Quando o jogo será lançado?
Embora Starfield não tenha ganhado uma data de lançamento oficial por alguns anos, o jogo passou por alguns adiamentos. Em 2022, a expectativa era que o jogo ficasse pronto ainda naquele ano, mas como é possível perceber, isso infelizmente não aconteceu. Após um tempo sem o tão aguardado game, começou a se especular que o projeto finalmente chegaria as lojas no primeiro semestre desse ano. Após mais algum tempo sem uma data exata, o projeto finalmente conseguiu um anúncio oficial de quando seria disponibilizado ao público: 6 de setembro de 2023. O anúncio foi feito em março, através de um vídeo que também revelou algumas informações adicionais sobre o título.
Para deixar a ansiedade ainda maior
No mês de junho, aconteceu a Summer Game Fest, outro evento importante para o mundo dos games que acontece de forma virtual. Starfield também teve seu próprio momento para brilhar e, como esperado, revelou um trailer. O vídeo tem pouco mais de 3 minutos de duração e serve para apresentar as principais atrações que o jogo oferece, revelando alguns trechos de sua gameplay, com mecânicas de exploração e combate, além de mostrar um pouco do vasto mundo criado pela Bethesda.
Ainda em junho, durante o último Xbox Showcase, um dos eventos mais importantes para a gigante do mundo dos games revelar novas atualizações sobre seus projetos, Starfield ganhou um destaque especial. Como era de se esperar, a Bethesda separou alguns minutos da apresentação para falar um pouco sobre seu lançamento mais ambicioso dos últimos anos. A desenvolvedora lançou um vídeo de 40 minutos em que reuniu diversas informações importantes e deixou os fãs darem uma breve olhada em alguns trechos da gameplay do jogo.
Quais os requisitos mínimos de Starfield?
Um lançamento desse porte, na maior parte dos casos, exige um computador potente para rodar, com a maior parte dos gamers que não jogam através dos consoles aguardando ansiosamente para saber se seus dispositivos atuais irão suportar as exigências de um título como esse. Com o lançamento próximo, os requisitos mínimos e os recomendados já foram divulgados e os interessados no game podem conferir se precisaram fazer alguma atualização em seus PCs para aproveitar Starfield.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 10
- Processador: AMD Ryzen 5 2600X, Intel Core i7-6800K
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: AMD Radeon RX 5700, NVIDIA GeForce 1070 Ti
- DirectX: Versão 12
- Rede: Conexão de internet banda larga
- Armazenamento: 125 GB de espaço disponível
- Outras observações: SSD Necessário
Requisitos Recomendados:
- SO: Windows 10/11
- Processador: AMD Ryzen 5 3600X, Intel i5-10600K
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: AMD Radeon RX 6800 XT, NVIDIA GeForce RTX 2080
- DirectX: Versão 12
- Rede: Conexão de internet banda larga
- Armazenamento: 125 GB de espaço disponível
- Outras observações: SSD Necessário
Quanto irá custar?
Por fim, mas sem dúvidas, não menos importante, muitos fãs podem estar se perguntando qual será o preço de Starfield em seu lançamento. Como é de se imaginar, comparando com outros títulos lançados no Brasil, o valor inicial para adquirir o novo RPG de ficção científica da Bethesda não será nada barato. O jogo já pode ser adquirido na pré-venda em formato digital através da Steam e da própria loja oficial da Xbox. Além da versão padrão do game, também é possível reservar uma Edição Premium, com alguns detalhes adicionais, inclusive acesso antecipado, mas por um valor maior.
Steam:
- Versão Padrão: R$ 299,00
- Edição de Luxo: R$ 429,00
Xbox Series X e S:
- Versão Padrão: R$ 349,95
- Edição de Luxo: R$ 499,95