Campeonato mundial de Rainbow Six Siege faz sátira com a fala de Ana Moser sobre esports
Divulgado pela Ubisoft, o vídeo de divulgação do Six Invitational 2023, campeonato mundial de Rainbow Six Siege, fez uma sátira com a fala da ministra do Esporte, Ana Moser, sobre esports. No mês passado, a ex-jogadora de vôlei afirmou não considerar esports como “esportes de verdade” e que, por isso, não investirá nesse segmento. Ela comparou o treino de atletas de esportes eletrônicos ao da cantora Ivete Sangalo e declarou ainda que as competições fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música.
O Six Invitational 2023 será disputado desta terça-feira ao dia 19, em Montreal, no Canadá, com 20 times participantes, incluindo os brasileiros w7m esports, Team Liquid, FaZe Clan e Los + oNe.
No vídeo de divulgação, o diretor de um cartório, interpretado pelo narrador Alexandre “Alezudo”, recebe pedidos de diversas atividades para serem reconhecidas como esportes. Ele acaba aprovando e reconhecendo como esportes skate de dedo, liga nacional de dançarinos de TikTok, corrida de saco e duelo de polegar. Contudo, ao receber o pedido de aprovação de esporte eletrônico como esporte, ele faz uma série de questionamentos. Aí, imagens de edições passados do Rainbow Six começam a tomar tela de modo que o diretor perde espaço.
— Quem toma decisões aqui sou eu — reclama o personagem interpretado pelo narrador.
Na sequência, aparece a mensagem:
— Uma competição que fala por si só.
Confira o vídeo abaixo:
A declaração de Ana Moser sobre os esports gerou polêmica e incitou inúmeros debates nas redes sociais, com nomes importantes no cenário vindo a público para se pronunciar. Um dos principais streamers do Brasil, Casimiro Miguel deu sua opinião, afirmando que o comentário dela é grosseiro, grotesco e arcaico. Segundo ele, a ministra pode ter sua opinião, mas não deve desconhecer ou minimizar o mercado. Ao justificar sua posição, diz Casimiro, a ex-jogadora de vólei revelou desconhecer o que são os esports de fato.
Ela recebeu uma enxurrada de críticas e, em resposta a usuários no Twitter, declarou ter uma posição de ação intersetorial no mercado de esportes eletrônicos.
O streamer Gustavo “Baiano” compartilhou, marcando o @ de Ana Moser, uma reportagem do Globo Esporte, que mostra que a França anunciou a criação de um visto especial para atletas estrangeiros de esports. Desse modo, jogadores que já são profissionais estrangeiros terão mais facilidade para atuar na França caso sejam contratados por equipes do país. Amélia Oudéa-Castéra, Ministra dos Esportes, anunciou a publicação de uma instrução interministerial, que permite a utilização do passaporte de talentos para desportistas de alto nível, auxiliando a contratação de estrangeiros por parte de times franceses.
“Se você leu a matéria para além da chamada, pode ver que são medidas interministeriais. Qual o sentido de usar o Ministério do Esporte como protagonismo nesse tema? Qual a questão de sedentarismo e saúde pública que a França tem para resolver? E no Brasil, qual a prioridade? ”, disse a ex-jogadora de vôlei em resposta.