Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

Aproveitando que a Sony Interactive Entertainment e o Santa Monica Studios publicaram um novo vídeo promocional de God of War Ragnarök, recontando toda a história de Kratos e Atreus em God of War (2018) em formato de poema, resolvi fazer uma matéria com algumas curiosidades sobre Atreus, que, apesar de ter sido recebido com um pouco de hesitação, foi ganhando amor do público aos poucos. Hoje, ele é visto como essencial na trama da parte nórdica de God of War. Veja curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)! 

Atreus quase foi cortado 

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

No início do desenvolvimento, a Sony não queria que Atreus estivesse no jogo por causa dos desafios de produção e de despesas financeiras. Além disso, muitos alegaram que isso prejudicaria a qualidade e poderia tornar o game uma missão de escolta.

Segundo o diretor, Cory Barlog, o jogo poderia ter funcionado sem o personagem, mas acontece que ele tem um papel essencial no crescimento de Kratos e também, no entendimento do nórdico antigo. Além disso, a inserção de Atreus dava aos desenvolvedores, oportunidades significativas de gameplay e de contação de histórias, que poderiam não ser possíveis sem ele. Rafael Grassetti, diretor de arte de God of War, afirmou que o personagem foi trazido para a história para humanizar e mostrar um lado mais emocional de Kratos, além de tentar explicar o que está se passando na cabeça dele. 

Diante da defesa feita em prol de Atrus, a Sony acabou dando carta branca para que o filho de Kratos estivesse presente.

Quando God of War foi anunciado na E3 de 2016, houve comparações com The Last of Us. Barlog não ficou chateado. Na verdade, ele gostou e afirmou que o game da Naughty Dog foi usado como exemplo para mostrar à equipe como trabalhar com um companheiro sem tornar o jogo uma missão de escolta – uma das preocupações da Sony.

Nome 

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

Antes do lançamento de God of War, por algum motivo, muita gente achava que Atreus se chamaria Charlie. A equipe achou os rumores engraçados e acabou dando o nome de Chaurli à tartarua gigante de Freya.

Na história, Kratos afirma que Atreus, concebido entre ele e uma gigante nativa de Jötunheim, Laufey – chamada também de Faye -, recebeu esse nome em homenagem a um soldado espartano que morreu para salvar a vida de seus companheiros. Esse personagem foi uma criação original para este universo, já que o Atreu da mitologia foi o rei de Micenas, pai de Agamenon e Menelau. 

Loki

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

No final de God of War, ficamos sabendo que Atreus é nomeado Loki por sua mãe. Não, não foi puro fanservice. Ao longo do jogo, temos várias pistas que levaram a essa revelação. O personagem de God of War compartilha inúmeras semelhanças com o deus da trapaça como o fato de Atreus ser parte Jötunn, parte deus e não pertencer nem aos Aesir ou Vanir. Ele também causa a morte de Baldur com um fragmento de flecha de visco. Loki, na mitologia, causa a morte de Baldur dando ao deus cedo Höðr uma flecha de visco, e depois, fazendo-o atirar em Baldur. Abas as mães são chamadas Laufey e no mural de Jötunheim, o nome de Kratos é escrito como Fárbauti (ᚠᚨᚱᛒᚨᚢᛏᛁ), que é o nome do pai de Loki na mitologia.

Por que Kratos chama Atreus de “garoto”?

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

Durante o jogo, Kratos chama Atreus de “garoto” durante a maior parte do tempo. Isso acontece porque o nome de Atreus demorou a ser decidido e para não atrasar o desenvolvimento do jogo, o diretor fez com que o ator de Kratos abordasse o filho como “garoto”.

Barlog se baseou em seu relacionamento com o próprio filho

Curiosidades sobre Atreus em God of War (2018)

O nascimento do filho de Barlog influenciou na criação da relação entre Kratos e Atreus. De acordo com o diretor, esse evento foi tremendamente transformador em sua vida e o fez pensar sobre como é difícil ser responsável por uma outra vida. O peso da responsabilidade de criar um outro ser-humano faz crescer um instinto de proteger e de querer evitar que os erros do passado sejam cometidos sobre eles. 

 

God of War Ragnarok será lançado no dia 9 de novembro. Por que não clica aqui e confere jogos de mitologia nórdica para jogar enquanto espera pelo lançamento do jogo?

 

Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke