Lançado em 2004 para PC, PlayStation 2 e Xbox, GTA San Andreas é um dos maiores sucessos do mundo dos games, mas você sabia que, inicialmente, o jogo seria feito com diferentes protagonistas? Ou que o ator que deu voz a CJ nunca havia dublado antes? Confira, abaixo, algumas curiosidades sobre GTA San Andreas.
1 – Ator de CJ nunca havia dublado antes
O ator Chris Bellard, que interpreta CJ, nunca havia dublado. Sua escolha para dar voz ao personagem aconteceu após um funcionário da Rockstar ouvir sua voz por telefone e achar que ele tinha tudo a ver com o protagonista do game. Daí, esse funcionário o indicou para ser o dublador do personagem.
Porém, Chris Bellard claramente tem problemas sérios com a Rockstar. Recentemente, depois postar uma captura de tela de um artigo sugerindo que CJ poderia estar retornando para GTA VI, Bellard afirmou que não tem intenção de retornar à franquia. “Acabando com os rumores! Não estou envolvido no GTA VI. F*da-se a Rockstargames … CJ terá que ser dublado por outro, mas não por mim”, disse ele. Nunca ficou claro qual é o problema entre ele e a empresa.
2 – Diferentes protagonistas em GTA San Andreas
Os desenvolvedores pretendiam fazer GTA San Andreas com múltiplos protagonistas – como acontece em GTA 5. No entanto, tiveram que abandonar a ideia por causa de limitações técnicas, já que os computadores e consoles da época não conseguiriam rodar tantos personagens principais.
3 – A polêmica do Hot Coffee
Eu sei que vocês gostam de uma polêmica, então, vamos lá. Em 2005, o mod Hot Coffee desbloqueou cenas interativas de sexo escondidas nas linhas de programação do GTA: San Andreas. Sem esse desbloqueio, CJ é chamado por uma mulher para tomar café quente na casa dela e apesar dos sons deixarem claro que uma relação sexual está acontecendo, nada é mostrado. Porém, com o mod, a cena fica bastante explícita, e o jogador pode até interagir. Isso rendeu bastante barulho.
A Rockstar teve que vir a público se defender e alegou que o conteúdo não estava presente no jogo, que se tratava apenas de um mod – o que deixou os fãs enfurecidos, já que a empresa estava basicamente colocando a culpa neles. Mas, logo em seguida, jogadores descobriram que havia como desbloquear o minigame nas versões de PS2 e de Xbox, o que confirmou que o conteúdo estava sim nas linhas de programação do game, mas apenas bloqueado de ser acessado normalmente.
A senadora Hillary Cliton chegou a propor novas regulamentações para a venda de jogos eletrônicos, e a Entertainment Software Rating Board mudou a classificação de “Mature” para “Adults Only 18+”, obrigando a Rockstar e a Take-Two a recolher todos os jogos das lojas no EUA para trocar a classificação indicativa na capa. Quem já tinha o jogo teve que trocar por uma versão nova.
Teoricamente, os dados do Hot Coffee não estão mais presente no jogo. No entanto, em 2021, Vadim M., um dataminer, ao vasculharn os dados da resmaterização recém-lançada, encontrou informações relacionadas ao polêmico minigame, mas algo foi desabilitado para que o modo não seja ativado por nenhum usuário.
4 – Mapa gigante
O mapa gigante foi algo inovador para a época. As três cidades enormes tem cada uma suas características. A ambientação é aberta e livre e permite ao jogador interagir e se locomover, podendo passar horas fazendo várias coisas sem precisar seguir a história.
5 – Body Harvest do Nintendo 64
Uma das missões de San Andreas se chama Body Harvest por causa do clássico game do Nintendo 64 lançado em 1998. Alguns membros da equipe de GTA haviam participado do desenvolvimento de Body Haverst, onde é preciso pilotar uma grande colheitadeira, como na missão.
6 – Easter egg de GTA San Andreas
No topo de uma das torres da Gant Bridge, ponte localizada em San Fierro, há uma placa em que está escrito ”There are no Easter Eggs up here. Go away” (“Nenhum easter egg por aqui. Vá embora”). É uma brincadeirinha para aqueles jogadores que adoram caçar Easter Eggs nos games.
7 – A volta de Claude
Claude foi protagonista de GTA III, e ele pode ser visto em GTA: San Andreas participando de uma corrida ilegal.