Curiosidades sobre Mortal Kombat

Criada pela Midway Games em 1992, Mortal Kombat é uma das franquias de jogos mais lendárias de todos os tempos. Quando foi lançado, o primeiro jogo da série chamou bastante atenção pelos seus temas controversos, que geraram debates acalorados sobra a violência dos jogos.

E hoje, quase 30 anos depois, a franquia Mortal Kombat ainda se mantém entre os principais jogos de luta do mercado, graças às suas mecânicas de luta elaboradas e personagens queridos. Mas a sua história é cheia de fatos interessantes e hoje vamos conhecer algumas curiosidades sobre Mortal Kombat.

Veja 8 curiosidades sobre Mortal Kombat

1. O time original tinha apenas quatro pessoas

Em 1991 a Midway Games, desenvolvedora a publicadora do jogo, procurou os jovens Ed Boon e John Tobias para criar um jogo que competiria com Street Fighter II da Capcom. O desenvolvimento do jogo, que teve um prazo de apenas 10 meses, contou com um time pequeno. Ed Boon foi o programador, John Tobias e John Vogel fizeram as artes e o visual design, e Dan Forden foi o designer de som.

Além de criar as artes que marcariam a franquia para sempre, Tobias também foi quem escreveu a história que daria origem a toda a mitologia de Mortal Kombat que temos hoje.

2. Johnny Cage foi baseado em Jean-Claude Van Damme

Van Damme é um nome sempre citado quando se fala em curiosidades sobre Mortal Kombat. Isso porque, de acordo com John Tobias, a ideia inicial do jogo surgiu quando os produtores de Soldado Universal procuraram a Midway para criar um jogo baseado no filme. Mas a desenvolvedora preferiu tentar licenciar o seu jogo com Jean-Claude Van Damme por conta própria, desenvolvendo um jogo de luta nos moldes de O Grande Dragão Branco.

As ideias de adaptar filmes de Van Damme foram descartadas, mas uma referência ao ator foi mantida no jogo. O personagem Johnny Cage teve a sua aparência, história e personalidade baseadas em Van Damme. E não apenas isso, mas o seu nome também tem as mesmas iniciais do nome do ator.

3. Mais inspirações no cinema

E esse não foi o único personagem baseado em cinema. O filme de John Carpenter Os Aventureiros do Bairro Proibido também serviu de inspiração para a criação dos lutadores Raiden e Shang Tsung. Enquanto Shang Tsung lembra muito o feiticeiro mal do filme, Lo Pan, Raiden foi baseado no visual do trio de assassinos “As Três Tempestades”.

Segundo John Tobias, eles fizeram essas homenagens porque o filme o jogo eram “uma espécie de mashup entre um mundo oriental mitológico e um mundo ocidental baseado mais na realidade”.

4. Inicialmente, a ideia não era criar um jogo violento

Blood Code Mortal Kombat

Uma das principais marcas de Mortal Kombat é a sua violência, mas surpreendentemente, o jogo não nasceu com intenção de ser violento. Segundo Ed Boon, essa foi uma ideia que foi surgindo gradualmente durante o desenvolvimento do jogo. E, no fim, nós tivemos um jogo que causou muita controvérsia justamente por esse aspecto, sendo responsável até mesmo pelo surgimento do sistema de classificação indicativa ESRB nos EUA.

5. O jogo levou seis meses para ganhar um nome

Hoje Mortal Kombat é um dos nomes mais famosos do mundo dos videogames. Mas uma das curiosidades sobre Mortal Kombat é que foram seis meses até os seus criadores encontrarem um título ideal. Entre as ideias estavam os nomes “Dragon Attack,” “Fatality,” “Death Blow” e “Kumite”.

Foi Steve Richie, um amigo de Ed Boon, que surgiu com a ideia de Mortal Kombat depois de ter visto a palavra “Kombat” na prancheta de Boon enquanto visitava o seu escritório.

6.  Mortal Kombat ganhou vários elementos baseados em rumores

A ideia para criação dos Animalities em Mortal Kombat III surgiu como uma resposta aos rumores criados por fãs afirmando que, em Mortal Kombat II, Scorpion poderia se transformar em um escorpião de verdade em seu Fatality. Esse rumor certamente veio do fato de um dos Fatalities de Liu Kang transformar o lutador em um dragão que incinera os seus oponentes.

Além dos Animalities, Mortal Kombat também recebeu personagens que surgiram com base em rumores. Entre eles temos Ermac, que foi inspirado em um termo encontrado em um menu secreto do primeiro jogo, Scarlet que supostamente apareceria em Mortal Kombat II e Rain que surgiu através de rumores espalhados de forma intencional.

7. Dos jogos para outras mídias

O cinema tem uma presença muito forte quando se fala em curiosidades sobre Mortal Kombat. Nascido como um jogo baseado em filme, Mortal Kombat ganhou os seus próprios filmes: Mortal Kombat e Mortal Kombat 2: A Aniquilação. Além desses, há um outro filme de Mortal Kombat em desenvolvimento, com lançamento previsto para 2021.

Além dos filmes, Mortal Kombat também ganhou outras adaptações como a animação chamada Defenders of the Realm, uma série de TV live-action chamada Conquest, um filme animado chamado The Journey Begins, o curta Rebirth e uma web série chamada Legacy.

8. Dos filmes de terror para Mortal Kombat

Após o reboot em 2011, Mortal Kombat começou a ganhar aparições de personagens de outras séries entre os seus lutadores. Hoje, entre os lutadores que já apareceram na série, temos Freddy Krueger de Hora do Pesadelo, o xenomorfo de Alien, o Predador, o Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica e Jason Voorhees de Sexta-feira 13. Até mesmo personagens de outros gêneros de filmes como o RoboCop e o Exterminador do Futuro são parte da franquia hoje.

Essas foram algumas curiosidades sobre Mortal Kombat! Confira abaixo outros posts com curiosidades para conhecer mais sobre o mundo dos videogames.