Finalmente há muito mais representações LGBTQIA + no mundo dos games! Para muitas pessoas isso pode ser exagero, ou desnecessário, mas para a comunidade LGBTQIA+ é muito importante serem vistos, ouvidos e representados. Aqui vai uma lista de jogos significativos, de alguma forma, e que foram abraçados pela comunidade LGBTQIA+, confira!
Jogos notáveis para a comunidade LGBTQIA+
Life is Strange
Life is Strange pode até dispensar descrições devido a sua popularidade. Em poucas palavras, o jogo se passa em torno da história da estudante de fotografia Max Caulfield, de 18 anos, que descobre que tem a habilidade de voltar o tempo a qualquer momento e deve usar seus poderes para salvar sua cidade de ser destruída por uma tempestade que se aproxima.
Os outros títulos da série, além de falarem sobre poderes sobrenaturais, têm muitas representações de minorias.
The Last of Us
Além de todo o sucesso dos jogos e da série da HBO Max, The Last of Us tem fortes representações queers dentro de sua obra. Vimos uma linda representação do relacionamento de Bill e Frank no terceiro episódio da série. Neil Druckmann já tinha prometido que iria explorar mais a sexualidade de Ellie na sequência The Last of Us Part II e foi o que aconteceu, de uma maneira linda.
The Sims 4
Para quem não sabe, o The Sims foi o primeiro jogo a ter um beijo LGBT, além de interações entre casais do mesmo gênero. Foi um choque, pois na época, o jogo foi apresentado na E3 de 1999. E na versão mais recente do jogo, que saiu em 2014, é possível casar-se, adotar filhos e começar suas próprias famílias LGBTQIA+.
Dream Daddy: A Dad Dating Simulator
Aqui o jogador assume o papel de um pai solteiro, cujo objetivo é conhecer e namorar outros pais considerados atraentes. Convenientemente, você acabou de se mudar para a cidade litorânea de Maple Bay, onde aparentemente todo mundo é um pai solteiro e potencial namorado – de pai professor a pai gótico e até mesmo pai mau. Você pode escolher o seu!
O jogo frequentemente recebe promoções na Steam. Se for do seu interesse, é recomendável adicionar em sua Lista de Desejos.
Stardew Valley
O RPG de vida country aberto, Stardew Valley, se estabeleceu como uma alternativa mais intensa para franquias de simuladores de vida populares como Harvest Moon e Animal Crossing. Além das atividades esperadas, como plantar, criar gado, fabricar produtos e vender produtos, os jogadores também podem namorar — independente do sexo — e se casar e ter filhos.
O jogo não é exatamente abraçado em consenso pela comunidade LGBTQIA+, e divide opiniões com relação a alguns estereótipos encontrados no jogo.
Night in the Woods
Night in the Woods é um jogo de exploração de rolagem lateral que acompanha Mae, que abandonou a faculdade, enquanto ela volta para sua cidade natal, Possum Springs, para descobrir mudanças inesperadas, um amigo de infância desaparecido e um mistério se desenvolvendo na floresta. Muitos dos personagens são LGBTQIA+, incluindo o melhor amigo de Mae, Gregg, e seu namorado Angus, assim como o personagem trans Jackie.
Esta lista contou com a excelente curadoria e descrições da nossa colaboradora Luana Janice.
Mais artigos e notícias que possam te interessar: