O Nintendo DS é um dos consoles que mais venderam em toda a história, ultrapassando a marca de 154 milhões de vendas. O aparelhos deu continuidade para a tradição da Nintendo de dominar o mercado de portáteis, iniciada em 1980 com o lançamento do Game & Watch e consagrada posteriormente com o Game Boy e suas variações.
Com isso, muitos dos jogos mais amados da história da Big N são títulos lançados para o Nintendo DS, que estavam disponíveis para serem jogados em qualquer lugar. E com tanta história em mãos, nós do Clube do Vídeo Game criamos uma lista com alguns dos principais títulos lançados para o maior console portátil da história dos videogames, caso você tenha deixado algum deles passar e deseja tirar a poeira do seu DS.
Nota: A lista está em ordem aleatória
Melhores jogos do Nintendo DS
Okamiden
Sucessor espiritual de Okami, lançado originalmente em 2006 para PlayStation 2, Okamiden é um adorável jogo de aventura inspirado fortemente em lendas japonesas. Protagonizado por Chibiterasu, filhote nascido de Amaterasu (protagonista de Okami), o título traz diversos elementos presentes no jogo original, mas adapta suas mecânicas para os controles touchscreen do Nintendo DS.
Apesar de não ser um grande sucesso comercial, o jogo foi altamente elogiado pelos críticos na época de seu lançamento, em 2010.
Pokémon Diamond & Pearl
A estreia da franquia Pokémon no DS veio em grande estilo, com Diamond e Pearl. Trazendo a região de Sinnoh, uma representação fictícia da ilha japonesa de Hokkaido, sem conexão com nenhuma outra região anterior, os jogos contam com os iniciais Turtwig (tipo Grama), Chimchar (tipo Fogo) e Piplup (tipo Água), que foram melhor recebidos do que os da geração anterior.
O jogo trouxe diversos elementos inéditos para a franquia, utilizando as duas telas do Nintendo DS para aprofundar a experiência dos jogadores, além de aumentar o ciclo de dia e noite apresentado pela primeira vez em Gold e Silver.
Pokémon Heart Gold e Soul Silver
O Nintendo DS foi casa de excelentes jogos da franquia de monstrinhos de bolso, com o lançamento da Quarta Geração (Diamond e Pearl) e Quinta Geração (Black e White) em 2010, mas uma dupla que vale o destaque é Pokémon Heart Gold e Soul Silver. Os remakes da Segunda Geração são considerados até hoje como alguns dos melhores títulos na história da franquia, com os jogadores tendo a liberdade de explorar tanto a região de Johto quanto de Kanto.
Além disso, o jogo traz uma enorme variedade de Pokémon lendários para serem capturados, incluindo Lugia, Ho-Oh, Suicune, Entei, Raikou, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo e muito mais.
Nintendogs
Lançado em 2005, Nintendogs não tem uma premissa revolucionária, mas definitivamente é um dos jogos mais amáveis do Nintendo DS. Como o próprio nome já indica, o título é um simulador onde os jogadores devem cuidar de um cão de estimação, com ações que vão desde alimentar e passear com seu cãozinho, até treiná-lo para concursos.
O jogo é uma evolução clara dos clássicos tamagotchis, bichinhos virtuais que foram febre nos anos 90 e início dos 2000. Para muitos, Nintendogs é a versão definitiva de um simulador de bichinhos, sem ao menos possuir um título similar atualmente.
Animal Crossing: Wild World
Lançado em 2005, Wild World é o segundo título da franquia Animal Crossing, iniciada no Nintendo 64. Focado na simulação social, o game trouxe diversas atualizações em relação ao seu antecessor, incluindo um modo online em que os jogadores poderiam visitar as vilas de seus amigos.
Apesar de ter 18 anos, o título ainda é reconhecido como um dos melhores jogos na história da franquia pelos fãs.
The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
Nenhuma lista de jogos da Nintendo está completa sem um título da franquia The Legend of Zelda, e é claro que a série de Link não poderia faltar aqui. Phantom Hourglass é uma sequência direta de The Wind Waker, lançado em 2002 para GameCube, e traz uma nova aventura para o mesmo Link do jogo anterior, com o estilo gráfico cartunizado, em um Reino de Hyrule completamente inundado.
Assim, podemos navegar por mares e explorar ilhas diversas em um grande mapa de mundo aberto, enquanto buscamos resolver os mistérios que aconteceram após The Wind Waker.
The Legend of Zelda: Spirits Tracks
Lançado em 2009 como uma sequência de Phantom Hourglass, The Legend of Zelda: Spirits Tracks é mais um jogo da franquia que aproveitou ao máximo o Nintendo DS. Mantendo o estilo artístico em cel shading, o jogo traz uma Nova Hyrule e traz uma navegação através de um trem.
Com um uso primoroso da tela sensível ao toque do DS, o título coloca o jogador em uma nova jornada onde Link e a Princesa Zelda viajam pelo mundo para impedir o despertar do Rei Demônio Malladus.
New Super Mario Bros.
Outra franquia que não pode deixar de aparecer em listas sobre a Nintendo é Mario, que sempre está presente nos consoles da desenvolvedora. O Nintendo DS foi o console onde a série de jogos 2D do encanador renasceu, com uma nova roupagem para a gameplay clássica.
Para efeitos de informação, Mario não estrelava um jogo de plataforma 2D desde 1992, em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins. O sucesso foi tamanho que New Super Mario Bros. ultrapassou a marca de 30 milhões de vendas e reviveu o gênero.
Mario Kart DS
Continuando na franquia Mario, o encanador também ganhou um jogo de corrida no portátil. Considerado por muitos como um dos melhores da franquia, Mario Kart DS também é pioneiro por ser o primeiro título a trazer a gameplay online, com jogadores de todo o mundo podendo competir nas mais diversas pistas disponíveis.
Super Mario 64 DS
É claro que a maior franquia da história da Nintendo teria mais jogos entre os principais títulos do console portátil. Lançado como um dos títulos de lançamento do Nintendo DS, Super Mario 64 DS é um remake do clássico de 1996, com gráficos atualizados, além de muito conteúdo inédito para os fãs do jogo original.
Com personagens e colecionáveis inéditos, além de um modo multiplayer e vários minigames novos, o título traz Yoshi como seu primeiro personagem jogável, com Mario, Luigi e Wario disponíveis para serem desbloqueáveis.
Chrono Trigger
Lançado originalmente para o Super Nintendo em 1995, o lendário RPG da Square recebeu uma nova versão para o Nintendo DS em 2008. Além de todo o conteúdo do jogo original e sua versão para o PlayStation 1, os usuários do console portátil receberam diversas outras melhorias em sua versão de Chrono Trigger, incluindo um novo final que ligava o jogo aos eventos de Chrono Cross.
O sucesso do jogo foi tamanho que ele é reconhecido até hoje como o melhor RPG lançado para o Nintendo DS.
Kirby Super Star Ultra
Um dos títulos mais amados da franquia, Kirby Super Star Ultra é um remake melhorado do título lançado para o Super Nintendo. O jogo conta com todo o conteúdo disponível no jogo original, além de quatro modos de jogo inéditos e visuais atualizados para a gameplay e as cutscenes.
O título foi um grande sucesso, sendo o jogo da bolota rosa que mais vendeu desde Kirby's Dream Land, o seu jogo de estreia. Um dos “problemas” de Kirby Super Star Ultra para parte dos jogadores pode ser a falta de dificuldade do título, o que foi a principal crítica em seu lançamento.
E essa foi a nossa lista dos principais jogos da história do Nintendo DS. Vale pontuar que o console ainda recebeu muito mais do que o que foi mostrado aqui, mas estes títulos são alguns dos mais elogiados e amados pelos fãs do console portátil da Big N.
Outros conteúdos que podem te interessar:
13 melhores jogos do Nintendo Switch em 2023
O Sucesso e o Legado de Life is Strange
League of Legends: Conheça os 10 melhores campeões para iniciantes