Eduardo Paes declarou que a cidade reconhece os esports como uma importante modalidade de esporte
Na última quinta-feira (12), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), declarou que a cidade reconhece os esports como uma importante modalide esporte. Ele também anunciou a criação de uma coordenaria para o setor, diretamente ligada ao gabinete do prefeito, para transformar o Rio na “capital mundial dos esports” – palavras dele.
A declaração foi feita em seu Twitter oficial após reunião com representantes do mercado de campeonatos de games. Confira:
Entre outras pessoas, participaram da reunião com o prefeito do Rio: a apresentadora Nyvi Estephan; o narrador Tácio “Schaeppi”; o cofundador da FURIA André Akkari; a dona da Black Dragons, Nicolle “Cherrygumms”; o dirigente da Miners Marcelo Fadul; o CEO da Player1, Leandro Valentim; e os jornalistas Barbara Gutierrez e Chandy Teixeira.
Entenda a polêmica
A polêmica sobre considerar ou não esports como esporte aconteceu depois que a Ministra do Esporte, Ana Moser, declarou em entrevista ao UOL que não considera os esportes eletrônicos como uma modalidade esportiva de verdade e que por isso, não irá investir no segmento. Ela, que é ex-jogadora de vôlei, comparou o treino de atletas de esportes eletrônicos ao da cantora Ivete Sangalo e aifmrou ainda que as competições fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música.
“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte”, disse Ana Moser.
Seu pronunciamento desagradou a comunidade gamer e muitas estrelas dos esports se pronunciaram,como por exemplo, Gaules, o streamer com o canal de esports mais assistido do mundo. Ele afirmou que “a parte boa disso é que a gente nunca precisou e nem vai precisar dessa galera para ficar dizendo se é esporte ou não é. A gente nunca precisou desse pessoal, nem nunca vai precisar”.
Gaules já havia ironizado a fala da ministra em uma publicação no Twitter para divulgar sua live. “A live do entretenimento está ON. E, assim como Ivete, hoje me preparei para dar show!”, escreveu ele.
Nobru, ex-jogador profissional e cofundado do clube de esports Fluxo, postou alguns stories criticando a declaração de Ana Moser.
“Senhora ministra, eu queria falar em nome de todos os atletas de esports, que são muitos, aliás. Esport é um esporte, sim!”, começou ele antes de dar seu posicionamento de que fazer a comparação que ela fez com a Ivete Sangalo é ignorar todo o processo que o atleta tem de preparo físico e mental para disputar uma competição. Segundo Nobru, os games também são entretenimento, é só para mostrar que as pessoas já estão buscando outras coisas além do que os jogos tradicionais podem oferecer.
“A senhora me desculpe, mas eu acho que a diferença está exatamente no seu desconhecimento desse nosso mercado gigantesco, que movimenta milhões e atrai milhares de pessoas”, disse.
Nobru encerrou seus stories lamentando que o Governo Federal não tenha a intenção de investir nos esportes eletrônicos.
Rio de Janeiro recebeu o IEM Major Rio 2022