Como Super Mario Bros. 3 se tornou o cartucho mais caro do NES

Quando se fala em colecionismo, sempre existem aquelas edições raríssimas que são vendidas a preços exorbitantes. E, atualmente, o cartucho mais caro do NES é um do popular jogo Super Mario Bros. 3.

Em 2014 um cartucho dourado do Nintendo World Championships era considerado o mais valioso, sendo vendido no eBay por mais de 100 mil dólares. Entretanto, no ano passado, duas vendas da Heritage Auctions bateram esse recorde.

No início de 2020 a casa de leilões online, que frequentemente trabalha com cópias raras de jogos, vendeu um Super Mario Bros. 3 de NES por 114 mil dólares. Isso porque a cópia estava em sua embalagem original, com um tipo único de aba feito especialmente para expor o jogo em lojas de varejo.

Mas em novembro de 2020 esse recorde foi quebrado novamente, quando a Heritage Auctions vendeu mais uma cópia de Super Mario Bros. 3 de NES, dessa vez por impressionantes 156 mil dólares. Isso fez dele o jogo mais caro já vendido. Mas o que essa cópia de Super Mario Bros. 3 tinha de tão especial?

Um detalhe que faz toda diferença

Super Mario Bros. 3 é um dos jogos mais populares do NES e vendeu 17.28 milhões de cópias em todo o mundo. Entretanto, a cópia que foi a leilão, além de nunca ter sido aberta, tinha ainda um detalhe que a tornava raríssima.

Conforme sua listagem na Heritage Auctions, o cartucho ainda era de uma tiragem inicial que tem a palavra “Bros.” alinhada à esquerda ao invés da direita. Nas impressões posteriores, a palavra foi trocada de lado.

As cópias formatadas dessa forma raramente são encontradas seladas e muitos colecionadores procuram por elas. Segundo o Heritage Auctions, “Quando uma cópia selada aparece, ela ganha um status de premium quando comparada à versão com o ‘Bros. direito’, já que essa versão é consideravelmente mais rara.”

Para muito mais novidades e curiosidades sobre games, continue acompanhando o Clube do Vídeo Game no nosso Grupo no Facebook. Veja também outras listas que postamos aqui no site:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments