Os 100 melhores jogos de PS2 separados por gênero

Os 100 melhores jogos de PS2 separados por gênero

Confira a mais completa lista disponível sobre o console mais popular de todos os tempos: o PlayStation 2. Aqui você confere alguns títulos marcantes, separados por gênero, sendo excelentes dicas para você que busca ideias de jogos de PS2 para jogar.

Devido ao sucesso de nossa lista, adicionamos mais recomendações para você conhecer e recordar mais de 100 grandes clássicos. Confira!

100+ Jogos de PS2

 

Jogos de Ação:

Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas

Um dos maiores sucessos de todos os tempos e certamente um dos mais populares jogos de ps2, a série Grand Theft Auto traz San Andreas como cenário de uma trama violenta e repleta de ação.

God of War

God of War

Um dos maiores ícones do PlayStation tem sua origem neste jogo de PS2. Kratos parte em sua jornada de vingança contra os deuses, sem descansar até que todo o panteão esteja em ruínas.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

A principal franquia do sub-gênero de stealth, Metal Gear, tem seu terceiro título da série principal marcando presença, entre os melhores jogos de PlayStation 2. Certifique-se de jogar o game com o som nas alturas: a trilha musical é incrível!

Devil May Cry

Devil May Cry

Combates alucinantes, uma trama grotesca e personagens bem estilosos. A série Devil May Cry começou com tudo no PlayStation e, até hoje, é sinônimo de jogo de ação de qualidade.

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus

Nenhuma lista de jogos de ps2 estaria completa sem Shadow of The Colossus. Uma das épicas jornadas que marcaram a história do videogame, repleto de inovações no quesito de combate. Contando com uma trama que pode levar aos prantos até mesmo o mais durão dos jogadores.

Prince of Persia: The Sands of Time

Prince of Persia: The Sands of Time

A clássica franquia de plataforma da era dos microcomputadores surge em um formato revolucionário no PlayStation 2. The Sands of Time foi o primeiro grande hit tridimensional da franquia Prince of Persa, e serviu como inspiração para outra grande franquia que viria a existir: Assassin's Creed

Resident Evil 4

Imagem de Resident Evil 4

Em Resident Evil 4, a franquia dá uma guinada notável em direção ao gênero de ação, deixando elementos de horror de sobrevivência para trás. Isso não desagradou fãs e fez com que a série continuasse extremamente popular no segundo console da Sony.

Onimusha: Warlords

Onimusha Warlords': 'It's Resident Evil' x 'Dark Souls' in this survival horror samurai slasher [Video Game Review] - YP | South China Morning Post

Um guerreiro oriental, inúmeras criaturas grotescas, diversas armas e poderes especiais para dizimar seus oponentes. Pensou em Nioh ou Sekiro? Errado, muito antes destes sucessos Onimusha já marcava presença nos consoles, há mais de 20 anos.

The Warriors

Sejamos sinceros. Dificilmente saí algo bom de adaptações dos filmes para os videogames. The Warriors pode ser visto como uma exceção; afinal, o game conta com nada mais nada menos que a Rockstar Games como desenvolvedora – mesma responsável pela série Grand Theft Auto. Um jogo não tão conhecido e que já pode ser considerado uma das pérolas dos jogos de PlayStation 2.

Red Dead Revolver

Red Dead Revolver (Video Game 2004) - IMDb

E já que o assunto é Rockstar Games, como não falar de Red Dead Revolver. A série dispensa descrições e não poderia estar de fora de qualquer lista que mencione bons jogos de Ps2. Sunset Riders que me perdoe, pois este game se tornou referência no quesito de jogos de faroeste.

God Hand

Imagem da gameplay de God Hand

Desenvolvido pela Clover Studio e publicado pela Capcom, God Hand é uma das obras de Shinji Mikami, designer de jogos conhecido por seu trabalho na franquia Resident Evil. O game pode ser definido como um beat'em up 3D, com muita porradaria turbinada pelas Mãos Divinas de Gene, o nosso protagonista, e uma diversidade absurda de ataques e poderes especiais.

Além disso, o jogo traz um humor bastante ácido, que combina com as situações absurdas que vemos em tela. Mas vale pontuar que, por se tratar de um jogo de 2006, ele tem alguns elementos que não são adequados aos tempos atuais.

Jogos de Tiro em primeira pessoa (FPS):

 

Call of Duty 2: Big Red One

Los mejores Call of Duty en PS4, PC, Xbox One, PS3 y Xbox 360 | Hobbyconsolas

 

A série Call of Duty viveu seu tempo de ouro na 6ª gerações de consoles, não passando despercebida com Big Red One. O título chega para bater de frente com outros jogos como Medal of Honor, e não deixa a desejar em nenhum quesito.

Half-Life

Half-Life

Se tem um jogo que se tornou sinônimo de FPS, pegando carona nos clássicos DOOM e Wolfestein 3D, é Half-Life. Uma trama envolvente, muito tiro e um level design impecável fez com que seus desenvolvedores da Valve garantissem posição de destaque na indústria dos videogames.

TimeSplitters 2

TimeSplitters 2

Lembra quando quatro jogadores se reuniam nas locadoras para jogar 007 GoldenEye no Nintendo 64 em tela dividida? TimeSplitters 2 oferece a mesma experiência para jogadores do PlayStation 2 e foi um dos principais motivos de venda para os adaptadores de 4 joysticks.

Medal of Honor: Frontline

Medal of Honor: Frontline

Não dá pra falar de Call of Duty sem falar de Medal of Honor. O sucesso do jogo no primeiro PlayStation é passado ao PlayStation 2 com Medal of Honor: Frontline. Nele, os jogadores são novamente convidados a reviver batalhas históricas no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Killzone

Killzone

Killzone é o início do que seria uma série de grande destaque no gênero FPS. Ao invés de colocar o jogador para reviver algum momento histórico, sua proposta é imaginar conflitos armados em ambiente futurístico e distópico.

Black

Black

Outra pérola dos jogos de ps2 é o jogo Black. Conhecido por sua dificuldade e hiper-realismo, o jogo é um dos mais solicitados quando o assunto é sobre sequência de jogos de videogame. Seu diferencial é o capricho nas físicas envolvidas no jogo: desde a colisão de objetos , efeitos de partículas, até a destrutibilidade do ambiente.

Red Faction II

PC Longplay [300] Red Faction 2 - YouTube

Mais um título futurístico de destaque nos jogos de Playstation 2 é Red Faction II. O modo história bota o jogador em conflitos nanotecnológicos em uma colônia marciana, mas seu grande destaque é o modo multiplayer – diversos modos de jogo estão disponíveis, sendo uma excelente opção para jogar com amigos.

Brothers in Arms: Road to Hill 30

Imagem de Brothers in Arms Road to Hill 30

Um jogo de guerra que não deve nada para Medal of Honor é Brothers in Arms: Road to Hill 30. Nele vemos um grande capricho na inteligência artificial do jogo, tornando-o uma experiência extremamente imersiva à frente de um pequeno pelotão de soldados.

Doom 3

Doom 3

Nenhuma lista de jogos de tiro estaria completa sem DOOM. No PlayStation 2, o terceiro jogo da série é tido como um dos mais violentos e assustadores do gênero. Foi o primeiro jogo da série a não contar com a participação de um de seus idealizadores, John Romero – não sendo obstáculo para o jogo ser muito bem recebido entre os fãs.

Area 51

Antes de Halo, descer bala em criaturas alienígenas já era possível no jogo Area 51. Este game se aproveita de todo imaginário em volta da “base secreta” estadunidense, conseguindo entregar uma boa experiência no quesito combate.

 

Jogos de playstation 2 de Luta:

Tekken 5

The 25 Best 'Tekken' Characters, Ranked

Tekken pode ter sido sempre a terceira opção entre jogos que preferiam Street Fighter ou Mortal Kombat. No PlayStation 2, isso muda com Tekken 5! O jogo possui uma fluidez incrível em seus combates, trazendo personagens ainda mais cativantes e uma série de combos que levariam anos para serem aperfeiçoados.

Mortal Kombat: Shaolin Monks

NewPPSSPP! Mortal Kombat Shaolin Monks Guide2k18 APK للاندرويد تنزيل

A franquia Mortal Kombat não teve terreno tão fértil no PlayStation 2. Títulos como Armaggedon ou Deception até entregam bastante conteúdo para quem é fã da história da série, mas pecam no quesito gameplay. Isso é diferente com Shaolin Monks. Aqui o gênero de luta está mais próximo de um beat em up do que de um jogo clássico 1×1, mesmo assim é uma ótima experiência, principalmente para se jogar com um amigo.

SoulCalibur III

Imagem de SoulCalibur 3

Na ausência de um bom jogo de Samurai Shodown na 6ª geração de consoles, SoulCalibur encontra espaço para se destacar como um dos melhores jogos de combate armado no console da Sony. Extremamente popular até hoje, o jogo é uma das primeiras opções em mente de quem pretende relembrar o console nos dias de hoje.

Este jogo em específico se destaca no PlayStation 2 por trazer o modo Chronicles of the Sword, que adiciona um jogo de tabuleiro e elementos RPG ao combate tradicional, dando mais variedade e profundidade para os jogadores.

Dragon Ball Z: Budokai 3

Dragon Ball não poderia estar de fora desta lista. O mangá que mais vezes fora adaptado aos videogames possui alguns títulos de destaque no PlayStation 2, e Budokai 3 se tornou um clássico. O jogo possui apenas alguns personagens iniciais, mas conta com diversos personagens desbloqueáveis que sempre é muito satisfatório habilitá-los um por um.

Street Fighter Anniversary Collection

Street Fighter Anniversary Collection

Não dá para falar de jogos de luta sem falar de Street Fighter. Embora nenhum jogo da série principal tenha se destacado no PlayStation 2, era possível reviver toda a glória de Street Fighter II em uma coletânea de aniversário.

Marvel vs. Capcom 2

Marvel vs. Capcom 2 - MeriStation

Ah, os crossovers. Estes sim foram grandes sucessos entre os jogos de PlayStation 2. Marvel vs. Capcom 2 aparece como uma das melhores opções para se jogar com amigos. Febre tanto nos fliperamas quando nos consoles.

Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001

Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001

Outro crossover de destaque da Capcom foi este realizado com a SNK. Em Capcom vs. SNK 2: Mark of the Millennium 2001, era novamente possível ter confrontos entre ícones de cada uma destas publishers. É muito emocionante defender seus personagens de sua franquia favorita contra um desafiante da franquia oposta!

Guilty Gear X2

Guilty Gear X2

A Arc System Works são um time de desenvolvedores que vieram para revolucionar o cenário dos jogos de luta, e Guilty Gear X2 é prova disso. Animações fluídas, combates dinâmicos e mecânicas inovadoras fazem com que a franquia mereça espaço entre os clássicos.

Virtua Fighter 4

Информация об игре Virtua Fighter 4: Evolution — igropad.com

O clássico de Arcade da SEGA ainda respirava entre os jogos de PlayStation 2. Virtual Fighter 4 não devia muito a seus concorrentes, e sempre foi uma boa alternativa para quando seus amigos não aguentavam mais perder jogando Tekken.

Def Jam Vendetta

Is the Def Jam Fighting Video Game Coming Back? - XXL

Jogos de Wrestling como WCW e WWE sempre foram divertidos nos videogames. Em Def Jam, a coisa é inovada ao incorporar a cena de Hip Hop nos ringues. Para fãs deste gênero musical, o jogo foi um dos principais motivos para testar o limite do volume das TVs de tubo.

 

Jogos ps2 de RPG:

Shin Megami Tensei III Nocturne

Shin Megami Tensei é uma série que poderia passar despercebida para aqueles que não são exatamente fãs do gênero no PS2. Apenas não ouse perguntar a este redator sobre a trama do jogo, pois aqui temos uma das histórias mais complexas em termos de franquia. Sobre sua gameplay e visual, há poucos precedentes no console, destacando-se principalmente pela inclusão de novos sistemas de batalha, como o Magatama System e o Press Turn System; este último adotado até o quinto jogo da série e diversos spin-offs.

Final Fantasy X

Final Fantasy X - Um dos melhores jogos de playstation 2

A Sony foi a casa de grandes RPGs e mostrou que o PlayStation foi digno de ter recebido Final Fantasy da Squaresoft. O décimo jogo da série marcou época e seu sucesso comercial até rendeu uma sequência direta que não havia sido inicialmente planejada: Final Fantasy X-2.

Kingdom Hearts

Kingdom Hearts' - marcou presença por ser um dos grandes jogos de playstation 2

Os anos 2000 foram quando crossovers estavam em alta e RPGs também. Por quê não juntar os dois? Square Enix e Disney somaram forças para entregar uma experiência única e cativante, até hoje carregando afetuosas memórias de seus fãs sobre o primeiro jogo da série Kindgom Hearts.

Shadow Hearts: Covenant

Shadow Hearts é aquele RPG que, por muitas vezes, pode passar despercebido na memória deste console. O segundo jogo da série traz diversas melhorias com relação a seu antecessor, e até hoje é subestimado no gênero. Vale a pena conhecer!

Dark Cloud 2

Replay Dark Cloud 2 on PS4 next week (update) - Polygon

Quando surgiu, Dark Cloud era tido como The Legend of Zelda para PlayStation 2. Logo, se revelou como um jogo de personalidade própria. Dark Cloud 2 é um carismático RPG de ação com batalhas em tempo real que até pode lembrar um pouco dos “Zeldinhas”, sendo tão cativante a ponto de ganhar um remaster para o PlayStation 4.

Star Ocean: Till the End of Time

RPGs espaciais eram sucesso muito antes de Mass Effect, e Star Ocean é prova disso. Se você gosta de Final Fantasy, de combates contra criaturas extraterrenas, e de visitar planetas hostis, Star Ocean é para você.

Persona 4

Universe Brony ™: Persona - Por qual jogo começar?

Persona se tornou uma série que dispensa descrições. Enraizada nos anos 80 com Megami Tensei, toda bagagem de títulos lançados desde então fez com que Persona 4 se tornasse um marco no gênero. O jogo flerta muito com problemas relacionados ao cotidiano dos próprios jogadores sendo, por muitas vezes, relatado como um jogo terapêutico. Acredite se quiser.

Suikoden V

Quando duas gigantes da indústria se unem em prol de um projeto, não tem como dar errado. Konami e Hudson Soft fizeram com que o gosto amargo do último jogo da série fosse completamente esquecido com Suikoden V. Com personagens extremamente carismáticos, você terá mais um motivo para esperar pelas longas telas de loading.

Tales of Symphonia

Tales of Symphonia Gameplay (2003, Namco) - YouTube

Quando lançado inicialmente para GameCube, fãs de PlayStation 2 só podiam suspirar e torcer por um jogo parecido. Para alegria de sonystas dos anos 2000, o jogo recebeu um port que não deve em nada ao original. Certamente um marco e tanto na franquia Tales.

Xenosaga Episode III: Also sprach Zarathustra

PS2 Longplay [055] Xenosaga Episode III: Also sprach Zarathustra (part 4 of 11) - YouTube

Ficção científica sob ótica da cultura oriental é sempre palco para excelentes tramas. Podemos ver isso no terceiro episódio da série Xenosaga. Por mais que o jogo não consiga trazer inovações de gameplay, a narrativa cativante compensa as horas investidas no game.

Baldur's Gate: Dark Alliance II

Baldur's Gate: Dark Alliance II no Steam

Esta franquia de sucesso no PC aparece de forma bem mais dinâmica no PlayStation 2. Agora se assemelhando mais a um RPG de Ação, Baldur's Gate: Dark Alliance II dá aquele gostinho de jogo tipo Diablo para quem somente tinha um console disponível.

 

Jogos de Esportes:

FIFA 07

São diversos jogos da série FIFA no PlayStation 2 e até daria para destacar o mais recente lançado. No entanto, destacamos o FIFA 07 por conta da série de melhorias apresentadas com relação ao seu antecessor. Fãs de FIFA sabem muito bem que melhorias costumam ser sutis ao longo dos anos, mas FIFA 07 foi simplesmente um fenômeno quando chegou nos estabelecimentos de jogatina daquele ano.

NBA Street V3

NBA Street V3

Fifa Street que nos perdoe, mas NBA Street rouba a cena no quesito de competições esportivas extraoficiais. Alí, a cultura do basquete de rua que é berço de diversos ícones do esporte está muito bem representada. O jogo é um sucesso de crítica, chegando até mesmo a ser preferido entre demais jogos da série profissional.

Tony Hawk's Underground

Why Tony Hawk's Underground Was the Best Tony Hawk Game Ever

Se tem um jogo esportivo que dispensa descrições é Tony Hawk Pro Skater. A série Underground traz boas adições ao jogo no PS2, principalmente no quesito musical. Está aí outro jogo que valia a pena testar o volume máximo da TV de tubo.

MLB 06: The Show
MLB 06: The Show

Baseball pode ainda não ser tão popular no Brasil, mas não é culpa dos jogos eletrônicos. Há ótimos jogos deste esporte no PlayStation 2 e MLB 06: The Show se destaca especialmente no quesito introdutório. A parte de tutorial do game é excelente para quem não conhece o esporte, e pode até mesmo despertar o interesse de quem antes ignorava.

ESPN NFL 2K5

Espn Nfl 2k5 Discount Sales, Save 55% | jlcatj.gob.mx

Falando de um esporte um pouco mais popular por aqui, o futebol americano é um exemplo de jogo que é bem mais interessante de jogar no videogame do que assistir pela televisão. ESPN NFL 2K5 também cumpre um papel introdutório importante para jogadores que não conhecem o esporte muito bem, levando poucos minutos para que você aprenda a fazer seu primeiro touchdown. Daí é só literalmente correr para o abraço.

Hot Shots Golf 3

Cenapop · Hot Shots Golf 3 (PlayStation 2)

Não se desestimule pelo design infantil. Hot Shots Golf 3 é extremamente divertido, tornando o que poderia ser uma monótona experiência em um empolgante progresso. Ao contrário de outros jogos deste esporte onde você normalmente escolheria Tiger Woods, aqui você fará questão de experimentar todos personagens até encontrar aquele que mais te agrade.

NHL 2004

HW Video Game Week: NHL 04 - Hockey Wilderness

Violência em quadra sempre é ruim, mas dentro dos videos games a história é diferente. Em NHL 2004 é possível tirar as luvas e partir para uma trocação honesta contra o oponente, bem como em alguns outros jogos de Hockey. Está aí um jogo que até poderia ter sido listado como “Jogos de Luta”.

SSX Snowboarding

Desde a 5ª geração de consoles, jogos de snowboarding se popularizaram de modo que era inevitável não ter pelo menos um deles em sua biblioteca. SSX Snowboarding aparece no PlayStation 2 oferecendo uma variedade de pistas, manobras e personagens bem legais que podem render boas horas de jogatina

Winning Eleven 8

Não dá para citar FIFA sem citar o antecessor do PES. Winning Eleven 8 é a continuação do legado que jogos de futebol tiveram em consoles da Sony desde Winning Eleven 3 do primeiro PlayStation. No PS2 os jogadores ganharam ainda mais equipes, mais personalidades do esporte, mais possibilidades estratégicas e, claro, muitas melhorias gráficas.

Candidato ao mais bizarro jogo desta lista, Outlaw Volleyball é um jogo para você dar boas risadas com seus amigos enquanto disputam partidas de Volleyball em dupla. Sério, você não vai conseguir ficar sem rir com os personagens desse game que parecem ter sido tirados de uma paródia cinematográfica de baixo orçamento.

Jogos de Corrida:

 

Gran Turismo 4

Gran Turismo 4 - PS2 Gameplay - YouTube

Gran Turismo é a série sinônimo de PlayStation, e vice-versa. Nenhum outro jogo irá te dar a sensação de pilotar um Mitsubishi Lancer Evolution com tanta emoção competitiva além deste. Este é um dos quatro únicos jogos de ps2 capazes de oferecer saída Full HD 1080i nativamente. Os outros três jogos capazes da mesma façanha são NHL 2004, já mencionado nesta lista, Tourist Trophy e Valkyrie Profile 2.

Burnout 3: Takedown
Burnout 3 Takedown

 

Com uma trilha musical empolgante, cenários detalhados e modos de jogo exclusivos, dá pra dizer com tranquilidade que Burnout 3 é o melhor jogo da trilogia inicial. Com destaque para músicas licenciadas de bandas de sucesso como Yellowcard, My Chemical Romance, Rise Against e Franz Ferdinand.

Need for Speed: Underground 2

Jogos de ps2 - Need for Speed: Underground 2

Se tem Gran Turismo, tem que ter Need for Speed. A série Underground tem seu foco em corridas de rua que dão aquele aspecto de estar jogando o filme Velozes e Furiosos, isso antes do filme sequer ser uma franquia de sucesso.

Midnight Club 3: DUB Edition

Midnight Club 3: DUB Edition Remix PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Pensou em jogos de PS2? Então você pensou em Midnight Club 3. Dificilmente outro jogos deste console terá gráficos tão realistas, com cenários urbanos repleto de detalhes. Um “simulador de racha” sem igual, contando com uma polida mecânica de colisão.

Twisted Metal Black

Imagem de Twisted Metal Black

Ok, Twisted Metal Black está mais para um jogo de combate automotivo do que para um jogo de corrida propriamente dito. Mas não tem como pensar em competições sob rodas sem ter Twisted Metal em mente. Escolha seu personagem e seu respectivo veículo, selecione suas armas, colete power ups e pronto: agora é só detonar seus adversários.

Outrun 2006: Coast 2 Coast

OutRun 2006: Coast 2 Coast PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Outro clássico de Arcade da SEGA a ser bem representado no PlayStation 2 é Outrun. Em Coast 2 Coast você tem aquele clássico rolê casual contra o tempo, e também contra oponentes, em diversas pistas litorâneas. Não espere por gráficos  caprichados ou grandes desafios no modo principal, este é um game recomendável apenas aos mais nostálgicos amantes do fliperama.

ATV Offroad Fury 2

ATV Offroad Fury 2 PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Jogos de quadriciclos não eram tão populares no primeiro PlayStation. ATV Offroad Fury então surge com dois títulos que merecem destaque entre a biblioteca de jogos de PS2. Em ambos jogos é possível ter disputas offroad por diversas pistas, fazendo diversas manobras e ainda tunando seu veículo no processo.

Downhill Domination

Se você jogou Downhill Domination durante sua juventude, então você certamente já quis pegar sua bike e descer o primeiro barranco depois de assistir à introdução do game. É impressionante o quanto este game consegue reproduzir a adrenalina de competir em alta velocidade sob duas rodas. Sua trilha musical também vale ser destacada, contando com músicas de Slipknot, Black Eyed Peas e até James Brown.

Wipeout Fusion

Estava faltando uma corrida futurística pilotando veículos de tecnologia avançada, né? Não falta mais. Wipeout Fusion traz aquela sensação de pilotar uma mini-nave que parece ter sido inspirada no universo de Star Wars, em corridas de alta velocidade contra adversários. Wipeout Fusion é o quinto título de uma série que remonta aos tempos de MS-DOS, carregando uma imensidão de fãs apaixonados por velocidades extremas.

Ridge Racer V

Todo o charme da série Ridge Racer está contido também em Ridge Racer V no PlayStation 2. Em meio a comparações com Gran Turismo, o jogo consegue se destacar com diversificadas possibilidades de personalizar seu carro, além de contar com músicas exclusivas para o game. Vale mencionar que Ridge Racer V foi um dos primeiros jogos a aparecer no PS2 e pode não agradar aqueles que estão acostumados com gráficos mais polidos vistos nos últimos anos do console.

Jogos de ps2 Aventura:

 

LEGO Star Wars: The Video Game

Lego Star Wars: The Video Game PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Todos jogos da série LEGO mereciam espaço nesta lista e é um sacrilégio destacar apenas um. LEGO Star Wars: The Video Game merece destaque por oferecer uma excelente campanha cooperativa, cativante do início e fim. Por muitos anos este game foi responsável por unir diferentes gerações, onde pais e filhos jogavam juntos compartilhando seus hobbies em comum.

 

Beyond Good & Evil

Ubisoft's Xbox Live Hits Collection coming September 21st - Polygon

Pense em um subestimado jogo de PS2 que nunca recebeu o destaque que merece. Mesmo com o desenvolvimento de uma sequência em andamento, Beyond Good & Evil dificilmente aparece em listas de jogos recomendados neste console. Claro que ele não fica de fora dessa nossa lista, onde recomendamos por ter uma jornada cativante e divertida rumo à salvação do planeta.

Okami

Okami - Considerado um dos melhores jogos de playstation 2

Considerado um dos melhores jogos de ps2, e um dos mais notáveis e bonitos jogos a utilizar a tecnologia de cell shading, Okami é uma pérola da Capcom que enche os olhos de amantes das artes e também dos jogos de exploração em terceira pessoa. O jogo chegou a levar o prêmio de Melhor Jogo do Ano segundo a IGN em 2006, se consagrando como um dos jogos que melhor utilizou a capacidade de hardware do PlayStation 2.

Psychonauts

Em um primeiro olhar você até pensa que Psychonauts é um daqueles jogos de PS2 voltados para crianças, mas está enganado. Psychonauts te leva em uma épica aventura voltada para todas as idades, com diversos trechos que te farão ficar sem fôlego. O game não deve em absolutamente nada para outros jogos de aventura, chegando a receber uma continuação bem elogiada para PlayStation 5.

ICO

 

Quando começamos a discutir jogos como obra de arte, ICO estava no epicentro desta discussão. É difícil olhar para trás na história dos videogames e pegar 10 jogos profundamente belos sem ter este jogo entre eles. Para muitos, pode parecer monótono andar pela vastidão de ICO em busca dos pequenos quebra-cabeças que remontam à trama de um jogo sem diálogo. Para aqueles que se aventuram até o fim, não há arrependimento.

Ratchet & Clank: Up Your Arsenal

Ratchet & Clank Collection' gets August 28th release date, 'Sly Cooper' demo - Polygon

Ratchet & Clank não foi um dos principais jogos na campanha de marketing do PlayStation 5 à toa. Desde o PlayStation 2, os icônicos personagens desta franquia cativam enquanto o level design, o humor dos diálogos, e ação inovadora, são um show à parte. O jogo ainda conta com um dos melhores trocadilhos dos videogames para aqueles que conhecem um pouco da língua inglesa.

 

Jak and Daxter: The Precursor Legacy

PS2 Jak and Daxter games get physical release on PS4 - Polygon

Outro jogo de PlayStation 2 que injustamente passa despercebido pelas listas de recomendações é Jax and Daxter. A Naughty Dog, mesma desenvolvedora de The Last of Us, caprichou bastante no elemento ação deste jogo. Aqui não há espaço para monotonia, e o jogador logo se vê em meio a diferentes cenários para completar uma série de intensos desafios.

Sly Cooper and the Thievius Raccoonus

O cartunesco Sly Cooper and the Thievius Raccoonus é outro jogo que poderia facilmente passar despercebido como um jogo infantil, o que é uma pena. O jogo possui uma gameplay sólida com elementos de stealth e lindos gráficos de cell shading. Não fosse pelo imenso sucesso de Ratchet & Clank ou Psychonauts, o jogo poderia aparecer em mais listas de recomendações neste gênero.

Viewtiful Joe

Viewtiful Joe - PS2 Gameplay [HD] - YouTube

Mais uma pérola da Capcom, Viewtiful Joe é um convite para jogadores experimentarem a clássica jornada heróica em busca da mocinha em apuros, só que de um jeito nunca antes visto. Espere um beat em up pouco monótono, personagens repletos de personalidade e também um toque de humor ácido.

Tomb Raider: Anniversary

Tomb Raider: Anniversary v.1.0 (48900) [GOG] (2007) скачать торрент Лицензия — Торрент Игры — RePack от Xatab

A lista não estaria completa sem qualquer aparição da musa e heroína Lara Croft. Planejado para o 10º aniversário de estreia do primeiro jogo, Tomb Raider: Anniversary é um remake necessário, retratando uma das mais importantes personagens femininas da história dos games com todos os polígonos que ela merece.

 

Jogos de Estratégia/Simulação:

 

Age of Empires II: The Age of Kings

Age of Empires II: The Age of Kings PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Se jogos de estratégia são o que são hoje, parte do mérito se deve a Age of Empires. Não é tarefa fácil portar para consoles um jogo que é otimizado para rodar com teclado e mouse. Ainda assim, Age of Empires II: The Age of Kings consegue oferecer uma jogatina sólida uma vez que o jogador consiga se adaptar ao sistema de atalhos.Mas fica o aviso: para inexperientes no gênero, pode ser um desafio e tanto.

 

Theme Park Roller Coaster

Theme Park Roller Coaster PS2 Gameplay HD (PCSX2) - YouTube

Quase um “simulador de Beto Carrero”, em Theme Park Roller Coaster você tem liberdade para criar um parque de diversões bem como você imagina. Mas não pense que isso é algo fácil. No game você também precisa gerir recursos e se certificar da satisfação dos visitantes, só assim você consegue completar desafios necessários para progredir em seu empreendimento.

 

Metropolismania

Imagem promocional de Metropolismania

Essa é para você que sente falta de um jogo como Sim City no PlayStation 2. Metropolismania oferece uma perspectiva diferente na missão de construir e gerir uma cidade. Aqui o objetivo é menos complexo e envolve completar alguns desafios necessários para aumentar a população da cidade. A cereja do bolo são as side quests, envolvendo situações curiosas onde até mesmo uma iminente invasão alienígena entra em pauta.

Kessen III

Kessen 2」 ~ Full Gameplay Part 01 (Liu Bei) - YouTube

Kessen III seria mais um simulador de batalhas épicas orientais, se não fosse por um diferencial: nele você toma suas decisões dentro do próprio campo de batalha. Mas não confunda-o com um jogo de ação, seu potencial estratégico neste game é o principal fator para determinar seu sucesso.

 

Romance of the Three Kingdoms IX

Nono título de uma clássica série da KOEI, Romance of the Three Kingdoms IX bota o jogador na pele de um imperador com total poder sobre seu território. Aqui, sua gestão de recursos e diplomacia são a chave para o triunfo de seu império.

Front Mission 4

Mesmo com uma pegada de RPG tático, Front Mission 4 possui diversos elementos de jogos clássicos de estratégia, colocando a Square Enix com um título de peso neste gênero.  Poucos combates são tão satisfatórios quanto liderar um esquadrão de mechas contra seus oponentes.

Conflict Zone

Cenapop · Conflict Zone (PlayStation 2)

 

Em 2001 o jogo Conflict Zone imaginou um futuro distópico para 2010 que, felizmente, nunca ocorreu. O que os desenvolvedores deste jogo talvez não imaginassem é que, mesmo depois de 20 anos, este ainda seria um bom jogo de estratégia para jogar no PS2. Publicado pela Ubisoft em seus primórdios, chegou a receber diversas críticas em seu lançamento, mas foi enaltecido pelos entusiastas de estratégia em tempo real.

Dai Senryaku VII

Se você é vidrado em jogos de estratégia com campos hexagonais, então Dai Senryaku VII é para você. Só não espere qualquer tipo de conflito histórico já que o game oferece contextos genéricos onde até é possível escolher entre oito países para defender: Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, Israel ou China.

Heroes of Might and Magic V

Heroes of Might & Magic V battle: Inferno vs Fortress - YouTube

Essa é para você que é mais chegado em temas de fantasia a lá Senhor dos Anéis ou Dungeons and Dragons. Heroes of Might and Magic V aparece no PlayStation 2 como uma adaptação rudimentar da série consagrada no PC. No entanto, é uma excelente alternativa considerando a escassa biblioteca deste gênero no console.

Jogos ps2 de Visual Novel

AVISO: o PlayStation 2 possui diversos jogos deste gênero sem tradução ocidental oficial, que são ótimos objetos de estudo para quem está aprendendo o idioma japonês. No entanto, todos jogos desta lista possuem versões traduzidas para o inglês por fãs disponibilizadas na internet. Fique à vontade para solicitar conosco caso tenha dificuldade de encontrar algum deles.

Guisard Revolution

In-game screen of the game Guisard Revolution - Bokura wa Omoi o Mi ni Matou on Sony Playstation 2

Guisard Revolution possui uma curta história em torno de órfãos com a missão de manter a paz. Em meio a conflitos contra entidades poderosas, uma bonita história de amor acaba se desenrolando.

Da Capo

Geralmente vemos mangás, animes ou livros de sucesso se tornando Visual Novels. Com Da Capo a coisa foi ao contrário: foi uma visual novel de tanto sucesso que chegou a render adaptações para mangás, animes, livros e até programas de rádio! Mesmo com tanto sucesso, o jogo se manteve com lançamento exclusivo no Japão até que, finalmente em 2009, recebeu um port ocidental para PC.

Air

Air Gameplay HD (PS2) – Видео Dailymotion

Air é para você que não gosta de ter perspectiva passiva em visual novels. Aqui, há possíveis distintas tomadas de ações que levam o enredo para cenários alternativos. Em todas as possíveis escolhas, o romance é inevitável.

Higurashi No Naku Koro ni Matsuri

Higurashi no Naku Koro ni Matsuri Gameplay HD 1080p PS2 – Видео Dailymotion

Por mais simples que pareça, Higurashi No Naku Koro ni Matsuri oferece uma profunda trama sob diferentes perspectivas de acordo com a seleção de protagonistas. É o tipo de jogo que estimula o jogador a terminá-lo de diferentes formas, fazendo finais alternativos que são necessários para descobrir outras camadas de sua história.

Shadow of Destiny

Hidden Gems: Shadow of Memories

Para você que achava que visual novels eram sempre aquelas imagens estáticas 2D com o mínimo de interação, se enganou. Shadow of Destiny é uma visual novel 3D que requer a navegação no cenário pelo jogador. Só não espere muita ação além disso: é simplesmente andar e conversar, e tudo bem. Sua história é cativante e consegue fugir dos clichês investigativos.

Umisho

Pautado no humor, Umisho é uma visual novel sobre o cotidiano japonês durante a temporada de verão. Esqueça magia, criaturas fantásticas ou missões secretas para salvar o mundo, Umisho é um jogo feito para te divertir com pequenos diálogos da banalidade cotidiana.

Higurashi no Naku Koro

Ao contrário do jogo anterior, esta é uma visual novel com elementos fantasiosos e sombria. O jogo apresenta múltiplos arcos de história, cada um com diferentes escolhas e caminhos que o jogador pode tomar. Dependendo das escolhas do jogador, a história pode levar a diferentes finais, alguns dos quais são bastante bizarros e perturbadores.

Ar Tonelico: Melody of Elemia

Imagem promocional de Ar Tonelico Melody of Elemia

Com elementos de RPG e até batalhas, Ar Tonelico: Melody of Elemia é a visual novel recomendável para você que busca mais ação em meio às tramas. O jogo apresenta um sistema de romance, no qual o jogador pode escolher entre diferentes opções de diálogo para desenvolver relacionamentos com personagens femininos do jogo.

Ever17: The Out of Infinity

Ever17: Out of Infinity - Fuwanovel

Ever17: The Out of Infinity também vai além de uma visual novel tradicional ao trazer diversos puzzles e mini-games que ajudam a expandir a compreensão sobre sua trama. Ele se passa em um parque de diversões subaquático chamado LeMU, onde um grupo de pessoas fica preso devido a um acidente. Conforme a história se desenrola, os personagens começam a descobrir que há algo mais sinistro acontecendo, e que suas vidas e realidades podem não ser o que parecem.

Jogos de Terror

 

Silent Hill 2

PlayStation 2: descubren mini mapa en Silent Hill 2 luego de 16 años [VIDEO] | DEPOR-PLAY | DEPOR

Um dos maiores plot twists da história dos jogos de horror de sobrevivência te aguarda em Silent Hill 2. Este é aquele jogo indispensável para qualquer um que tenha apego por jogo deste gênero, sendo um marco no PlayStation 2.

Resident Evil Code: Veronica X

Resident Evil Code: Veronica X

Lançado originalmente para o Dreamcast, não demorou muito para que Resident Evil Code: Veronica X entrasse para a biblioteca de jogos de PS2. O jogador controla Claire e seu irmão Chris, que se junta a ela mais tarde no jogo, enquanto lutam contra zumbis e outros monstros mutantes. O jogo apresenta uma mistura de quebra-cabeças, exploração e combate, em um ambiente tenso e assustador. Ou seja, tudo que se espera de um clássico Resident Evil.

Fatal Frame

Você não encontrará o horror, em sua mais pura forma, em qualquer outro jogo de PlayStation 2. Fatal Frame inicia o que viria a ser uma das séries de maior sucesso neste gênero. Ao controlar uma protagonista comum, desprovida de qualquer super habilidade e nenhuma experiência em combate, o jogador encara o sobrenatural com sua única arma: uma câmera fotográfica.

The Suffering

Se tem alguém que não tem nada a perder neste mundo, é alguém condenado à morte. Em The Suffering você controla um prisioneiro que tem muitos motivos a temer além da cadeira elétrica. Três possíveis finais aguardam os jogadores, podendo alternar de acordo com suas decisões morais e também seu comportamento durante o jogatina. No mínimo intrigante, não?

Clock Tower 3

Um thriller quando bem executado tem de tudo para ser um grande sucesso, seja nas telonas ou nos videogames. Clock Tower 3 te coloca novamente na pele de Alyssa, uma jovem que carrega o fardo de ter uma família assombrada por gerações. É o momento do jogador dar um fim a esta perseguição de uma vez por todas!

Haunting Ground

A regra é clara: se o jogo tem um doguinho como companheiro então ele é automaticamente bom. Brincadeiras à parte, em Haunting Ground a mecânica de pet é um excelente diferencial que auxilia a protagonista indefesa a evitar forças sobrenaturais. O jogo ainda possui excelentes gráficos se comparado com outros jogos deste gênero, ajudando a criar uma atmosfera realista e tensa.

ObsCure

Obscure no Steam

Obscure poderia ser apenas mais um filme da sessão da tarde com adolescentes combatendo forças sobrenaturais. No entanto, sua jogatina diferenciada com mecânicas de iluminação tornam sua experiência única. Antes mesmo de Alan Wake usar sua lanterna como principal arma, jogadores de Obscure tinham que se virar para iluminar caminho frente a criaturas das trevas.

Rule of Rose

Rule of Rose é um jogo que se passa na Inglaterra dos anos 1930, onde uma jovem chamada Jennifer é sequestrada por um grupo de órfãs que vivem em um orfanato sombrio e sinistro. O jogo apresenta uma atmosfera surreal e perturbadora, com enigmas e desafios que devem ser resolvidos para progredir na história.

Siren

Siren jogos de ps2

Siren se passa em uma vila rural japonesa, onde os habitantes são transformados em zumbis por uma maldição misteriosa. O jogador controla diversos personagens que devem sobreviver à vila e encontrar uma maneira de quebrar a maldição. Uma das mecânicas interessantes do jogo é a habilidade de “sightjack”, onde o jogador pode ver através dos olhos dos zumbis e monitorar seus movimentos.

Manhunt

Manhunt jogos de playstation 2

Conhecido por sua violência extrema, Manhunt é um jogo de sobrevivência não indicado para aqueles com estômago fraco. Repleto de elementos de stealth, o jogador precisa evitar conflitos e ou solucioná-los de forma extremamente brutal tendo apenas uma coisa em mente: matar para não morrer. O jogo foi banido de uma série de países mas ainda segue com sinal verde no Brasil, então boa jogatina!

Dog's Life

2] Dog's Life PS2 Gameplay HD (PCSX2 v1.7.0) - YouTube

 

Hoje temos jogos bem famosos onde é possível entrar na pele de um animal como um gato, um pato e até um cabrito. Mas saiba que isso já era possível, e de forma bem divertida, com Dog's Life no PS2. Trata-se de um jogo bem divertido onde o jogador precisa cumprir missões e realizar tarefas bem inusitadas que aparecem no cotidiano de um doguinho simpático. Sua premissa é bem simples e divertida, podendo render horas de diversão especialmente para a criançada!

Fahrenheit

Fahrenheit, um dos melhores jogos de PS2

Antes da Sony ser a principal referência em jogos cinematográficos, o PlayStation 2 receberia um jogo que ajudou a sedimentar o caminho para um gênero de sucesso. Fahrenheit oferece a experiência de se sentir em uma história digna das telonas, com um baita capricho em seu enredo e com sequências de ação de tirar o fôlego. A narrativa pode ser complexa para quem jogou na juventude, sendo uma boa opção para quem pretende rejogar atualmente.

 


Esperamos que você tenha curtido nossa lista com os 100 Melhores jogos de PlayStation 2. Fique ligado no Clube do Video Game para mais recomendações e dicas dos seus jogos preferidos!

Fabits
Fabits

Estou aqui para trazer notícias, curiosidades, rumores, matérias interessantes e desinteressantes. Eventuais opiniões expressadas acima são minhas e não necessariamente representam ideais do Clube do Vídeo Game.