Os melhores jogos de RPG da década

Os melhores jogos de RPG da década

A geração de consoles está chegando ao fim e é um bom momento para recordar os melhores jogos da década. Continuando a nossa série, hoje citaremos os melhores RPGs da década (entre 2009 até 2019). Confira os melhores jogos de RPG da década.

Mass Effect (trilogia)

Os melhores jogos de RPG da década

A série Mass Effect foi desenvolvida pela BioWare e tem um dos melhores jogos da sétima geração, chegando a vender cerca de 7 milhões de unidades. Os jogos são de RPG com ficção científica e tem como protagonista Sherpard, um soldado comandante que tem como missão salvar a Via Láctea dos Reapers, uma raça de seres mecânicos.

Na trilogia, o protagonista poderá realizar as missões com até dois membros no seu esquadrão. O primeiro game foi planejado como exclusivo de Xbox 360, mas acabou sendo lançado para PC. Mass Effect 2 foi lançado em 2010 e Mass Effect 3 foi lançado em 2012, concluindo a trilogia.

Fallout: New Vegas

Os melhores jogos de RPG da década

A série Fallout é uma das franquias mais famosas, mas em 2010 era lançado um dos melhores títulos da série, Fallout: New Vegas. O game foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicada pela Bethesda. O New Vegas é um spin-off da série e se passa em um mundo pós-apocalíptico e conta a história da “A Grande Guerra”, que foi causada por devido a um conflito entre os Estados Unidos com a China por causa de recursos naturais.

Dark Souls

Os melhores jogos de RPG da década

Dark Souls é um RPG de ação, sucessor espiritual de Demon's Souls e foi desenvolvido pela From Software. O game foi lançado em 2011 e se passa no reino de Lordran. O jogador pode criar o seu personagem, esse que é um morto-vivo e amaldiçoado, denominado “Chosen Undead”. Dark Souls foi aclamado pela crítica e pelos seus fãs. Uma versão remasterizada foi lançada para os consoles atuais em 2018.

The Elder Scrolls V: Skyrim

Os melhores jogos de RPG da década

O quinto jogo da série The Elder Scrolls foi lançado em 2011. Skyrim se passa duzentos anos após os eventos da crise de Oblivion (The Elder Scrolls IV: Oblivion). Skyrim manteve a jogabilidade tradicional da franquia e tem um mundo aberto bem rico. O jogador assume o papel do último Dovahkiin, que terá que se livrar da província de Skyrim, uma cidade natal que tem um povo chamado de Nords.

Xenoblade Chronicles

Xenoblade Chronicles é o primeiro jogo da série que foi lançada originalmente em 2011 como exclusivo de Nintendo Wii. O game foi desenvolvido pela Monolith Soft e conta a história dos corpos de dois deuses colossais que foram congelados durante um combate. O jogo ganhou uma versão para Nintendo 3DS, portátil da Nintendo e um remake titulado como Xenoblade Chronicles Definitive Edition será lançado em maio de 2020 para Nintendo Switch.

Diablo III

Os melhores jogos de RPG da década

O terceiro game da série Diablo foi lançado em 2008. Diablo III é um jogo de RPG com ação desenvolvido pela Blizzard Entertainment. O game é a continuação do segundo jogo, Diablo II: Lord of Destruction e se passa vinte anos depois dos acontecimentos de Diablo II. Depois de derrotarem o mal, os guerreiros se deparam com um cometa, que cai na terra no mesmo lugar onde o Diablo foi preso. Os guerreiros agora terão que derrotar o novo inimigo. No terceiro game estão disponíveis as seguintes classes: Bárbaro, Feiticeiro, Arcanista, Monge, Caçadora de Demônios, Cruzado e Necromante. A Blizzard anunciou que o quarto jogo está sendo desenvolvido e deve chegar na próxima geração de consoles.

Persona 4 Golden

Os melhores jogos de RPG da década

Persona 4 foi lançado originalmente para PlayStation 2. O jogo foi desenvolvido pela Atlus e é um spin-off de Shin Megami Tensei. O game conta a história de estudantes com mais ou menos 17 anos que devem lidar com os conflitos internos. Persona 4 Golden, uma versão definitiva de Persona 4 foi lançado como exclusivo de PlayStation Vita em 2011. A versão remove alguns recursos da versão de PlayStation 2 e expande a história do jogo, adiciona mais recursos, personagem, personas e roupas. O game também utiliza o recurso de rede sem fio do Vita.

The Witcher 3: Wild Hunt

Os melhores jogos de RPG da década

The Witcher 3 não é só considerado um dos melhores RPGs da década, como também é considerado um dos melhores games da geração! A terceira saga do bruxo Geralt de Rívia conseguiu conquistar centenas de fãs, muitos que não conheciam a série antes do terceiro jogo.
Desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado em 2015, The Witcher 3 se passa em um mundo medieval, onde Geralt tem que partir para uma longa jornada nos Reinos do Norte. A série The Witcher não se resume apenas aos jogos, em 2019 a Netflix lançou a primeira temporada da série The Witcher e a franquia ainda possui diversos livros (que serviu de inspiração para a série e para os jogos).

Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age

Os melhores jogos de RPG da década

Desenvolvido pela Square Enix, Dragon Quest XI foi lançado em 2018 no ocidente. O quinto jogo da série mantém a jogabilidade dos jogos anteriores e adiciona melhorias na exploração do mapa e gráficos. As lutas contra os monstros e chefes ficaram mais atraentes que a versão de Nintendo 3DS. A história do game se passa em Erdrea quando o reino de Dundrasil sofre uma invasão e é destruído por um exército de monstros. Uma versão definitiva foi lançada para Nintendo Switch em 2019.

Persona 5

Os melhores jogos de RPG da década

Sendo o sexto jogo da série Persona, Persona 5 foi lançado em 2017 no ocidente pela Atlus. O quinto jogo conta a história do protagonista chamado Joker que vive em Tóquio e é transferido para a Academia Shujin após ser condenado e ter liberdade condicional. O game acompanha o protagonista em seus conflitos internos, compromissos escolares e descobrindo os poderes de Persona. Em março de 2020 foi lançado Persona 5 Royal, que traz novos personagens, missões e diversos conteúdos adicionais.

E aí, quais são os seus melhores jogos de RPG da década? Confira nossas últimas matérias:

 

Share your love
Letícia Höfke
Letícia Höfke

Sou jornalista, escritora e completamente apaixonada por tudo que envolve o universo geek. Twitter e Instagram: @leticiahofke