A geração de consoles está chegando ao fim e é um bom momento para recordar os melhores jogos da década. Continuando a nossa série, hoje citaremos os melhores RPGs da década (entre 2009 até 2019). Confira os melhores jogos de RPG da década.
Mass Effect (trilogia)
A série Mass Effect foi desenvolvida pela BioWare e tem um dos melhores jogos da sétima geração, chegando a vender cerca de 7 milhões de unidades. Os jogos são de RPG com ficção científica e tem como protagonista Sherpard, um soldado comandante que tem como missão salvar a Via Láctea dos Reapers, uma raça de seres mecânicos.
Na trilogia, o protagonista poderá realizar as missões com até dois membros no seu esquadrão. O primeiro game foi planejado como exclusivo de Xbox 360, mas acabou sendo lançado para PC. Mass Effect 2 foi lançado em 2010 e Mass Effect 3 foi lançado em 2012, concluindo a trilogia.
Fallout: New Vegas
A série Fallout é uma das franquias mais famosas, mas em 2010 era lançado um dos melhores títulos da série, Fallout: New Vegas. O game foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicada pela Bethesda. O New Vegas é um spin-off da série e se passa em um mundo pós-apocalíptico e conta a história da “A Grande Guerra”, que foi causada por devido a um conflito entre os Estados Unidos com a China por causa de recursos naturais.
Dark Souls
Dark Souls é um RPG de ação, sucessor espiritual de Demon’s Souls e foi desenvolvido pela From Software. O game foi lançado em 2011 e se passa no reino de Lordran. O jogador pode criar o seu personagem, esse que é um morto-vivo e amaldiçoado, denominado “Chosen Undead”. Dark Souls foi aclamado pela crítica e pelos seus fãs. Uma versão remasterizada foi lançada para os consoles atuais em 2018.
The Elder Scrolls V: Skyrim
O quinto jogo da série The Elder Scrolls foi lançado em 2011. Skyrim se passa duzentos anos após os eventos da crise de Oblivion (The Elder Scrolls IV: Oblivion). Skyrim manteve a jogabilidade tradicional da franquia e tem um mundo aberto bem rico. O jogador assume o papel do último Dovahkiin, que terá que se livrar da província de Skyrim, uma cidade natal que tem um povo chamado de Nords.
Xenoblade Chronicles
Xenoblade Chronicles é o primeiro jogo da série que foi lançada originalmente em 2011 como exclusivo de Nintendo Wii. O game foi desenvolvido pela Monolith Soft e conta a história dos corpos de dois deuses colossais que foram congelados durante um combate. O jogo ganhou uma versão para Nintendo 3DS, portátil da Nintendo e um remake titulado como Xenoblade Chronicles Definitive Edition será lançado em maio de 2020 para Nintendo Switch.
Diablo III
O terceiro game da série Diablo foi lançado em 2008. Diablo III é um jogo de RPG com ação desenvolvido pela Blizzard Entertainment. O game é a continuação do segundo jogo, Diablo II: Lord of Destruction e se passa vinte anos depois dos acontecimentos de Diablo II. Depois de derrotarem o mal, os guerreiros se deparam com um cometa, que cai na terra no mesmo lugar onde o Diablo foi preso. Os guerreiros agora terão que derrotar o novo inimigo. No terceiro game estão disponíveis as seguintes classes: Bárbaro, Feiticeiro, Arcanista, Monge, Caçadora de Demônios, Cruzado e Necromante. A Blizzard anunciou que o quarto jogo está sendo desenvolvido e deve chegar na próxima geração de consoles.
Persona 4 Golden
Persona 4 foi lançado originalmente para PlayStation 2. O jogo foi desenvolvido pela Atlus e é um spin-off de Shin Megami Tensei. O game conta a história de estudantes com mais ou menos 17 anos que devem lidar com os conflitos internos. Persona 4 Golden, uma versão definitiva de Persona 4 foi lançado como exclusivo de PlayStation Vita em 2011. A versão remove alguns recursos da versão de PlayStation 2 e expande a história do jogo, adiciona mais recursos, personagem, personas e roupas. O game também utiliza o recurso de rede sem fio do Vita.
The Witcher 3: Wild Hunt
The Witcher 3 não é só considerado um dos melhores RPGs da década, como também é considerado um dos melhores games da geração! A terceira saga do bruxo Geralt de Rívia conseguiu conquistar centenas de fãs, muitos que não conheciam a série antes do terceiro jogo.
Desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado em 2015, The Witcher 3 se passa em um mundo medieval, onde Geralt tem que partir para uma longa jornada nos Reinos do Norte. A série The Witcher não se resume apenas aos jogos, em 2019 a Netflix lançou a primeira temporada da série The Witcher e a franquia ainda possui diversos livros (que serviu de inspiração para a série e para os jogos).
Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age
Desenvolvido pela Square Enix, Dragon Quest XI foi lançado em 2018 no ocidente. O quinto jogo da série mantém a jogabilidade dos jogos anteriores e adiciona melhorias na exploração do mapa e gráficos. As lutas contra os monstros e chefes ficaram mais atraentes que a versão de Nintendo 3DS. A história do game se passa em Erdrea quando o reino de Dundrasil sofre uma invasão e é destruído por um exército de monstros. Uma versão definitiva foi lançada para Nintendo Switch em 2019.
Persona 5
Sendo o sexto jogo da série Persona, Persona 5 foi lançado em 2017 no ocidente pela Atlus. O quinto jogo conta a história do protagonista chamado Joker que vive em Tóquio e é transferido para a Academia Shujin após ser condenado e ter liberdade condicional. O game acompanha o protagonista em seus conflitos internos, compromissos escolares e descobrindo os poderes de Persona. Em março de 2020 foi lançado Persona 5 Royal, que traz novos personagens, missões e diversos conteúdos adicionais.
E aí, quais são os seus melhores jogos de RPG da década? Confira nossas últimas matérias:
- Os melhores jogos de Ação e Aventura da década
- Os melhores jogos de PlayStation 3 – Parte 1
- Os melhores jogos da série Final Fantasy
- Os melhores jogos de Resident Evil
- Os melhores jogos de Nintendo Switch que você precisa jogar
- Os melhores jogos de Xbox One que você precisa jogar
- Os melhores jogos de PlayStation 4 que você precisa jogar