melhores jogos de plataforma da década

Os melhores jogos de plataforma da década

Uma nova geração de consoles está chegando e é um bom momento para recordar os melhores jogos da década. Continuando a nossa série, hoje citaremos os melhores jogos de plataforma (entre 2009 até 2019). Confira os melhores jogos de plataforma da década.

Yoshi’s Crafted World

Yoshi’s Crafted World foi o último jogo do Yoshi a ser lançado. O game de plataforma em 3D conta com cenários de papelão e é protagonizado por Yoshi e Poochy. O jogo foi lançado no dia 29 de março de 2019 como exclusivo de Nintendo Switch. Em Yoshi’s Crafted World o jogador assume o papel do Yoshi e o jogo ainda tem dois ângulos opostos, que facilita a exploração.

Katana Zero

Katana Zero foi um dos jogos mais aclamados em 2019. Desenvolvido pela Askiisoft e publicado pela Devolver Digital, Katana Zero é um jogo de plataforma em 2D de ação com estilo Noir. O jogador assume o papel de um assassino que com sua katana, cumpre diversos contratos de assassinatos.
Katana Zero foi lançado no dia 18 de abril de 2019 e está disponível para PC e Nintendo Switch.

Celeste

Celeste é um daqueles games que fica pra sempre quando se é jogado. O game foi desenvolvido por três pessoas: Matt Thorson, Noel Berry e o brasileiro MiniBoss como design. Celeste conta a história de Madeline, uma jovem que cismou em chegar até uma montanha. Durante o gameplay o jogador se depara com diversas dificuldades e desafios. Celeste tem uma mensagem no final muito boa, o game foi lançado no dia 25 de janeiro de 2018 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.

Little Nightmares

Little Nightmares é um jogo de plataforma com puzzles e com elementos de survival horror. O game conta a história de uma criança chamada Six que está presa dentro de um navio. Ao longo da campanha, o jogador precisa resolver puzzles para sair do navio e não ser capturado. Little Nightmares foi lançado no dia 28 de abril de 2017 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Em 2018 ganhou uma versão para Nintendo Switch.

Inside

Inside foi lançado no dia 29 de junho de 2016 para Xbox One, PC, PlayStation 4 e Nintendo Switch (2018). Desenvolvido pela Playdead, Inside é um jogo de plataforma em 2D com puzzles. O jogador controla um menino (na qual não sabemos o nome) que luta para não se morto. O jogador irá precisar resolver puzzles e passar por obstáculos durante toda a campanha. A história de Inside também é uma das coisas mais intrigantes, chegando a ter diversas teorias sobre a mesma.

Limbo

Limbo foi o primeiro game lançado pela desenvolvedora Playdead, mesma empresa de Inside. Limbo tem o mesmo estilo de gameplay do que Inside. O jogador assume o papel de um menino que está procurando a sua irmã que está desaparecida. O menino precisa sobreviver a um mundo hostil e resolver alguns puzzles no caminho. Limbo foi muito aclamado na época e é um dos jogos mais interessantes da geração passada. O game foi lançado no dia 21 de julho para Xbox 360, PlayStation 3, PC e PlayStation Vita. Também foi lançado para PlayStation 4 e Xbox One.

Ori and the Blind Forest

melhores jogos de plataforma da década ori

Ori and the Blind Forest é um jogo de plataforma com estilo metroidvania. O game foi lançado no dia 11 de março de 2015 para Xbox One e PC, em 2019 foi lançado para Nintendo Switch. O game conta a história de Ori, um espírito guardião que precisa atravessar a floresta e enfrentar inimigos. De acordo com a Moon Studios, Ori and the Blind Forest foi inspirado em O Rei Leão, Rayman e Metroid. Em março de 2020 foi lançado Ori and the Will of the Wisps, sequência direta do primeiro game.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

melhores jogos de plataforma da década dk

Donkey Kong Country: Tropical Freeze foi lançado no dia 11 de junho de 2013 como exclusivo de Nintendo Wii U. O game é uma sequência direta de Donkey Kong Country Returns, que foi lançado no Nintendo 3DS. A história de Tropical Freeze se passa depois de Returns, um grupo de animais vikings invadem a ilha do Donkey Kong e DK precisa deter esses inimigos.
Donkey Kong Country: Tropical Freeze também foi lançado para Nintendo Switch em janeiro de 2018.

LittleBigPlanet 3

melhores jogos de plataforma da década little

LittleBigPlanet 3 foi lançado no dia 18 de novembro de 2014 para PlayStation 3 e PlayStation 4. O game foi desenvolvido pela Sumo Digital e é o terceiro game da série LittleBigPlanet. Em LittleBigPlanet 3 o jogador poderá criar fases e customizar os personagens. No dia 12 de novembro de 2020 vai ser lançado Sackboy: A Big Adventure, um jogo standalone do Sackboy, protagonista de LittleBigPlanet.

Super Mario 3D World

melhores jogos de plataforma da década mario

Super Mario 3D World foi lançado no dia 22 de novembro de 2013 como exclusivo de Nintendo Wii U. O game foi muito elogiado pela crítica e pelos jogadores. A história se passa no Reino dos Cogumelos, onde Mario, Luigi, Peach e Toad estão caminhando e verificam que há um cano transparente no reino. Uma criatura sai do cano e diz que é uma princesa, Bowser também sai do cano e captura a princesa e Peach também é sugada pelo cano. Mario então sai em busca da Princesa Peach. Super Mario 3D World ganhará uma versão para Nintendo Switch titulada Super Mario 3D World + Bowser’s Fury e será lançado no dia 12 de fevereiro de 2021.

E aí, quais são os seus melhores jogos de plataforma da década? Confira nossas últimas matérias:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Veja também